Pessoas diagnosticadas com TAB, é necessário ter carteirinha de identificação, como TEA, TDAH etc?

16 respostas
Pessoas diagnosticadas com TAB, é necessário ter carteirinha de identificação, como TEA, TDAH etc?
até onde eu sei a carteirinha não é uma politica nacional ainda. Alguns municipios tem esse recurso para doenças mentais graves para oferecer passe livre, por exemplo.

Olá! Não. Importante lembrar que não há uma exigência universal de carteirinha de identificação para pessoas diagnosticadas com transtorno bipolar (TAB), transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno mental. No entanto, é possível que em algumas localidades ou instituições específicas haja a disponibilidade de cartões ou documentos de identificação para facilitar o acesso a serviços e benefícios, o que não se trata de uma obrigatoriedade.
Olá! Não é necessário.
Olá, ainda não é uma exigência universal. Seria interessante vc se informar se existe algum documento que facilite o acesso e benefícios onde vc mora.
No Brasil, pessoas diagnosticadas com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) não têm a obrigação legal de possuir uma carteirinha de identificação. Embora algumas condições, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), possam ter carteirinhas de identificação disponíveis devido a legislações específicas, isso não se aplica universalmente a todos os transtornos de saúde mental, incluindo o TAB.

No caso do TEA, por exemplo, o autismo pode influenciar significativamente a capacidade de uma pessoa de se comunicar e interagir com os outros, portanto, uma carteirinha de identificação pode ser útil em situações de emergência ou em outras situações onde a pessoa possa ter dificuldade de comunicação.

O objetivo de tais carteirinhas é, muitas vezes, ajudar a facilitar o acesso a direitos e serviços específicos destinados a indivíduos com determinadas condições.

Porém, é sempre importante lembrar que qualquer pessoa com uma condição de saúde mental tem o direito de manter essa informação privada, se assim escolher.
Olá, não é necessário o uso de uma carteirinha de identificação, as carteirinhas de identificação buscam facilitar o manejo das pessoas com determinado transtorno, como no TEA por exemplo. Pessoas com TAB não são obrigadas a possuir tal identificação.
Olá! No Brasil não é obrigatório. Ela busca facilitar o acesso a alguns serviços para pessoas com determinados transtornos, com objetivo de proporcionar mais segurança e autonomia. Você pode se informar no estabelecimento se há algo que auxilie, contudo não é obrigatório.
Não, no caso do Transtorno Bipolar (TAB), não há uma exigência universal para que as pessoas diagnosticadas tenham uma carteirinha de identificação específica, como ocorre com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A necessidade de uma carteirinha de identificação ou algum tipo de documento específico pode variar de acordo com o país, a região ou até mesmo a instituição envolvida.
Este não é um recurso utilizado ainda em território nacional, mas talvez possa ser encontrado em alguns municípios.
Não é de uso, obrigatório. Mas o documento digital facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
No caso do Transtorno Bipolar (TAB), não existe uma exigência universalmente estabelecida de que as pessoas diagnosticadas precisem ter uma carteirinha de identificação específica.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá :)
Não é de uso obrigatório.
Boa tarde. Que interessante a sua pergunta! Em que situações você precisou desta identificação? Estamos a disposição para orientações e ajudá-la em seus questionamentos. Abraços.
olá como vai?
Não, não é necessário ter uma carteirinha de identificação para Transtorno Bipolar (TAB) da mesma forma que é comum para Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

As carteirinhas de identificação, como a carteira de identificação da pessoa com TEA ou do portador de TDAH, são geralmente emitidas por organizações ou instituições que apoiam indivíduos com essas condições. Essas carteirinhas podem ser úteis em situações específicas, como para acesso a serviços específicos, apoio em ambientes públicos ou para informar educadores sobre as necessidades do indivíduo.

No caso do Transtorno Bipolar, não há uma prática generalizada de emissão de carteirinhas de identificação como aquelas para TEA ou TDAH. No entanto, pessoas com TAB podem ter acesso a diferentes formas de suporte e tratamento, incluindo medicamentos, terapia e programas de apoio, dependendo das políticas de saúde e das práticas locais. Te desejo um feliz dia!!!

Olá, até onde estou informado não existe uma política nacional que institui o uso da carteirinha para identificação do TAB.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Não existe um a regulamentação para o uso de carteirinha do TAB, entretanto você pode adicionar a informação na identidade pelo órgão DETRAN. É necessário verificar junto ao órgão regulador de sua região.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!