Pessoas que possuem pele com rosácea podem utilizar produtos anti-idade à base de ácido retinoico
3
respostas
Pessoas que possuem pele com rosácea podem utilizar produtos anti-idade à base de ácido retinoico e/ou vitamina C?
![Dr. Murilo Calvo Peretti](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/ad1e8a/ad1e8a7465c8b1b28fa4b409e4e19679_small_square.jpg)
Olá, quem tem rosácea em geral tem a pele sensível e avermelhada. Em geral, a pele é seca, mas também pode ser oleosa. A vitamina C não deixa de ser um ácido (ácido ascórbico), e requer cautela. Se sua pele é oleosa, prefira vitamina C em gel; se é mais para seca, dê preferência a outros veículos como os cremes. Quanto ao ácido retinóico, em geral é contraindicado em quem sofre de rosácea, pois pode piorar o ressecamento, avermelhamento e sensibilidade da pele. Para quem é portador dessa doença de pele, outras alternativas de ácidos incluem o ácido azelaico, disponível em gel, creme e espuma. Deve-se dar preferência a filtros solares físicos ou para pele sensível. E quanto a outros tratamentos anti-idade, considere a possibilidade de luz intensa pulsada, que melhora os pequenos vasos da face e ainda estimula o colágeno. Converse com seu dermatologista!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?![](http://platform.docplanner.com/img/general/online-consultations/online-consultation.png?309033880)
![Dra. Juliana Andrade Mendonça Horbilon](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/2761be/2761be094b42cfc6fce704a25dc2a3be_small_square.jpg)
A pele com rosácea requer cuidados específicos e tratamentos adequados. Essa deve ser a primeira linha de abordagem.
Retinoides e derivados em geral devem ser evitados pois podem sensibilizar a pele (podem ser usados em casos selecionados).
Ácido ascórbico (vitamina C) e derivados podem ser usados com cautela e dependerá da tolerância de cada paciente.
Devem ser evitados tônicos e adistringentes, esfoliantes, produtos a base de álcool e mentol
Estou a disposição
Dra Juliana M. Horbilon
Retinoides e derivados em geral devem ser evitados pois podem sensibilizar a pele (podem ser usados em casos selecionados).
Ácido ascórbico (vitamina C) e derivados podem ser usados com cautela e dependerá da tolerância de cada paciente.
Devem ser evitados tônicos e adistringentes, esfoliantes, produtos a base de álcool e mentol
Estou a disposição
Dra Juliana M. Horbilon
![Dra. Isis Oliveira](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/8a09ad/8a09ad66808d6ac5a5697460c5326856_small_square.jpg)
Boa tarde. A Rosacea costuma vir acompanhada de sensibilidade de pele e os produtos com acido retinoico e seus derivados devems er evitados pois são potencialmente irritantes neste caso. Existem outros tipos de ácidos que podem ser usados neste caso sem que induza a piora. A Vit C pode ser utilizada mas alem do principio ativo o veiculo de cada produto deve ser considerado pois este tambem pode ser irritante. Uma consulta e expressamente importante para definir qual o grau da Rosacea e de sensibilidade da pele pois e necessário que o tratamento desta condição seja constante para evitar crises. O tratamento anuidade pode ser perfeitamente combinado com o tratamento da Rosacea. O tipo de protetor e sabonete a ser utilizado tambem deve ser especifico pois eles tambem quando utilizados de maneira incorreta podem desencadear a piora do quadro. Espero que tenha ajudado. Um abraço. Dra. Isis Oliveira
Especialistas
![Pedro Pereira Sales Neto](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/f2d097/f2d0974e21215771aa0e3cef77775541_medium_square.jpg)
![Emanuela Ferreira Biscarde Doria](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/8bb784/8bb784fa96116a447784fe1ba300e3f8_medium_square.jpg)
![Carolina Miranda](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/fc961d/fc961d85b629925b47094497c4524fc0_medium_square.jpg)
![Juliana Vilas Boas de Oliveira](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/cd8be7/cd8be7bcacce2ece67bb5233ff6a8ecf_medium_square.jpg)
![Myrciara Macedo de Alcântara](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/da787c/da787cf579602d88037b87539d2ed79b_medium_square.jpg)
![Thiago Cezar Rocha Azevedo](http://platform.docplanner.com/img/general/doctor/doctor-default-80-80.png?1981952613)
Perguntas relacionadas
- Tenho rosácea, posso continuar trabalhando com agente comunitário de saúde? Saio todos os dias no sol.
- Tenho vermelhidão e inchaço que parecem uma picada de mosquito, sempre no mesmo lugar, e sinto meu rosto quente quando aparece. Geralmente, quando tomo sol ou estou estressada, essa vermelhidão aparece e depois de um tempo some. É um sintoma de rosácea?
- Eu tenho rosácea está me deixando constrangida fico vermelha por qualquer coisa e motivo tem alguma cirurgia que possa ser feita e acaba e cura ?
- Tenho rosácea posso fazer exercícios físicos?
- Tenho rosácea, estou fazendo uso do rozex. Gostaria de saber se posso fazer luz pulsada em conjunto, ouvi dizer que é bom para os vasinhos do rosto. Obrigada!
- Gostaria de saber se o uso contínuo de tamoxifeno piora a rosácea
- tenho rosacea. eu passo o rozex antes ou depois do fator solar?
- estou a mais de um mês com um crise de rosácea inflamatória, porém eu já tomei antibiótico em um período menor que 6 meses, nao queria ter que tomar remédio novamente. Tem algo que possa ser feito sem recorrer ao antibiótico?
- Olá! Faz 40 dias que estou tomando meciclin, meu tratamento é de 2 meses. Porém só agora começou a observar algumas reações, tipo enjôo após tomar o remédio. É normal? Eu imaginava que a reação daria logo no início do uso do remédio
- Comecei agora o tratamento com limeciclina, posso beber nos finais de semana?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 246 perguntas sobre Rosácea
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.