pessoa esquizóide tem agressividade qdo contrariadas ou pegas na mentira, mesmo q esteja claro a situação?
4
respostas
pessoa esquizóide tem agressividade qdo contrariadas ou pegas na mentira, mesmo q esteja claro a situação? Não tem afeto emocional com outros?
Bom dia ! Conforme a pergunta, estou de acordo com a opinião dos profissionais acima. Eu acredito como relevante destacar: 1) A necessidade do enfoque multidisciplinar para o tratamento do paciente, pois os especialistas como psiquiatra e psicólogo tem competência na área de atuação; 2) A consulta e acompanhamento com o psiquiatra deve ser constante, assim como o psicólogo de sua confiança deve dar atenção frequente no caso apresentado; 3) Tendo em vista a prevenção de possiveis alterações estruturais no caso do paciente, todo procedimento clínico com o psicólogo tem como objetivo, aumentar o grau de funcionalidade do paciente e a adaptação social conforme a condição atual.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno da personalidade esquizoide caracteriza se essencialmente pela tendência ao isolamento, introspecção, frieza emocional e a falta de interesse em relações sociais. Quando uma pessoa com essas características sofrem pressão, ou estímulos que fazem entrar em relação e conflitos, podem sentir se desconfortáveis, ansiosos, ou seja, com tendência a reagir de forma imatura podendo apresentar como por exemplo, a agressividade. Se está percebendo comportamentos que chamam "atenção", o mais indicado e imprescindível e procurar um médico psiquiatra para uma avaliação / diagnóstico e para um tratamento integral, um processo de psicoterapia para auxiliar a identificar e a lidar com esses desajustes, visando reduzir a ansiedade ou depressão desencadeante e desenvolvendo habilidades e soluções para as dificuldades apresentadas. Nota se ainda que os familiares devem ser orientados como manejar e auxiliar na aderência ao tratamento.
Espero ter ajudado,
Á disposição
Espero ter ajudado,
Á disposição
Se você pergunta sobre uma outra pessoa, o que aparece, recomendo não levar a mal o comportamento dela. Pessoa esquizóide se encontra numa posição de defesa e não tem os recursos mentais suficientes para a empatia da qual você parece que está sentindo falta. Também não tem a generosidade para admitir erros, ainda que óbvios. O comprtamento é devido, provavelmente, a experiências exageradamente repressoras e inibidoras feitas na infância.
Não recomendo mandá-la para um "diagnóstico". Pode deixar tudo pior: o desespero dela pode aumentar. As vezes, o rótulo alivia a pessoa, mas não realmente a avança.
Se você quer apreender aguentar e viver melhor com a pessoa, fortaleça-se a través de uma psicoterapia ou psicanálise sua. Como resultado, você pode levar uma vida mais satisfatória ao lado da pessoa demasiado defensiva, e finalmente, amando-a mais, talvez melhorar a vida e o comportamento dela também.
Não recomendo mandá-la para um "diagnóstico". Pode deixar tudo pior: o desespero dela pode aumentar. As vezes, o rótulo alivia a pessoa, mas não realmente a avança.
Se você quer apreender aguentar e viver melhor com a pessoa, fortaleça-se a través de uma psicoterapia ou psicanálise sua. Como resultado, você pode levar uma vida mais satisfatória ao lado da pessoa demasiado defensiva, e finalmente, amando-a mais, talvez melhorar a vida e o comportamento dela também.
Aproveitando o gancho da excelente explicação do colega Dirk Belau, eu continuo explicando que todos temos agressividade (reprimida ou não) e essa agressividade é muitas vezes empregada em forma de defesa (na defesa do próprio Ego). Reconhecer uma mentira, implica uma pequena ferida no Ego, algo que para uma pessoa com o transtorno é muito doloroso, haja vista que, no fundo, o Ego dela é muito frágil e precisa se defender dessas situações com as quais ela não consegue lidar de outra forma além de negar e direcionar raiva a quem o coloca nessa situação difícil. Dessa forma, raiva e agressividade são defesas do Ego e não um sinal de interação social, mas de um fechamento ainda maior. Com isso não quero dizer que há algum tipo de culpa por parte da pessoa que o desmentiu, mas que o outro tem essa peculiaridade de precisar se defender, apesar de ter sido pego em flagrante mentira. Reforço, também, as recomendações do colega Dirk.
Um forte abraço!
Um forte abraço!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber se é normal sentir nojo e raiva pelas pessoas, animais e tudo que a meu redor.
- Ola, gostaria de saber de uma forma bem clara a diferença do tratamento TCC e CT-R?
- Qual a relação entre traços de personalidade esquizoide e a demissexualidade? Vi uma psicóloga falar algo como a demissexualidade estar inserida no traço de personalidade esquizoide. Eu me identifico com a demissexualidade, tenho nojo de beijo se não tiver afeto, relação sexual apenas se tiver afeto…
- Pessoas com depressão profunda podem vir a desenvolver um transtorno de bipolar e curar totalmente?
- Pessoas que tem síndrome de asperger podem ter transtorno de personalidade antissocial, ou narcisista? E também, a alexitimia pode estar ligado a alguns pacientes com asperger?
- A sindrome de peter pan tem relação com autismo...
- Minha filha tem 15 anos e ela conversa muito sozinha ou as vezes com os bichinhos de pelúcia dela, Isso é normal ou devo procurar um especialista?
- Sou homem, tenho 29 anos e nunca namorei. Não me sinto mal por não namorar atualmente, afinal, sei que cada pessoa faz suas próprias escolhas na vida, e que há tempo para tudo. Eu, por exemplo, sempre me dediquei muito aos meus estudos, e atualmente faço um doutorado e pretendo continuar investindo em…
- Minha mãe diz que sou muito imperativa, as vezes treino o que vou falar. Fico imaginando coisas e converso e ainda faço movimento isso é normal?
- Adolescentes podem receber diagnóstico deTranstorno de personalidade esquizóide?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.