Pessoas que como eu não conseguem resolver problemas de raciocínio lógico têm algum tipo de transtor

16 respostas
Pessoas que como eu não conseguem resolver problemas de raciocínio lógico têm algum tipo de transtorno ou déficit?
Olá, que interessante a sua pergunta. Seria importante você fazer uma avaliação neuropsicológica com um especialista que vai entender suas queixas e poderá propor uma bateria de testes que vão poder explicar para você se há ou não a possibilidade de um transtorno ou um déficit.

Olá! Espero que você esteja bem!

A dificuldade em resolver problemas de raciocínio lógico pode ser uma característica natural de algumas pessoas, e não necessariamente indica um transtorno ou déficit. As habilidades cognitivas, incluindo o raciocínio lógico, podem variar amplamente de pessoa para pessoa, e cada indivíduo tem suas próprias aptidões e pontos fortes.

Mas, se você sente que isso tem te atrapalhado, causado prejuízos (no trabalho, nos estudos...), talvez seja interessante buscar uma neuropsicóloga, pois essa profissional poderá fazer uma avaliação sua. Uma avaliação neuropsicológica é um procedimento especializado que visa avaliar o funcionamento cognitivo e emocional de uma pessoa, identificando possíveis déficits ou alterações neurológicas que possam afetar seu desempenho em diferentes áreas da vida.

Durante a avaliação neuropsicológica, são aplicados testes padronizados que abrangem várias funções mentais, como memória, atenção, linguagem, habilidades visuoespaciais e habilidades executivas, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente das capacidades cognitivas do indivíduo e auxiliar no diagnóstico e no plano de tratamento, se necessário.

Um forte abraço!
Olá! Desejo que esteja bem!

A dificuldade em resolver problemas de raciocínio lógico não é automaticamente indicativa de um transtorno ou déficit. Existem muitos fatores que podem afetar a capacidade de uma pessoa resolver problemas de lógica, e essas dificuldades podem variar de pessoa para pessoa. Algumas das razões pelas quais alguém pode ter dificuldades com o raciocínio lógico incluem: a) Experiência e exposição: Se alguém não teve muita exposição a problemas de lógica ou não teve a oportunidade de desenvolver essas habilidades, pode ser mais difícil resolver esse tipo de desafio.

b) Formação educacional: Algumas pessoas podem não ter recebido uma educação formal em raciocínio lógico, o que pode afetar sua habilidade de lidar com esse tipo de problema.

c) Estilo de aprendizagem: Cada pessoa tem seu próprio estilo de aprendizado. Algumas podem ter mais facilidade com raciocínio lógico, enquanto outras se destacam em outras áreas.

d) Ansiedade ou estresse: O nervosismo ou a pressão para resolver problemas de lógica podem dificultar o processo de raciocínio.

e) Diferenças cognitivas: A mente humana é diversa, e diferentes pessoas têm habilidades cognitivas distintas. Nem todos têm a mesma facilidade com o pensamento lógico.

No entanto, se você acredita que suas dificuldades em raciocínio lógico estão afetando significativamente sua vida cotidiana ou seu desempenho em diferentes áreas, pode ser útil procurar ajuda profissional.
Fico a disposição caso tenha interesse em agendar um horário para abordarmos essa questão.
Um grande abraço!
OLa, bom dia! muito boa a sua pergunta. NAo podemos generalizar somente por uma dificuldade sua dizermos que voce tem defict. CAda pessoa tem suas dificuldades singulares e nem por isso todo mundo tem um transtorno ou deficit. Seria interessante vc fazer uma avaliação completa com um neurologista, para avaliar com especialista . E também com um psicologo para avaliar as suas necessidades,bem como elaborar estrategias para lidar com suas dificuldades. Espero ter ajudado. SOu a leticia, sou psicologa e me coloco a disposiçao. @leticiafernandespsi
Olá, seja bem-vindo (a) a plataforma, respondendo sua pergunta não podemos dizer que uma pessoa tem um transtorno psicológico sem antes fazer uma avaliação mais precisa, dependendo do critério psiquiátrico pode haver a necessidade de um olhar multiprofissional, com outros especialistas que vão embasar cada quesito de uma sintomatologia, por isso convido você para uma avaliação psicológica.
Olá! Não necessariamente. Dificuldades em raciocínio lógico podem ter diversas causas, como variações individuais ou falta de prática. Se as dificuldades são significativas e impactam a vida diária, buscar avaliação profissional pode ajudar a identificar possíveis transtornos ou necessidades específicas de apoio.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, como meus colegas informaram, uma dificuldade específica não pode ser determinante para o diagnóstico de um déficit. A inteligência do ser humano, segundo pesquisas científicas mais recentes, não se mede por uma habilidade específica. Há fatores genéticos, ambientais e culturais envolvidos nas dificuldades e facilidades em se desenvolver em determinadas atividades. A questão é se essa dificuldade de impede de ter qualidade de vida, se povoa suas preocupações diárias, se atrapalha suas atividades cotidianas. Nesse caso, sugiro que procure a ajuda de um especialista. Boa sorte!
Oi, tudo bem?
Vários fatores podem estar, fazendo com que você tenha essa dificuldade. A avaliação neuropsicológica levantaria quais são esses motivos. Também irá te mostrar quais os caminhos e as estratégias, você pode usar para diminuir essa dificuldade. Espero ter te ajudado de alguma forma e me coloco a sua disposição.
Olá, tudo bem? Muito boa sua pergunta.
A dificuldade em resolver problemas de raciocínio lógico não necessariamente indica um transtorno ou déficit. Mas caso vc sinta a necessidade e tenha prejuízos na sua vida por conta dessa dificuldade, sugiro fazer uma avaliação neuropsicológica com um profissional para investigar o seu perfil do funcionamento cognitivo e identificar se existem alterações.
Abraço!
Olá. Complexa a sua pergunta. Considerando somente essa fator isolado ele não é indicador de déficit ou transtorno, todos nós temos facilidades e dificuldades com alguns aprendizados. Porém, se essa dificuldade vem acompanhada de outras dificuldades mais persistentes e que causam prejuízos, ai sim sugiro que procure um bom terapeuta para ele fazer uma avaliação mais aprofundada.
Olá, boa noite !
Não necessariamente, Dificuldades em resolver problemas de raciocínio lógico podem ocorrer por várias razões, incluindo diferenças individuais no modo de pensar, falta de exposição a esse tipo de raciocínio ou falta de prática.
Transtornos Cognitivos, como a descalculia, podem afetar a habilidade de raciocínio lógico-matemático, mas é importante não pular para conclusões. Se você esta preocupado com suas habilidades cognitivas, posso ajudar, podemos realizar alguns testes.
Conte comigo para auxiliar neste processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Não necessariamente, isto porque o mesmo sintoma pode ter diferentes origens e sentidos a depender da pessoa. Ou seja, em alguns caso pode se tratar de uma questão cognitiva - neste caso, um teste neuropsicológico seria interessante -, porém pode ser origem emocional, como em casos de inibição intelectual, sendo recomendado atendimento clínico (psicoterapia). Uma confluência de fatores emocionais e cognitivos também pode estar presente. Cada caso é um caso, cada sujeito é um, é sempre necessário investigar e pensar com um bom profissional, caso te incomode.
Não necessariamente. O ideal, caso queira investigar mais profundamente, é buscar uma avaliação com neuropsicólogo.
olá como vai?
Não necessariamente. Dificuldades em resolver problemas de raciocínio lógico podem ter diversas origens e não estão necessariamente ligadas a transtornos ou déficits específicos. Algumas pessoas podem ter dificuldades com raciocínio lógico devido a diferenças individuais no funcionamento cognitivo, experiências de aprendizagem, falta de exposição a esse tipo de habilidade, falta de prática ou simplesmente por preferirem outros tipos de atividades.

No entanto, em alguns casos, dificuldades persistentes em resolver problemas de raciocínio lógico podem estar associadas a condições como transtorno do espectro autista (TEA), transtornos específicos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outras condições que afetam o funcionamento cognitivo.

Se você está enfrentando dificuldades significativas em resolver problemas de raciocínio lógico e isso está causando impacto em sua vida cotidiana, é uma boa ideia procurar uma avaliação de um profissional de saúde mental para ajudar a identificar a origem dessas dificuldades e desenvolver estratégias para lidar com elas. Esses profissionais podem oferecer suporte e orientação personalizada para melhorar suas habilidades e superar desafios específicos que você possa enfrentar. Que você tenha um feliz dia!!

Olá, tudo bem?
Não necessariamente essa questão esteja relacionada a algum transtorno, podendo ter outras evidências em relação a isso. Seria importante buscar uma avaliação bem completa que possa te ajudar a encontrar essa resposta.
Fico à disposição. Um abraço!
Bom dia! É normal que cada pessoa tenha áreas de maior ou menor facilidade. Dificuldades em raciocínio lógico não necessariamente indicam um transtorno ou déficit. Pode ser apenas uma questão de prática ou de estilo cognitivo. Se isso estiver causando preocupações ou dificuldades significativas, conversar com um psicólogo pode ajudar a entender melhor e encontrar estratégias para lidar com isso. Espero ter ajudado, fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!