Pessoas com bordeline podem ter dificuldade em se concentrar e se manter em um emprego ou objetivo?

27 respostas
Pessoas com bordeline podem ter dificuldade em se concentrar e se manter em um emprego ou objetivo?
Saudações. Pessoas com personalidade borderline possuem dificuldade em lidar com as próprias emoções, por serem muitas intensas e demorarem a retornar a um ponto de equilíbrio. Além disso, constantemente se sentem rejeitadas, inúteis ou incapazes de realizarem tarefas e crescerem na vida. Isso pode gerar grandes empecilhos em relação a encontrarem sentido de foco em atividades de trabalho, por exemplo. A boa notícia é que existem diversas modalidades de psicoterapia que podem ajudá-las a viver uma vida que vale a pena ser vivida. Há uma luz ao final do túnel para o corredor escuro pelo qual se passa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Não existe relação direta entre de transtorno borderline e a dificuldade de concentração (quando pensada do ponto de vista cognitivo). A dificuldade de manter um emprego ou um objetivo pode estar associada à instabilidade emocional de quem tem este tipo de transtorno.
Olá! a psicopatologia borderline ainda é um pouco confusa para algumas pessoas, pois ela se caracteriza pelas polaridades de humor e instabilidades. É preciso que você se conheça para se perceber enquanto portador de borderline que está no mundo sendo do seu jeito de ser. A minha indicação é de que você procure a ajuda de um psicólogo, psiquiatra ou um médico de sua confiança!! Espero ter ajudado
Olá!
É possível que o paciente Borderline venha ter tais dificuldades, mas não é regra. Geralmente, a dificuldade em manter a concentração aparece em momentos de impulsos muito aflorados, ou seja, mesmo quando acontece, não é um fenômeno perene. Já a dificuldade em se manter no emprego ou focado em um objetivo, podem ocorrer por diversas razões, como desânimo perante frustrações, durante um curto delírio paranoico, ou mesmo durante um estágio depressivo. Mas, certamente, é possível lidar com tais estágios do transtorno em terapia.
Espero ter contribuído para elucidar sua pergunta e fico à disposição. Um grande abraço!
Olá boa noite! A dificuldade de concentração não é um sintoma marcante no transtorno de personalidade borderline (TPB). Embora, pode acabar sendo um dos muitos prejuízos decorrentes de outros comportamentos que são mais característicos desse quadro clínico, tais como instabilidade emocional, abuso de substâncias químicas, distorções da autoimagem, relações interpessoais intensas, sentimentos crônicos de vazio, objetivos e preferências pouco claras, dentre outros mais. Nesse sentido, uma pessoa que seja acometida de TPB e que apresente esses ou outros sintomas desse quadro clínico pode sim ter dificuldade de se concentrar como uma espécie de "comorbidade". Com relação a ter problemas para se manter em um emprego duradouro, acaba sendo bem característico a pessoa com TPB ter atitudes impulsivas e ter essas rupturas, ou sair do emprego por problemas de relacionamentos interpessoais. Sobre o último tópico da sua pergunta, devido às preferências e objetivos muitas das vezes pouco claro, é comum o abandono de objetivos sim, mas que para cada paciente irá se manifestar também por outros motivos e com base na sua história de vida. Se faz muito importante sempre procurar um profissional de saúde mental para ter certeza se o diagnóstico é compatível, para que não se confunda com outros quadro clínicos ou por questões comportamentais que muitas das vezes não se aplicam a nenhum diagnóstico psiquiátrico. Um abraço!
Olá! São dois questionamentos: 1. Podem ter dificuldade em se concentrar? Sim, assim como qualquer outra pessoa, mas não necessariamente devido à Personalidade Borderline. 2. Podem ter dificuldade em se manter em um emprego ou objetivo? Sim também, mas não necessariamente devido ao transtorno. Há diversas variáveis envolvidas para cada um desses acontecimentos; indivíduos Borderline possuem uma grande dificuldade na regulação das emoções, ou seja, podem reagir de maneira desproporcional comparado com o que seria o esperado para a maioria das pessoas, o que pode ocasionar problemas pessoais e laborais.
Depende de cada pessoa. Entretanto, a característica do borderline é se sentir abandonado ao menor sinal de rejeição. E isso pode atrapalhar suas atividades laborais.
Não há esta relação de causa e efeito comprovada! De qualquer forma, se a pessoa estiver em psicoterapia há um alívio geral dos sintomas!
Olá. Os chamados "estados limítrofes" (o termo em inglês tem a ver com "limiar", com o limite entre a neurose e a psicose) aparece de formas muito distintas. Apesar de popularmente se pensar em pessoas instáveis, não necessariamente isso estará presente no trabalho ou nos objetivos de vida da pessoa. Momentos mais depressivos, eufóricos ou até paranóides podem aparecer ao se relacionar com pessoas mais próximas, com quem se estabelece um vínculo mais profundo, ou mesmo estar apaziguado, principalmente quando se está em acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Mas como sua dúvida é sobre trabalho, imagino que fale de uma situação que ocorreu e fez a pergunta surgir. Seria um bom início de conversa com um profissional da saúde mental. Fica a indicação. Espero ter ajudado. Abraço!
Olá! O paciente borderline não possui relação direta com quadros de concentração ligados à cognição, memória, inteligência e etc. Porém, fatores como a questão emocional e de humor podem levar essa pessoa a certa dificuldade nas relações no meio profissional, à mudanças bruscas ligadas a forma como se vivencia e vê aquele trabalho, e automaticamente a dedicação e o empenho podem sofrer influências por questões interiores a serem trabalhadas em um processo individual de psicoterapia.
Não é necessário ser diagnosticado como borderline para ter essas dificuldades
Como já foi citado por alguns profissionais não há, necessariamente, uma limitação cognitiva referente a concentração. O que pode acontecer é que pessoas com este transtorno tendem a ser mais impulsivas e instáveis em seu humor, ou seja: a probabilidade de abandonar um projeto pessoal, estudantil ou profissional é alta, pois ela poderá tomar decisões por impulso ou então se aborrecer facilmente por algo e chegar a "desistir". Neste caso a sensação é a de que a pessoa não conseguiu manter o foco para atingir metas, porém, o que a fez desistir foi a instabilidade emocional e não a presença de possíveis déficits cognitivos. Faria mais sentido ter dificuldade de concentração se esta pessoa tivesse TDAH.
A pessoa com transtorno de personalidade borderline tem uma visão distorcida de si e dos outros, possui mudanças de humor frequentes e dificuldade de concentração. Sim, é possível a pessoa com borderline exercer qualquer emprego, porém deve estar em tratamento psiquiátrico e psicológico para funcionar bem nas atividades laborativas.
Olá! Sim! Esses podem ser sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline, mas também podem ser sintomas de outro transtorno, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A presença de alguns sintomas não é suficiente para constatar um diagnóstico. É preciso que exista um conjunto de sintomas que precisam estar presentes em um determinado período de tempo na vida da pessoa e ter prejuízos aparentes em algumas áreas da vida devido a presença de tais sintomas.
Por esse motivo, é importante que você procure um psiquiatra ou um psicólogo que são os profissionais que podem fazer o diagnóstico e o tratamento adequados.
Boa tarde. Podem, sim. Assim como qualquer pessoa, diagnosticada ou não com Transtorno de Personalidade Borderline. O fato é que a dificuldade de concentração e foco para manter-se estável num emprego ou objetivo deve ser colocado em questão a cada caso. Qual é o momento da vida da pessoa que passa a ter dificuldades de concentração? Houve algum episódio recente que desencadeou essas dificuldades? Isso é um padrão? O que essa dificuldade diz, que ainda não pôde ser colocado em palavras? É provável que hajam intensos afetos atuando aí, em busca de serem verbalizados.
Olá, transtorno de personalidade border/limítrofe, sendo feito uma acompanhamento correto com a psiquiatria e psicoterapia, conseguimos manter uma estabilidade, mas isso não quer dizer que a pessoa precisa se manter no tratamento para conseguir ter uma vida menos dolorosa.
No transtorno border, não exclui a pessoa de ter um quadro ansioso e nem depressivo que possa afetar diretamente nas atividades rotineiras, por isso, a avaliação médica bem feita é extremamente necessária.
Abraço
Sim, assim como qualquer pessoa. Porém, o transtorno da personalidade borderline pode apresentar sintomas como instabilidade emocional intensa, com períodos de depressão, ansiedade, irritabilidade, comportamento impulsivo extremo e problemáticos que podem dificultar no relacionamento pessoal e interpessoal. É importante buscar um acompanhamento psicoterápico/psicanalítico para que se possa construir novas formas de lidar com esses sintomas, diminuindo os prejuízos que eles podem causar em todos os campos da vida, tais como: pessoal, social, familiar e profissional.
Olá, Indivíduos com transtorno da personalidade borderline podem ter um padrão de sabotagem pessoal no momento em que um objetivo está para ser cumprido (p. ex., abandono da escola logo antes da formatura; regressão grave após conversa sobre os bons rumos da terapia; destruição de um bom relacionamento quando sabe que ele pode durar). Perdas de emprego recorrentes, interrupção da educação e separação ou divórcio são comuns.
Olá, nao existe essa correlação; mas se a pessoa estiver em crise poderá ter dificuldade em todos os aspectos da vida. Os critérios diagnósticos do Border são: dificuldade para lidar com sentimentos de abandono e esforços para evita-los. relacionamentos interpessoais instáveis e intensos alternando idealizaçao e desvalorizaçào; instabilidade; impulsividade; sentimentos cronicos de vazio; dificuldade em controlar a raiva; dificuldade em regular as emoções; autoinvalidação; problemas com a autoestima. Todas essas dificuldades e instabilidades interferem na produtividade e no foco de certa forma.
Bem-vinda! bem-vindo!
Essa relação (TPB e funcionamento cognitivo) tem sido pouco estudada... mas é uma grande reclamação nos consultórios, logo, acredito que ações de reabilitação cognitiva, aprimorando o tratamento e, em adição, assegurando um prognóstico mais favorável e melhores índices de qualidade de vida devam ser um dos objetivos da terapia.
Deixo um presente para você refletir... "seja gentil com você mesmo!". Muitas vezes é preciso calma e dedicação para encarar e aprender a se apaixonar pelo nosso processo!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim, mas qualquer pessoa pode passar por essa situação que você está apontando. Por isso a psicoterapia é indicada para todos que a desejem como forma de ampliar a qualidade de vida, o autoconhecimento e o relaciionamento interpessoal.
Sim, pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) podem ter dificuldade em se concentrar e se manter em um emprego ou objetivo. Isso ocorre porque o TPB é caracterizado por instabilidade emocional, impulsividade e dificuldade em lidar com situações de estresse, o que pode interferir no desempenho profissional e nos objetivos pessoais. Além disso, pessoas com TPB podem ter padrões de relacionamento instáveis e problemas com a autorregulação emocional, o que pode afetar sua capacidade de manter um emprego ou perseguir objetivos a longo prazo. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa com TPB é única e pode apresentar diferentes graus de dificuldade em diferentes áreas da vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, com certeza. Justamente um dos sintomas que mais sobressaem do borderline é a inconstância de humor, lugares e relacionamentos instáveis. Pelas emoções afloradas ou comorbidades a concentração também fica comprometida. Borderline sempre necessita de terapia para melhorar os sintomas.
Olá, tudo bem? No caso de paciente borderline pode haver dificuldade na regulação emocional, assim como em lidar com impulsos e limites. De uma maneira ou de outra isso afeta os relacionamentos interpessoais, o trabalho dos pacientes ou o alcance de objetivos à longo prazo. A notícia bacana é que existem tratamentos que apresentam ótimos resultados no atendimento de pacientes com esta demanda. Uma das abordagens de psicoterapia mais indicada é a DBT - Terapia Comportamental Dialética. Espero ter ajudado. Fico à disposição.
Pode ter dificuldade de concentração sim, mas não necessariamente por conta da condição borderline. Quanto a dificuldade de manter emprego, pode acontecer devido a instabilidade emocional
Sim, pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TBP) podem ter dificuldades em se concentrar e manter o foco em empregos ou objetivos devido à natureza instável das emoções e relacionamentos que frequentemente acompanham esse transtorno. O TBP pode afetar o funcionamento cognitivo, tornando a concentração e a atenção mais desafiadoras. No entanto, com o tratamento adequado, que pode incluir terapia, medicação e suporte, muitas pessoas com TBP podem aprender a gerenciar esses desafios e alcançar seus objetivos. É fundamental buscar ajuda profissional para desenvolver estratégias de enfrentamento e apoio para alcançar uma vida mais estável e produtiva.
Generalizar não é um caminho para soluções individuais. Construir estratégias para minimizar o impacto dos sintomas pode ser um caminho que aumente a autonomia frente ao transtorno.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Bruna da Silva Moreira

Bruna da Silva Moreira

Generalista

Rio do Campo

Isabella Silveira de Almeida

Isabella Silveira de Almeida

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Roberta Muniz

Roberta Muniz

Generalista

Belo Horizonte

João Octávio Celante Da Silva

João Octávio Celante Da Silva

Generalista

Pelotas

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.