Pesadelos constantes pode ser sintoma de esquizofrenia?

6 respostas
Pesadelos constantes pode ser sintoma de esquizofrenia?
De forma alguma. A Esquizofrenia não tem "pesadelos" como algo relevante para seu diagnóstico.

A disposição
Dra. Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esquizofrenia é um distúrbio nas relações sociais em pessoas com uma inteligência frequentemente acima da média; Alucinações, distração, falta de lógica, transposição de idéias da perspectiva das pessoas ditas "normais"; Cisão e dispersão do pensamento, do sentir e do agir tendo como medida o habitual e o normal; A ilusão de perseguição é frequente e até faz sentido do ponto de vista do paciente uma vez que ele é de fato perseguido pelos normais. Os disturbios falam de uma fuga do nosso mundo normal para o mundo das sombras que nos parece irreal, sendo contudo vivenciado pelos pacientes de maneira opressiva e real.
Pesadelos constantes não são sintomas de esquizofrenia. Os sonhos, incluindo os maus e ruins nomeados pesadelos, são produções inconscientes com representações simbólicas. A qualidade do sonho não entra em jogo na elaboração e também não define a estrutura clínica, nesse caso citado, como esquizofrenia ou qualquer outro tipo de psicose.
Todos nós sonhamos. Sonhos que lembramos, que não lembramos, penosos e pesadelos. Quem nunca ouviu alguém falr: "Nossa estava com um problema pra resolver. Dormi e quando acordei veio à mente a resposta pro meu problema". Sonho é uma representação de tudo que vivemos no dia, de forma simbólica. Temos situações boas e outras não tão boas. Que ficam remoendo nosso pensamento. Quando temos muitos pensamentos negativos armazenados enquanto dormimos os mesmos aparecem com formas e sons, tudo criado pelo nosso cérebro.
Espero que tenha ajudado.
Abraços
Rosa - psico
Esquizofrenia é o nome de um grupo de transtornos mentais graves e complexos, muitas vezes debilitantes se não tratados, cuja características principais são os sintomas psicóticos, manifestados através de delírios e alucinações.
Os pesadelos não estão entre os sintomas que compõe os critérios diagnósticos das esquizofrenias.

Respeitosamente,
Não necessariamente podem ser sintomas de esquizofrenia. Mas podem ser sintomas de que há algo de errado, algo inconsciente que precisa ser analisado, cuidado.

Especialistas

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.