pessoas idosas podem tomar quitosana?

2 respostas
pessoas idosas podem tomar quitosana?
A quitosana é um tipo de fibra extraído da casca de crustáceos. Geralmente é bem tolerada, inclusive por idosos, e costuma não apresentar efeitos colaterais. Entretanto pessoas alérgicas à crustáceos devem evitá-la. As fibras devem ser consumidas longe do horário dos medicamentos, pois em alguns casos podem prejudicar sua absorção e diminuir ou até anular seus efeitos. Junto ao uso de fibras, deve-se aumentar também o consumo de água, caso contrário elas podem causar prisão de ventre.

Toda medicação, mesmo as fitoterápicas, devem ser avaliadas cuidadosamente, pois existem contraindicações absolutas e relativas às mesmas bem como interações com medicações alopáticas. Nos indivíduos idosos, sobretudo, onde existe uma maior prevalência e uma maior quantidade de medicações em uso simultaneamente e também devido às alterações características na fisiologia do sistema digestório nessa faixa etária, o uso de estratégias medicamentosas (alopáticas ou fitoterápicas) para inibição de apetite e/ou promoção da saciedade devem ser considerados com muito critério. O importante é sempre consultar um profissional habilitado para verificar a melhor conduta a ser adotada e não adotar a auto-medicação em hipótese alguma.