pessoa esquizóide tem agressividade qdo contrariadas ou pegas na mentira, mesmo q esteja claro a situação?

4 respostas
pessoa esquizóide tem agressividade qdo contrariadas ou pegas na mentira, mesmo q esteja claro a situação? Não tem afeto emocional com outros?
Bom dia ! Conforme a pergunta, estou de acordo com a opinião dos profissionais acima. Eu acredito como relevante destacar: 1) A necessidade do enfoque multidisciplinar para o tratamento do paciente, pois os especialistas como psiquiatra e psicólogo tem competência na área de atuação; 2) A consulta e acompanhamento com o psiquiatra deve ser constante, assim como o psicólogo de sua confiança deve dar atenção frequente no caso apresentado; 3) Tendo em vista a prevenção de possiveis alterações estruturais no caso do paciente, todo procedimento clínico com o psicólogo tem como objetivo, aumentar o grau de funcionalidade do paciente e a adaptação social conforme a condição atual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno da personalidade esquizoide caracteriza se essencialmente pela tendência ao isolamento, introspecção, frieza emocional e a falta de interesse em relações sociais. Quando uma pessoa com essas características sofrem pressão, ou estímulos que fazem entrar em relação e conflitos, podem sentir se desconfortáveis, ansiosos, ou seja, com tendência a reagir de forma imatura podendo apresentar como por exemplo, a agressividade. Se está percebendo comportamentos que chamam "atenção", o mais indicado e imprescindível e procurar um médico psiquiatra para uma avaliação / diagnóstico e para um tratamento integral, um processo de psicoterapia para auxiliar a identificar e a lidar com esses desajustes, visando reduzir a ansiedade ou depressão desencadeante e desenvolvendo habilidades e soluções para as dificuldades apresentadas. Nota se ainda que os familiares devem ser orientados como manejar e auxiliar na aderência ao tratamento.
Espero ter ajudado,
Á disposição
Se você pergunta sobre uma outra pessoa, o que aparece, recomendo não levar a mal o comportamento dela. Pessoa esquizóide se encontra numa posição de defesa e não tem os recursos mentais suficientes para a empatia da qual você parece que está sentindo falta. Também não tem a generosidade para admitir erros, ainda que óbvios. O comprtamento é devido, provavelmente, a experiências exageradamente repressoras e inibidoras feitas na infância.

Não recomendo mandá-la para um "diagnóstico". Pode deixar tudo pior: o desespero dela pode aumentar. As vezes, o rótulo alivia a pessoa, mas não realmente a avança.

Se você quer apreender aguentar e viver melhor com a pessoa, fortaleça-se a través de uma psicoterapia ou psicanálise sua. Como resultado, você pode levar uma vida mais satisfatória ao lado da pessoa demasiado defensiva, e finalmente, amando-a mais, talvez melhorar a vida e o comportamento dela também.
Aproveitando o gancho da excelente explicação do colega Dirk Belau, eu continuo explicando que todos temos agressividade (reprimida ou não) e essa agressividade é muitas vezes empregada em forma de defesa (na defesa do próprio Ego). Reconhecer uma mentira, implica uma pequena ferida no Ego, algo que para uma pessoa com o transtorno é muito doloroso, haja vista que, no fundo, o Ego dela é muito frágil e precisa se defender dessas situações com as quais ela não consegue lidar de outra forma além de negar e direcionar raiva a quem o coloca nessa situação difícil. Dessa forma, raiva e agressividade são defesas do Ego e não um sinal de interação social, mas de um fechamento ainda maior. Com isso não quero dizer que há algum tipo de culpa por parte da pessoa que o desmentiu, mas que o outro tem essa peculiaridade de precisar se defender, apesar de ter sido pego em flagrante mentira. Reforço, também, as recomendações do colega Dirk.
Um forte abraço!

Especialistas

Andressa de Lacerda Dumarde

Andressa de Lacerda Dumarde

Psicólogo

Araruama

Lorena Sampaio Ramos Borges

Lorena Sampaio Ramos Borges

Psicólogo

Brasília

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.