Período fértil causa insônia ?

10 respostas
Período fértil causa insônia ?
Sim! A insônia pode ser ocasionada por alguma alteração hormonal. Porém é necessário ficar atenta pois podem haver outros fatores envolvidos nesse sintoma, como estresse, preocupação, ansiedade, dentre outros. O ideal é procurar um profissional para fazer uma avaliação mais detalhada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Pesquisas mostram que as variações hormonais do ciclo menstrual fazem com que as mulheres possam ter insônia. Mas, outros fatores também como o estresse e preocupação excessivas com aspectos da vida podem levar a insônia. Somos seres organizados e integrados, ou seja, uma parte afeta o todo. Portanto, sugiro que você procure um especialista (médico/a e psicólogo/a) para verificar o que pode estar causando a insônia.
Olá! Pode haver alteração de sono devido as questões hormonais desse período, mas é importante uma investigação mais precisa de um médico. Além da questão hormonal, existem diversos fatores que são causadores de insônia...como ansiedade por exemplo.Procure um médico.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Sim. Fase em que existe alteração hormonal. Todavia, vale observar o estresse, a ansiedade e outras causas que pode estar causando a alteração no sono.
É claro que as alterações hormonais que ocorrem mensalmente em nosso organismo podem causar alterações em nosso sono. Geralmente na segunda metade de nosso ciclo há aumento de progesterona e a mulher fica um pouco mais sonolenta, semelhante ao pedido da gestação , digamos.
Entretanto, eh o pico de estradiol que precede a ovulação . O estradiol está relacionado à melhoras significativas em latência para o sono (tempo pra iniciar o sono), diminuição de despertares e inquietação e aumento de sono REM.
Talvez , o que esteja afetando seu sono seja mais relacionada a ansiedade do que exclusivamente o efeito de um hormônio
Durante a ovulação muitas mulheres relatam distúrbios no sono, isso é porque os níveis de progesterona são mias baixos.
Progesterona baixa geralmente ocorre insônia, progesterona alta mais sono.
Porém muito cuidado, isso pode ser sintoma de outras patologias, procure um médico qualificado.
Embora as alterações hormonais possam afetar o sono, é preciso verificar se não há algum distúrbio mais sério. É bom consultar um médico especializado para descartar problemas mais sérios e, paralelamente fazer a higiene do sono. Essa higiene do sono consiste em ir reduzindo as luzes, evitar aparelhos eletrônicos à noite (tvs, computadores, celulares, etc) que influenciam muito no adormecer saudável.
Boa sorte!
Além dos fatores hormonais, a insônia pode ser proveniente de fatores psicológicos como preocupação excessiva, ansiedade. Então um endocrinologista deve ser consultado para solicitar exames de seus níveis hormonais e se nada físico for constatado, o melhor é procurar um psicólogo.
Sim e não. As alterações hormonais são capazes de influenciar o sono, mas provavelmente isso tenha relação com o modo como você vive suas ansiedades no dia à dia. Caso queria falar a respeito disso comigo, fico à sua disposição.
Pesquisas mostram que as variações hormonais do ciclo menstrual fazem com que as mulheres possam ter insônia. Mas, outros fatores também como o estresse e preocupação excessivas com aspectos da vida podem levar a insônia.

Especialistas

Fabrício Rodrigues Mateus

Fabrício Rodrigues Mateus

Médico de família

Cuiabá

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.