Pessoas que ficam obssessivas voluntariamente por determinados temas,é a obssessão diferente da obssessão

8 respostas
Pessoas que ficam obssessivas voluntariamente por determinados temas,é a obssessão diferente da obssessão do toc?

Por exemplo,eu sou obssecado por alguns temas,todos voluntarios,e um deles é personagen do filme halloween, isso pode tirar da realidade se em excesso? Ser um monstro indestrutivel
A diferença entre a obsessão presente no quadro de TOC foi bem observada pelos meus colegas acima. Acrescentaria somente uma observação: fique atento caso apareça algum prejuízo na sua vida social, familiar ou profissional em função desse teu interesse. Caso note qualquer problema decorrente, então é importante buscar apoio com um profissional da psicologia, mesmo que não se configure o Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As pessoas com TOC tem rituais pq os pensamentos disfuncionais faz com que acreditem que algo ruim podem acontecer, e vem acompanhado de outros sintomas, como a ansiedade por exemplo. Compulsões são comportamentos ou atos mentais que se repetem e o individuo se sente obrigado a fazer, pois não consegue ir de encontro com as regras rígidas que impõe a si mesmo.
Se você se interessa por um assunto e é obcecado como diz, não quer dizer algo, há não ser que venha acompanhado por outros sintomas.
Olá! Me parece que você está preocupado com a possibilidade de perder o controle acerca do que lhe desperta o interesse atualmente. A obsessão do TOC é bem diferente de um "agravamento de interesses". No TOC, a pessoa faz as compulsões (comportamentos) e alimenta as obsessões (pensamentos) por razões sobre as quais não há necessariamente uma autoconsciência a respeito. Em outras palavras, a pessoa com TOC não sabe muito bem a razão pela qual está presa aos pensamentos e às repetições comportamentais. No seu caso, relaxe e deixe seus interesses fluírem. Naturalmente, nossos interesses se diversificam ao longo da vida, no entanto, manter-se interessado por uma temática por longo tempo não é problema algum. Só um alerta: se você estiver tendo prejuízos em alguma área da vida por conta do que você chama 'obsessão', procure auxílio psicológico para entender melhor essa situação. Abraços.
Olá. O que você descreve como uma "obsessão voluntária" parece, de fato, algo como uma grande admiração, no lugar de um ideal. No TOC, os pensamentos são involuntários e causam grande sofrimento ao sujeito.
Ser um monstro indestrutível é um simbolismo muito interessante até porque a obsessão traz consigo a característica de que ela só acabará com a destruição do próprio obsessivo. É uma demonstração para mim, na palavra "indestrutível" de um desejo de não ser destruído e de aprender a viver com suas experiências únicas como sujeito. Sugiro que pesquise um pouco sobre "subjetividade". Tente usar um principio de que se algo obsessivo não está atrapalhando sua vida social e emocional é algo normal e em caso contrário (está te incomodando) procure um profissional psi se estiver disposto a conversar sobre este monstro.
A intensidade e a frequência de alguns pensamentos nossos são diretamente proporcionais aos nossos sentimentos , emoções , valores , gostos. Digo a você , pra não se preocupar . Jamais ter dúvidas ou vergonha de ser uma pessoa intensa e sincera no que acha , percebe e sente . Dias atuais tentam nos colocar em padrões muito cartesianos e normatizados , o que rouba nossas individualidades , nossas essências mais puras e profundas . Continue sendo do " jeito que vc se considera lhe fazer pleno e feliz ". Abraços!!!
O TOC é caracterizado, entre outras coisas, pela falta de controle em certos comportamentos. É por isso que é considerado um transtorno, porque atrapalha vários aspectos da vida da pessoa porque ela não consegue escolher se vai agir daquela forma ou não, mesmo em situações em que isso a prejudique.
Um comportamento só é patológico se ele te atrapalha em outros aspectos importantes da sua vida, como o seu trabalho, a sua vida social, as relações familiares e com amigos, etc. Se esse seu grande interesse por esse personagem não te atrapalha na vida de maneira geral, não há nada de errado no que você está fazendo, mesmo que outras pessoas considerem estranho. Nesse caso, pode continuar com aquilo que te traz prazer sem se preocupar porque não há nada de patológico ou de doença, e muito menos de monstruoso!
Olá, pensamentos do TOC são intrusivos, quanto a pensar de forma constante com personagem de que mais gosta, é importante ver o tempo que gasta com esse pensamento,s se tem outro hobby. pense na possibilidade de fazer uma avaliação com psicólogo. Espero ter ajudado.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.