Pessoas com depressão conseguem rir? Rir é o mesmo que se sentir feliz?

9 respostas
Pessoas com depressão conseguem rir?
Rir é o mesmo que se sentir feliz?
Boa tarde!

Existem muitos mitos a respeito da depressão, um deles é que a pessoa fica sempre triste. Existem diversos sintomas depressivos e não só a tristeza. Se acredita que tem algo errado, aconselho procurar um profissional como psiquiatra ou psicólogo para uma melhor analise da situação e condução do tratamento.
Espero ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá amigo(a)!
Recomendo que procure um psicólogo para melhor avaliação do que você chama depressão. A depressão ocorre em diversos níveis ou estágios, de forma que a pessoa pode estar tendo momentos depressivos, é isso não significa ser desnecessário o acompanhamento do psicólogo. O fato de rir não significa estar feliz, apesar de ser um dos sinais de alegria na felicidade. Coloco-me à disposição! Um abraço!
Bom dia,

Sim, pessoas com depressão conseguem rir, o que não quer dizer que estejam felizes. Muitas vezes reagimos às situações como é esperado pela sociedade. Como o colega acima mencionou, o riso pode representar prazer, alegria, mas pode também, mascarar a tristeza, o desespero. A depressão deve ser acompanhadoa por um profissional especializado como um psicólogo ou um psicanalista, e em alguns casos, se faz necessário o acompanhamento conjunto com um psiquiatra.

Espero ter respondido sua pergunta.
Ser feliz é um conceito subjetivo, cada indivíduo é singular, logo a felicidade é singular também, o que pode me fazer bem e feliz, pode ter efeito contrário no outro e vice-versa. Os sintomas da depressão remetem à tristeza sem motivo aparente, muitas vezes o choro excessivo, falta de vontade de viver, fome excessiva ou a falta de fome, sono excessivo ou insônia e etc., nesse cenário o sorrir torna-se difícil, porém não é impossível, muitas pessoas com depressão riem para aparentar estar bem, esconder a tristeza, muitas outras conseguem ter momentos de alegria genuínos, mesmo com depressão.
O fato é que a depressão é uma doença, deve ser levada a sério e ser tratada. Se estiver apresentando os sintomas, procure um Psicólogo, ele vai com certeza te ajudar e fazer encaminhamentos, se necessário.
De acordo com o grau da depressão, até este tipo de reação pode ficar com pouca frequência pois a pessoa acometida pode passar a não sentir prazer nas coisas ao seu redor. O psicodiagnóstico estabelece em escala de resultados, a intensidade da depressão bem como outros acometimentos que podem estar ocorrendo. Tratamentos multidisciplinares costumam ter bons resultados na redução dos sintomas.
É bem indicado a psiquiatria e psicologia.
Sim, pessoas com depressão podem expressar emoções e agir coerentemente com aquilo que é esperado pela sociedade em determinadas ocasiões.

No entanto, ela não se sente feliz e carrega consigo um sentimento de desesperança, de desespero e desalento diante da vida. Surge uma sensação de que tudo chegou ao fim, a vida não faz mais sentido; tudo se torna pesado, difícil.

Existem tipos diferentes de depressão, e também de estágios: leve, moderado e grave.

O riso pode indicar felicidade, mas também pode ser uma forma de mascarar a tristeza e a angústia. Afinal, nós não lidamos bem com sentimentos tristes e parecer deprimido poderá trazer mais prejuízos sociais.

Espero que tenha respondido sua pergunta.

Abraços e ótima semana!
Sim, pessoas com depressão conseguem rir. Porém, rir não é o mesmo que se sentir feliz. Expressa-se felicidade e tristeza de diversas formas, levar a sério um processo depressivo é o melhor caminho sempre. Paramos de cultivar a alma e camuflamos tudo que é sombrio e nebuloso com riso fácil ou selfie service... (sim, aquelas fotos felizes a serviço da nossa maquiagem social de vida de sucesso).
Trilhar o caminho para alcançar a felicidade é muitas vezes, não enxergar o quão sombrio todos nós somos, e é isso que precisa ser levado a sério. Encarar os monstros com seus risos e choros e ressignificar as passagens da vida é um dos caminhos terapêuticos para rir de felicidade. À disposição para seguir nesta trilha.
Rir é um fenômeno natural das emoções, de fato depressivos também dão risada, as vezes uma pessoa que ri muito também pode ser um depressivo que tenta mascarar a sua própria dificuldade de lidar com a tristeza. Felicidade não está ligado somente a dar risada, existem muitas pessoas que são tristes e felizes ao mesmo tempo. A ambivalência é necessária para que tenhamos um equilíbrio psicológico.. Abraços.
Conseguir rir é um ato que não está ligado à depressão. Mesmo na depressão, há a possibilidade de ter momentos de altos e baixos, momentos de felicidade sim. Então é possível rir estando feliz ou não.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.