Pessoas que tem devaneio excessivo pode piorar os sintomas do TOC?

16 respostas
Pessoas que tem devaneio excessivo pode piorar os sintomas do TOC?
Quando os devaneios tornam-se excessivos é preciso prestar atenção, pois as fantasias podem estar sendo usadas como um mecanismo de escape, sabe-se que este transtorno pode afetar a vida diária da pessoa podendo agravar o TOC, procure um psicólogo.

No toc pensamentos repetitivos são muito comuns, os devaneios podem sim agravar o Toc. O mais indicado é procurar ajuda de um profissional da Psicologia para que seja feita uma avaliação correta.
Não necessariamente. Depende muito de como isso ocorre. Como foi respondido acima, é necessário buscar ajuda profissional. Um bom Psicólogo. De preferência Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta.
Pode, inclusive uma coisa pode alimentar a outra. Pensamentos intrusivos ou dificuldade em desfocar de alguns pensamentos são características comuns no TOC. Mas agende uma consulta com Psicólogo para investigar melhor.
Olá! Obrigado pela pergunta!
O devaneio por si só não intensifica o TOC, na verdade, é o contrário, ou seja, os devaneios podem fazer parte do Transtorno na qualidade de sintoma e se intensificarem ao passo que o núcleo patológico do transtorno seja pressionado.
É difícil fazer qualquer afirmação fora de uma escuta singular. O diagnóstico, suposições, avaliações são realizadas no caso a caso, a partir da singularidade de cada sujeito. É importante que se tenha um trabalho de escuta profissional desse sujeito para que se possa entender a relação do devaneio com os sintomas do TOC.
Olá, no TOC há uma fusão entre pensamentos e realidade, ou seja, o indivíduo acaba levando os seus pensamentos relacionados ao TOC como uma verdade absoluta, e esses devaneios podem agravar o quadro. O indivíduo acaba entrando em um ciclo de pensamento intrusivos, sentimentos desconfortáveis e comportamentos (rituais) para lidar com o transtorno, gerando diversos prejuízos a sua vida. Sugiro que procure ajuda psicológica, a terapia cognitivo comportamental é o tipo de psicoterapia que contém maior efetividade nos tratamentos de TOC. Espero ter ajudado. Um abraço!
Depende do conteúdo e da forma. No toc pensamentos repetitivos são muito comuns e os devaneios podem agravar o TOC. Procure ajuda de um profissional da Psicologia para que seja feita uma avaliação correta. Espero ter ajudado.
Olá, respondendo de forma sucinta: depende. O devaneio em si (sua forma, qualidade) pode ou não agravar os sintomas do TOC. Não há uma regra básica. Porém, se o devaneio se torna excessivo e leva a um quadro de insônia, procrastinação ou outras dificuldades que prejudicam a funcionalidade da pessoa, impedindo sua rotina, então deverá ser considerado como um fator preponderante perante ao sintoma. Sugiro que procure ajuda psicólogica para uma melhor avaliação.
Olá! Esse é o tipo de pergunta cuja resposta só vai te ajudar se for em uma consulta clínica. De nada vai te valer fazer pesquisa no google pois se você tem esse sintoma te incomodando é importante que a equipe profissional que atende saiba para planejar a terapêutica de modo a melhor te auxiliar.
Olá! Depende. Vale ressaltar que, no seu caso, os devaneios excessivos podem gerar a falta de ações espontâneas e concretas no mundo objetivo, incrementando o TOC, ou melhor, ações repetitivas ilusoriamente controladas para tentar conter uma boa dose de ansiedade! Onde não há 'desdobramento', pode haver apenas o 'ensimesmamento' através da recusa em se lançar em qualquer projeto existencial menos prudente, como se diz, medo do risco.
Olá, tudo bem? O TOC envolve basicamente por uma caracterização de comportamentos, "rituais" e pensamentos que são recorrentes no dia da pessoa causando problemas. Na maioria das vezes é necessário algo prévio que motive tais comportamentos, contudo pensando que um indivíduo com "devaneio excessivo" teria um maior período livre então talvez um TOC mais caracterizado por pensamentos, seria piorado nesta situações de "devaneios excessivos". Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
A terapia junguiana pode ser um grande aliado pra poder expressar tais devaneios e concretizar diversas formas de lidar com o TOC. Possuo experiência na área e hoje posso dizer que já acompanhei grandes evoluções com quem possui tal transtorno. Com o acompanhamento psiquiátrico ideal, que posso te encaminhar ao longo das sessões, e junto a psicoterapia, conviver com o TOC será menos desafiador e poderá viver de uma forma com mais qualidade de vida mediante a situações que geram ansiedade!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Ola, como vai?

Pessoas que têm um devaneio excessivo, também conhecido como fantasia excessiva ou fantasia hiperativa, podem experimentar uma piora dos sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) em alguns casos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o devaneio excessivo pode influenciar o TOC:

Aumento da ansiedade: O devaneio excessivo pode envolver pensamentos intrusivos e persistentes sobre situações imaginárias ou fantasias elaboradas. Esses pensamentos podem desencadear ansiedade significativa, especialmente se estiverem relacionados a temas obsessivos comuns no TOC, como preocupações com segurança, contaminação, perfeição ou religião.
Ruminação compulsiva: Pessoas com TOC muitas vezes experimentam ruminação compulsiva, onde ficam presas em pensamentos obsessivos e repetitivos. O devaneio excessivo pode ampliar esse padrão de ruminação, tornando mais difícil para a pessoa interromper os pensamentos intrusivos e encontrar alívio da ansiedade.
Dificuldade em focar na realidade: O devaneio excessivo pode levar a uma desconexão com a realidade presente, tornando mais difícil para a pessoa distinguir entre pensamentos obsessivos e preocupações legítimas. Isso pode intensificar os sintomas do TOC, tornando mais difícil para a pessoa controlar seus pensamentos e comportamentos compulsivos.
Intensificação dos rituais compulsivos: Para algumas pessoas com TOC, os rituais compulsivos são uma forma de aliviar a ansiedade causada por pensamentos obsessivos. O devaneio excessivo pode aumentar a ansiedade subjacente, levando a um aumento na frequência ou intensidade dos rituais compulsivos como uma tentativa de encontrar alívio.
É importante notar que nem todas as pessoas que têm devaneio excessivo desenvolverão TOC, e nem todas as pessoas com TOC experimentarão devaneio excessivo. No entanto, se alguém tem ambos os padrões de pensamento, pode ser útil abordar ambos os aspectos durante o tratamento, seja com terapia cognitivo-comportamental (TCC), medicação ou uma combinação de ambos. A terapia pode ajudar a pessoa a desenvolver estratégias para lidar com os pensamentos obsessivos e compulsões, bem como aprender a controlar o devaneio excessivo e a ansiedade associada a ele. Espero ter ajudado! te desejo um feliz dia!

Olá! Devaneios excessivos podem, de fato, impactar os sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de diversas maneiras. Quando os pensamentos se tornam persistentes e intrusivos, eles podem intensificar a ansiedade e até mesmo desencadear compulsões como um mecanismo para aliviar essa tensão.
É importante explorarmos juntos como esses devaneios se manifestam para você e como podem estar relacionados aos seus sintomas de TOC. O tratamento envolve não apenas o controle dos sintomas compulsivos, mas também o entendimento e a gestão dos padrões de pensamento que contribuem para a sua angústia.

Estou aqui para ajudá-lo a desenvolver estratégias eficazes para lidar com esses desafios. O apoio terapêutico pode oferecer não apenas alívio imediato, mas também ferramentas duradouras para promover uma melhor qualidade de vida. Estamos juntos nessa jornada de compreensão e cuidado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de psicologia online - R$ 120
Pode sim. Neste caso seria importante visitar um especialista. Estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!