Pessoas com transtorno bipolar podem ter hiperfoco (interesse estritos)?

20 respostas
Pessoas com transtorno bipolar podem ter hiperfoco (interesse estritos)?
Primeiro, esse diagnóstico de bipolaridade foi fechado pelo médico? Podemos ter alterações de humor que não chegam ao extremo do transtorno. Em relação ao hiperfoco não está nos critérios diagnósticos da bipolaridade. Veja se esse hiperfoco pode te ajudar nos estudos, na sua profissão ou em desenvolver habilidades. Caso seja uma questão para você procure uma avalição psicológica ou terapia.

Olá! Hiperfoco não é uma característica que está listada como critério diagnóstico para o Transtorno Bipolar. É importante ressaltar que, além do diagnóstico, existem características que é da própria pessoa, desenvolvida a partir da sua personalidade, relacionamentos interpessoais e história de vida. Se esses interesses restritos causam algum tipo de prejuízo ou limitação no seu dia-a-dia, vale a pena trabalhá-los em psicoterapia.
Quem tem o diagnóstico de transtorno bipolar costuma ter uma série de transtornos psicológicos ao mesmo tempo (o que chamamos de comborbidade). Um dos diagnósticos que se sobrepõe é o TDAH. O TDAH pode envolver hiperfoco. No entanto, um indivíduo também pode ser diagnosticado com TDAH e não com Transtorno Bipolar. Sugiro que procure um psiquiatra para fazer uma avaliação pormenorizada e indicar tratamento. Em ambas as condições o uso de medicação apropriada é indicada.
Como disse a colega anteriormente, o transtorno bipolar diz respeito a oscilações de humor aos extremos e abruptamente e pode coexistir com momentos de hiperfoco na mesma pessoa.
Um grande abraço!
É possível fazer uma relação das características as quais você entende como essas duas condições em consulta(s) de um processo psicoterapêutico. Ademais, não se preocupe com o que chegou a você com algum tom limitante. Psicoterapia é também nutrir empatia por ser quem se é enquanto é, ao passo em que há o exercício de dissolução de ideias fixas e limitantes. A mente pode ir além do que se pensa ser a mente. Um fato curioso, a psicologia no Oriente é geralmente pensada a partir de 2 características, movimento e cognição. #freemind :) ! Um abraço!
O hiperfoco pode ser considerado como uma característica pessoal (habilidade) que geralmente está presente (mas não necessariamente) em pessoas com TDAH e TEA. Porém, não se trata de uma comorbidade e não está restrito apenas a pessoas que tenham diagnósticos específicos. Já o TAB (transtorno afetivo bipolar) é um transtorno de humor que geralmente envolve quadros de depressão seguidos com episódios maníacos e pode apresentar comorbidade com TDAH (por exemplo). Sugiro que procure ajuda profissional para uma avaliação detalhada. Boa sorte!
Olá!
O transtorno bipolar pode vir acompanhado de TDAH(Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), que tem como uma das características possíveis o hiperfoco. Mas uma pessoa pode ter como característica marcante o hiperfoco e não ter nenhum transtorno. Portanto, há que passar por um processo de avaliação psicológica para averiguar do que se trata.
Espero ter contribuído!
Olá!
O hiperfoco não está como critério para o diagnóstico de bipolaridade. Mas pode estar associado a alguma outra condição. Se isso tem te gerado conflitos, é importante a psicoterapia para entender melhor as formas e dinâmicas que esses sintomas se apresentam para você.
Olá!
Como os colegas mencionaram, é importante uma avaliação com profissional especializado.
Um abraço!
Respondendo objetivamente: sim, podem ter hiperfoco.
Mas há que se observar que a resposta é "podem" ter hiperfoco, o que quer dizer que essa característica não define necessariamente o transtorno bipolar, que é uma condição ligada aos transtornos de humor, com mudanças severas e alternadas de humor por determinado tempo, variando de moderada a grave conforme os ciclos de alteração de humor, quanto menores os ciclos mais grave o transtorno. Quanto ao hiperfoco em si, qualquer pessoa, independente de qualquer patologia ou não, pode ter hiperfoco. Espero ter ajudado. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá! Espero que estejas bem. O hiperfoco é um problema, causa algum prejuízo na sua vida? Se não for, siga sua vida, tratando o que precisa. Caso não tenhas tido diagnóstico a respeito e sua dúvida seja somente se isso é sintoma, a resposta é não. Espero ter esclarecido sua(s) dúvida! Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália K.
O Transtorno Bipolar (TB), também conhecido como “transtorno afetivo bipolar” é uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações graves de humor, que envolvem períodos de humor elevado e de depressão (polos opostos da experiência afetiva) intercalados por períodos de remissão, e estão associados a sintomas cognitivos, físicos e comportamentais específicos.
Como essa condição médica e psicológica é caracterizado por um espectro, ou seja, possui uma gama de particularidades única para cada pessoa.
Por isso, o hiperfoco pode estar voltado para um tema, uma dimensão da vida, com interesses restritos e intercambiando para outros.
Olá!
Fico perplexa com o número de pessoas que tomam diagnósticos de transtornos mentais para tentar se definir. Não sei se é seu caso, mas para saber de si, além do enquadramento num diagnóstico o ideal é buscar um tratamento psicanalítico, onde tu podes, aos poucos saber do teu lugar simbólico e flexibilizar (mudar) se possível!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Hiperfoco não é característica de TAB. Pode ser uma comorbidade,, se já tem o diagnóstico de TAB. Agende uma consulta de avaliação para ter certeza do que precisa.
Olá, o que você considera por hiperfoco? O importante é realizar uma avaliação Neuropsicologica para investigar possível comorbidade psiquiátrica ou neurológica.
Olá! Sim, pessoas com bipolaridade podem apresentar hiperfoco ou interesses restritos, porém, isso não é um traço da bipolaridade. O hiperfoco é a capacidade da pessoa concentrar-se profundamente em uma tarefa de seu interesse, esquecendo-se do mundo ao redor e podendo passar horas fazendo aquilo; esse é um dos sintomas do TDAH. Esses dois transtornos podem estar presentes em uma mesma pessoa? Sim. Mas, é necessário uma avaliação psicológica feita por um profissional adequado para tal diagnóstico. Se não causa prejuízo pode ser apenas uma característica de sua personalidade. Mas, se tem causado sofrimento aconselho buscar psicoterapia para entender melhor seu funcionamento e contexto.
Olá. O hiperfoco não faz parte dos sintomas do TAB. Minha recomendação é que você busque uma avaliação a fim de saber se há comorbidade, ou seja, outras doenças juntos, algo comum em pessoas com esse diagnóstico.
Abraços e fique bem
Uma coisa não anula a outra, então é possível ocorrer simultaneamente. Se tiver tendo algum prejuizo ou sofrimento, aconselho a procurar um profissional psicólogo e/ou psiquiatra para aprofundar e analisar melhor o teu caso.
Olá, o hiperfoco não esta relacionado ao Transtorno Bipolar. O diagnostico sobre o transtorno Bipolar é preciso ser feito por um psiquiatra e um psicólogo, é muito difícil fechar esse diagnostico, muitos fatores influenciam, depois é necessário e ideal o acompanhamento desses dois profissionais, para uma maior qualidade de vida e estabilização dos sintomas. então converse com o médico antes. Cuide-se. Abraço.
Olá! Caso o objetivo de sua pergunta seja acadêmico, é mais adequado fazer uma busca em site de pesquisa científica, mas caso o objetivo da pergunta seja relacionado a autoconhecimento, é mais adequado você agendar uma consulta para iniciar um processo de psicoterapia. Espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!