Pessoas com TEPT podem ter dificuldade em demonstrar sentimentos por conta do desapego emocional?

32 respostas
Pessoas com TEPT podem ter dificuldade em demonstrar sentimentos por conta do desapego emocional?
 Katia Cristiana Dos Reis
Psicólogo
Goiânia
NÃO, pois indivíduos com TEPT que é o estresse pós traumático não apresentam desapego emocional, mas apresentam um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar após vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador trazendo de volta memórias do trauma acompanhada por intensas reações emocionais e físicas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Encontramos um conjunto de sintomas para determinados transtornos. Infelizmente a cormobidade pode acontecer. Isto significa que o ser humano cria sintomas não comuns a sua patologia. Um grande problema é achar que uma característica pessoa aconteça por conta de um problema. Por isso o especialista deve ser consultado.
Pessoas com TEPT não costumam apresentar dificuldade em demonstrar seus sentimentos. O que costuma acontecer é a pessoa relembrar o episódio traumático pode reviver o trauma com fortes reações físicas e emocionais
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Olá boa tarde, muito depende da ou das experiencias traumaticas que contribuiram a desenvolver o TEPT, quanto mais antigas e vivenciadas nos primeiros anos de vida podem gerar uma forma de desapego para evitar certo sofrimento que não se consegue suportar e/ou compreender. O que considero importante é se deixar ajudar de algum profissional da area da psicologia para te ajudar a entender o que acontece com voce quando precisa expressar algum sentimento e chegar juntos a raiz do problema que pode ser emocional, por carencias afetivas e ou traumatico mesmo. A terapia do EMDR ou Brainspotting podem ajudar muito a encontrar respostas. Espero ter ajudado.
Dra. Andréa R. Seoane
Psicólogo
São Paulo
Olá.
Segundo critérios diagnósticos do DSM (Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais), indivíduos com TEPT podem apresentar emocional negativo como medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha.

Pode haver sentimentos de distanciamento em relação as outras pessoas, além de incapacidade de sentir emoções positivas como felicidade, satisfação ou amor.

Espero ter ajudado. Me coloco À disposição!
Dr. Erivan Freire Braga
Psicólogo
Almirante Tamandaré
O TEPT dependendo do agravamento, se houve comprometimento na função memoria, pode ser que a afetividade por individuos que ja mantinha relações anteior ao fenomeno, se a função memoria sofreu danos sim. Mas isso só é percebido no dia-a-dia do sujeito. Isso depende do dano causado na esfera global do sujeito com TEPT. Obs: se a memoria foi comprometida, como o sujeito irá demonstrar afeto por alguém q ele nao lembra? Mas independente disso, ele pode construir novos vinculos afetivos.
Dr. Lincolm Abreu
Psicólogo
Curitiba
Quando uma pessoa é exposta a um evento que ameaça a integridade física, violência sexual, lesão grave, etc; ele passa a apresentar alguns sintomas de sofrimento psicológico e evitação como: estados emocionais negativos com certa constância (medo, culpa, raiva, pavor, ou vergonha) e também incapacidade constantes para sentir emoções positivas (felicidade, satisfação ou amor); conforme o DSM-5 ( Manual Diagnóstico de transtornos Mentais). Um TEPT sim, pode estar ligado a um desapego emocional, que seria uma evitação a um evento traumático. Mas o importante procurar um profissional de psicologia da sua confiança que investigue a causa do problema. Espero ter te ajudado. Grande Abraço.
 Rudah Ximenes
Psicólogo
Volta Redonda
Olá, como você está?
O TEPT é um distúrbio emocional bastante complexo, em termos de subjetividade. Não há como afirmar que uma pessoa que sofre de TEPT terá dificuldades de expressar emoções, nem o contrário, afinal os modelos de respostas pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas irão fazer o possível para evitar emoções, enquanto outras podem hipercompensar abusando de drogas, por exemplo. É necessário uma avaliação mais aprofundada para entender o que é sintoma relacionado ao TEPT e o que é comorbidade.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Sim a pessoa com stress pós traumático pode sim apresentar desapego, principalmente logo após o evento traumático. Essa dificuldades de demonstrar sentimento é uma defesa para se proteger emocionalmente e não sofrer mais. Porém, precisa ser muito bem avaliado se essa característica ja não existia antes... mas independente se veio de antes ou após o transtorno, é uma característica que pode ser trabalhada e melhorada com ajuda do psicólogo! Se vc ou a pessoa precisam de ajuda busque, mesmo que não seja presencial, hoje temos a psicoterapia on line! Abraços
A vivência catastrófica experienciada durante uma reação aguda ao Estresse é única para cada pessoa. Na dependência das adaptações de personalidade entre 0 a 6 anos de idade, e da intensidade e extensão do trauma, pode levar o indivíduo a passar por um período de anestesia afetiva, como defesa egóica. Ao sentir cada revivenciamento do episódio traumático (flashbacks) pode ocorrer um dos maiores sofrimentos no TEPT. Isso leva a pessoa a alternância dessas duas sintomatologias. Isso requer, além do tratamento psiquiátrico, uma abordagem especial, como é feita por profissionais praticantes de técnicas específicas da Análise Transacional(AT), objetivando a volta à homeostase psíquica original. Um dos maiores problemas é quando ocorre um retrauma, que pode causar a cronificação do TEPT
 Deise Bressiani
Psicólogo, Psicopedagogo
São Paulo
Sim, por ter sofrido anteriormente a pessoa pode ficar com receio em se aproximar das pessoas, mas com o tempo a tendencia é passar e tudo volta ao normal.
Faça terapia e se sentirá bem melhor.
 Luciane Brisotto Pavanelo
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) pode ter como uma de suas consequências, de acordo com o trauma sofrido, esquiva ou desapego emocional, com a intenção de se proteger de emoções negativas. O trauma pode levar a pessoa a ter dificuldade em manifestar sentimento e emoções. É possível tratar este transtorno e não buscar ajuda pode levar ao desenvolvimento de comorbidades, ou seja, a pessoa pode ter outros transtornos, como ansiedade generalizada e depressão, a partir deste. Fico à disposição! Abraço
Prof. Bianca Machado
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Uma das estratégias no TEPT é a evitação de tudo o que relembre o trauma. A pessoa pode sim ter alguma dificuldade em expressar sentimentos relacionados à situações que para ela tenham alguma conexão com o evento traumático. De qualquer forma, isso não quer dizer que existe um desapego emocional, mas uma evitação à algumas situações e emoções que podem trazer uma sensação de vulnerabilidade.
 Edna Borba Araujo
Psicólogo, Psicanalista
Recife
Olá!
Não há essa questão de desapego emocional. O que acontece em portadores do TEPT, fazendo parte da sintomatologia, é a evitação das lembranças traumáticas. São estratégias do portador do TEPT. Talvez, assim, dê a ideia de uma postura desinteressada, de um entorpecimento emocional. A revivescência intrusiva é bastante penosa para os portadores do TEPT. Desse modo, a proximidade exige cuidados para não abordar temas que produzam mais sofrimento.

Espero ter ajudado.
Abraços
Fiquei refletindo sobre a sua pergunta e me indaguei sobre se é dificuldade de demonstrar sentimentos ou se é dificuldade de falar sobre eles com receio de não ser compreendida(o). Isto porque apresenta sintomas e medos que, para os outros, não são claramente relacionados com a realidade atual, mas que só você reconhece esta relação e por medida de proteção se isola para evitar complicações maiores do que os que já tem.
Olá! Desapego emocional ou defesa inconsciente para o envolvimento emocional? Claro, se for a segunda opção, isso não será exatamente claro para você. TEPT pode ser tratada com Terapia EMDR. Os conteúdos emocionais podem se confundir com uma facilidade incrível. Autoconhecimento é algo útil. Uma das possibilidades para tanto é a terapia EMDR. Abraço!
Olá, é muito difícil responder sua pergunta sem entender seu histórico e como se deu o TEPT. Um bloqueio emocional pode sim existir após um trauma, mas precisamos saber qual origem do mesmo. Você está em tratamento do TEPT com um psicólogo? Se sim, vale a pena levantar essa questão para ser trabalhada. Se a resposta for não, a melhor forma de entender esta dúvida é a psicoterapia. Assim será respeitada a sua individualidade e poderá conectar essa dificuldade ao TEPT ou não.
 Vera Lúcia Santos de Lima
Psicólogo
São Paulo
Olá.
O transtorno de estresse pós traumático ( TEPT) causa grande sofrimento psíquico e é comum pessoa que sofrem desse transtorno utilizar estratégias de esquiva e evitação para se protegerem do incómodo de situações que a fazem lembrar do trauma, e pode levar pessoas que convivem com ela a pensar que não está nem aí para o que está acontecendo a sua volta.
Podendo prejudicar suas relações. Por meio de um terapeuta cognitivo comportamental a pessoa pode resigniificar o trauma e voltar a vivenciar sua emoções de uma forma mais saudável .
Aconselho a procurar um terapeuta da TCC
Oi, como estão as coisas ai? O TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) além de ser um distúrbio bem complexo atravessa a subjetividade humana, cada pessoa reage de forma distinta, ou seja, as reações variam de pessoa para pessoa, devido a nossa singularidade e subjetividade. Logo, afirmar ou não, que uma pessoa que sofre de TEPT tem dificuldade de expressar emoções é impraticável. Me deixou curiosa essa tua afirmação sobre o desapego emocional. No mais, é aconselhável um acompanhamento com um Psicólogo Clínico. Esperto ter auxiliado. Me ponho ao seu dispor. Abraços!
 Patrícia Mateos Machado
Psicólogo
São José
Bom dia. Pessoas com TEPT podem ter dificuldades em demonstrar os sentimentos pela própria razão do trauma. Sugiro que você faça uma acompanhamento com um psicólogo para que ele a ajude a saber entender e lidar com seus sentimentos. Abçs!
Sim, há essa possibilidade. O TEPT pode se apresentar de várias maneiras e uma delas é o afastamento de emoções negativas (raiva, medo, pavor), que acaba afetando as positivas também (alegria, afeto). Por isso, a pessoa pode aparentar dificuldade de demonstrar sentimentos, mas na verdade ela está, inconscientemente, tentando escapar de sentimentos que trazem sofrimento e a lembram do trauma vivido.
Recomendo buscar um psicólogo para trabalhar como o trauma marcou a pessoa, pois o TEPT é um transtorno sério que pode piorar e ocasionar outros transtornos, como depressão.
Fico a disposição!
 Natália Kowalczuk
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! A pessoa que está vivenciando o transtorno de estresse pós-traumático pode apresentar comportamentos atípicos, tentando racionalizar o evento de forma a evitar "sentir". Infelizmente, a longo prazo, estes sentimentos podem emergir em forma de outros sintomas, como apatia, ansiedade, depressão, por não ter trabalhado o evento traumático. O sofrimento está lá e dificilmente desaparece sem auxílio psicológico. Busque o apoio de seus familiares, amigos e também de um psicólogo para voltares a ter uma vida plena! Fico à disposição! Um abraço, Psicóloga Natália Kowalczuk
Olá! O transtorno de estresse pós-traumático é muito complexo, mas é possível sim. Procure o auxílio de um psicólogo. É importante saber que depressão e outros transtornos de ansiedade também são comuns em pessoas com TEPT, portanto busque ajuda de um profissional para ter um diagnóstico e tratamento adequados. Um abraço!
Olá, o transtorno de estresses pós traumatico não necessariamente deixa as pessoas com redução de expressar sentimentos. Não expressar muito os sentimentos pode ser um caracteristica da personalidade da pessoa, como também ela pode ter outros transtornos como TDAH, Traços Autista, dentre outros. Para entender isso somente com uma avaliação psicológica ou psiquiátrica. O importante é não rotular.
Olá, como você está?

Pessoas que enfrentam TEPT, têm seu estado de regulação emocional, cognição e o comportamentos afetados. Essas Pessoas podem apresentar emoções negativas como medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha. Podem haver sentimentos de distanciamento em relação às outras pessoas, além de incapacidade de sentir emoções positivas como felicidade, satisfação ou amor.

No entanto, é importante esclarecer que o desapego emocional não é um sintoma comum do TEPT, essas pessoas podem ter dificuldade em se recuperar após vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador, trazendo de volta memórias do trauma acompanhadas por intensas reações emocionais e físicas.

Portanto, embora as pessoas com TEPT possam ter dificuldades emocionais, isso não necessariamente se traduz em desapego emocional. Cada indivíduo é único e a maneira como o TEPT se manifesta pode variar muito de pessoa para pessoa. É sempre recomendável procurar a orientação de um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e um plano de tratamento personalizado. Espero que isso ajude a esclarecer sua pergunta!

Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Bárbara Prado
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim, pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) podem ter dificuldade em demonstrar sentimentos, e isso pode estar relacionado ao que chamamos de desapego emocional ou "entorpecimento emocional". O TEPT é caracterizado por uma resposta contínua ao trauma, e como uma forma de autoproteção, algumas pessoas tendem a suprimir ou evitar sentimentos, tanto positivos quanto negativos, como forma de não reviver o trauma.

Na perspectiva psicanalítica, essa dificuldade em demonstrar sentimentos pode ser compreendida como um mecanismo de defesa inconsciente que visa evitar o contato com emoções dolorosas relacionadas ao trauma. Esse "entorpecimento emocional" reflete a tentativa do ego de se proteger do sofrimento, reprimindo sentimentos que são percebidos como insuportáveis. Isso pode levar ao afastamento emocional, prejudicando os vínculos afetivos e a expressão de afeto.

A informação sobre o desapego emocional em pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é baseada em literatura psiquiátrica e psicológica sobre o transtorno. Especificamente, o "entorpecimento emocional" é um dos sintomas incluídos nos critérios diagnósticos de TEPT descritos no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), publicado pela American Psychiatric Association.
Sim, é comum que pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) experimentem dificuldades em demonstrar sentimentos, muitas vezes devido ao desapego emocional. O TEPT pode resultar em um isolamento emocional, onde a pessoa se distancia de suas próprias emoções como uma forma de se proteger do sofrimento causado por lembranças traumáticas. Esse desapego pode levar à dificuldade em se conectar com outras pessoas de maneira íntima e emocional. A psicoterapia oferece um espaço seguro para explorar essas dificuldades e trabalhar no resgate de conexões emocionais saudáveis, ajudando a processar o trauma e reintegrar sentimentos, promovendo um maior equilíbrio emocional e relações mais saudáveis.
Sim!! O EPT, pode alterar a afetividade e suas manifestações. Muitas vezes como forma de Defesa, evitando assim, o apego emocional!
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?
Sim, pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) podem apresentar dificuldade em demonstrar sentimentos, e isso está frequentemente relacionado ao que chamamos de desapego emocional ou entorpecimento emocional. Essa característica ocorre porque, após vivenciar um trauma, o cérebro pode adotar estratégias de proteção emocional para evitar a dor ou a sobrecarga, o que acaba comprometendo a capacidade de sentir ou expressar emoções de forma natural.
Do ponto de vista da neurociência, o TEPT pode alterar significativamente áreas do cérebro como a amígdala, que é responsável pelo processamento das emoções, e o córtex pré-frontal, que regula as respostas emocionais. No TEPT, a amígdala tende a ficar hiperativa, o que amplifica as reações de medo e alerta, enquanto o córtex pré-frontal apresenta menor atividade, reduzindo a capacidade de regular as emoções. Essa combinação pode levar tanto a reações emocionais intensas em situações de gatilho quanto a uma espécie de "desligamento" emocional em outros momentos. Esse entorpecimento é, na verdade, um mecanismo de defesa que o cérebro utiliza para minimizar o impacto do trauma.
O desapego emocional surge como uma tentativa de evitar reexperienciar emoções associadas ao trauma, o que pode se manifestar como dificuldade em sentir alegria, prazer ou até mesmo conexão emocional com outras pessoas. Muitas vezes, a pessoa sente como se estivesse isolada dentro de si mesma ou vivendo em um estado de vazio emocional. Isso pode afetar profundamente os relacionamentos e a capacidade de se engajar com o mundo ao redor de maneira autêntica.
Abordar essa questão requer um trabalho delicado e gradual. Terapias específicas para TEPT, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ou a Terapia de Exposição Prolongada, podem ajudar a pessoa a processar e ressignificar as memórias traumáticas, reduzindo o impacto do entorpecimento emocional. Além disso, práticas como mindfulness e exercícios de grounding podem ser úteis para reconectar a pessoa com suas emoções e com o momento presente, promovendo um espaço seguro para sentir e explorar os próprios sentimentos. Relações de confiança também desempenham um papel crucial nesse processo, pois permitem que a pessoa se sinta acolhida e compreendida, o que é essencial para reconstruir sua capacidade de se conectar emocionalmente.
Se essa dificuldade em demonstrar sentimentos está trazendo sofrimento ou impacto significativo na sua vida ou na vida de alguém próximo, saiba que há caminhos para trabalhar essa questão. Estou à disposição para oferecer suporte e ajudar de forma acolhedora e prática.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) podem, de fato, ter dificuldades em demonstrar sentimentos, muitas vezes devido ao que é conhecido como desapego emocional. Essa condição pode surgir como um mecanismo de defesa para evitar reexperienciar emoções dolorosas associadas ao trauma. O desapego emocional pode levar à dificuldade em sentir emoções positivas, como alegria e amor, e a pessoa pode se distanciar de relacionamentos íntimos.
Embora o TEPT não seja caracterizado especificamente pelo desapego emocional, muitos indivíduos que sofrem desse transtorno relatam uma sensação de entorpecimento emocional. Isso pode se manifestar como uma incapacidade de se conectar com os outros ou de expressar afeto. Além disso, a reatividade emocional intensa, como medo ou raiva, pode coexistir com essa dificuldade em demonstrar sentimentos.
A psicoterapia é uma abordagem eficaz para ajudar a lidar com essas questões emocionais. A terapia oferece um espaço seguro para explorar os sentimentos e trabalhar na reintegração das emoções, promovendo um maior equilíbrio emocional e relações mais saudáveis. É sempre recomendável procurar a orientação de um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e um plano de tratamento personalizado.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esses desafios, buscar apoio profissional pode ser um passo importante para entender melhor e lidar com as emoções relacionadas ao TEPT.
Sim, pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) podem apresentar dificuldade em demonstrar sentimentos, muitas vezes como uma forma de autoproteção. Esse "desapego emocional" pode surgir devido ao impacto do trauma na forma como a pessoa lida com suas emoções e se conecta com os outros. No processo terapêutico, é possível explorar essas dificuldades de maneira segura e acolhedora, ajudando a pessoa a entender e trabalhar com suas emoções, fortalecer vínculos e ressignificar as experiências traumáticas. A terapia é essencial para promover um espaço de cura e reconstrução emocional.
Dr. Leonir Troscki
Psicólogo
Jaraguá Do Sul
Olá!

Pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) podem, sim, experimentar dificuldades em demonstrar sentimentos, muitas vezes devido ao que chamamos de desapego ou entorpecimento emocional. Isso ocorre como uma resposta ao trauma, onde o indivíduo pode se sentir desconectado das próprias emoções ou dos outros, como uma forma de proteção contra a dor emocional.

Esse entorpecimento pode levar a desafios nos relacionamentos interpessoais, tornando difícil expressar afeto ou empatia. Na psicoterapia cognitivo-comportamental, buscamos ajudar a pessoa a reconhecer e processar esses sentimentos. O objetivo é reduzir a influência do trauma sobre as emoções atuais, promovendo uma reconexão emocional saudável.

Trabalhamos com técnicas de exposição e reestruturação cognitiva para ajudar a modificar pensamentos e crenças que mantêm o ciclo de desapego. Assim, é possível reconstruir uma sensação de segurança e confiança nas relações.

Considerar o suporte profissional é essencial para lidar com essas questões de forma eficaz e promover a cura. Estou disponível para ajudar, e você pode encontrar mais informações sobre meu trabalho nos links do Doctoralia Leonir Troscki - Psicólogo e no site Humanamente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto,
Leonir Troscki - CRP12/12755.

Especialistas

Fernanda Grutzmacher

Fernanda Grutzmacher

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Marcos Aurelio Pereira Lopes

Marcos Aurelio Pereira Lopes

Psiquiatra

Florianópolis

Gisele Rodrigues

Gisele Rodrigues

Psicólogo

Uberaba

Tomas de Campos Andrade Mendes

Tomas de Campos Andrade Mendes

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Bruno Aguiar

Bruno Aguiar

Médico clínico geral

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Transtornos De Estresse Pós-Traumáticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.