Perdi minha mãe recentemente e desde então tenho apresentado dificuldade para me concentrar em conve

16 respostas
Perdi minha mãe recentemente e desde então tenho apresentado dificuldade para me concentrar em conversas e em muitos casos conversar e ouvir conversas/estar nessas conversas me causam irritabilidade muito grande tal como um desejo de ficar quietinha, longe com meus pensamentos. Estar cercada de pessoas me estressa. Coisas que eu costumava fazer e me proporcionavam prazer não me agradam mais. Perdi a vontade de fazê-las. Estou preocupada com isso. Será que é depressão?
Boa noite! Sinto muito por sua perda. Tendo em vista o falecimento da sua mãe, alguns comportamentos e sentimentos podem estar ligados á perda em si. Não necessariamente seja depressão. Sobre não sentir mais prazer em coisas que antes te proporcionavam ele, é válido lembrar que a sua vida teve uma mudança grande com esta perda, você mudou com esta perda. Iniciar psicoterapia neste caso pode ajudar na elaboração deste luto e trabalhar estas dificuldades e sentimentos que tem atravessado a sua nova realidade. Novamente, sinto muito pelo falecimento de sua mãe. Espero que fique bem conforme for sendo possível, abraços.

Primeiramente, meus sentimentos. Sei bem o que está relatando, já auxiliei clientes a passarem por situações de luto e também já precisei pessoalmente atravessá-la. É super importante iniciar uma terapia, por diversas razões, vou enumerar algumas a seguir. Trata-se de um momento onde olhamos para as questões mais essenciais da vida e acabamos tendo maior clareza sobre o que realmente nos importa. Além disso, carregamos muitas vezes culpas e mágoas do que não conseguimos dizer ou fazer e elas podem estar nos prejudicando a seguir tranquilos nossa jornada. Um outro motivo pode ser a dificuldade em conseguir se abrir ou falar sobre o tema com os outros. Bom, com relação a se se perguntar se está deprimida ou o motivo de sentir vontade em querer ficar sozinha, entendo como super normal termos vontade de nos recolhermos. Precisamos de um tempo para nos reorganizarmos internamente, ainda mais quando a perda envolve uma mãe. Fique tranquila que ao ser consultada por um psicólogo, ele estará atento à sua condição e se for o caso, irá te indicar que procure também um psiquiatra para avaliar uma possível depressão. Espero ter te auxiliado um pouco, respeite seus desejos e seu tempo, qualquer dificuldade procure sim uma terapia, vai te fazer muito bem, tenho certeza! Um abraço!
Olá querida, meus sentimentos, você está vivendo a fase do luto. É extremamente complexa e recheada de sentimentos confusos, você provavelmente está passando por essas fases e isso causa sintomas depressivos, você pode procurar grupos de apoio para o luto e etc. Ademais meu chat está aberto caso queira conversar.
Olá! Primeiramente queria te dizer que sinto muito pela sua perda. Embora a morte seja parte da vida, a perda de um ente querido é sempre um desafio. Nós não somos ensinados a lidar com a morte. Por mais que tenhamos a consciência de que tudo que nasce um dia irá morrer, dificilmente estaremos preparados para aceitar a morte de forma imediata. O que você está vivenciando nesse momento, um período cheio de tristeza e questionamentos, pode fazer parte do processo natural do luto. Mas pode ser depressão também. Para diagnosticar a depressão, seria necessário realizar algumas consultas com um Psiquiatra ou Psicólogo. Mas, mesmo que o diagnóstico não seja confirmado, ainda assim considero importante passar pelo aconselhamento psicológico, para que você possa ter o auxílio necessário para lidar melhor com essas e outras questões que podem surgir e viver com mais qualidade de vida. Então, se for possível pra você, não deixe de investir nisso. Caso não possa arcar com o custo padrão da psicoterapia, tem muitos profissionais que atendem por um valor social e algumas faculdades que prestam atendimento gratuito. Com o apoio de um psicólogo, você pode amenizar seu sofrimento e atravessar essa fase de uma maneira mais tranquila, com menores prejuízos. Cuide-se bem!
Olá! Sinto muito pela sua perda. Você diz aqui que a perdeu faz pouco tempo, considerando isso acredito que isso que está sentindo seja absolutamente normal e que faz parte do processo do luto que está passando. Mas se estes sintomas se prolongarem e prejudicarem a sua rotina busque ajuda psicológica para uma avaliação. Fico a disposição para qualquer dúvida.
Olá, meus sentimentos pela perda de sua mãe. Entendo o momento que você esta passando como uma experiência muito dolorosa. Por outro lado, existem estágios do luto que precisamos ultrapasssar para que possamos lidar melhor com a perda, ainda mais se tratando de uma mãe, cuja morte é o rompimento de uma conexão intensa e profunda que coloca fim a uma relação de afeto construida desde sempre. Sugiro que procures um apoio psicológico, nesse momento dificil, para te ajudar a passar por esse momento dificil, vai te ajudar muito, com certeza. Um abraço
Olá! Sinto muito pela perda da sua mãe. Primeiramente é importante você saber que após uma perda, se vivencia o luto, que é um processo doloroso porém natural e tem suas fases. Essa perda traz uma mudança drástica na vida de uma pessoa e pode causar alterações fisiológicas e psicológicas. Cada um irá vivenciar o luto no seu tempo, porém é muito importante que se faça um acompanhamento psicológico para entender até que ponto esse processo está se dando de forma natural ou se passou a ser um luto patológico. Não tenha medo de buscar ajuda. Desejo forças a você. Se cuide!
Olá, sinto muito por sua perda, você citou que faz pouco tempo que perdeu sua mãe. O que provavelmente você esta sentindo é Luto. Vi alguns colegas aqui falando sobre os estágios do luto a serem ultrapassados. Porém, hoje já temos perspectivas terapêuticas mais atualizadas. A ideia de fases, destinava-se a oferecer conforto, não criar uma gaiola. O problema é que esse conceito se disseminou e foi influenciado por algo que é muito comum a nós seres humanos, a promessa e a tentação de cura, de transformação pessoal, de resolução de sofrimento, e assim criamos uma expectativa a respeito do que seria um processo normal de luto. Uma noção do luto como algo linear e que ao final dessas fases haveria uma cura, um sessar de sofrimento, uma resolução. Sabemos, que não é bem assim. E isso vem causando mais sofrimento.

O luto não é linear, as fases não devem ser padrões de regras para seu luto. Seu sofrimento não tem que ser curado, ele deve ser vivido. O luto é DUAL, ou seja, Quando estamos passando por um processo de luto, é esperado que as oscilações entre a perda e a restauração aconteçam. Ou seja, às vezes você estará sendo confrontado com a perda, e todas as memórias, anseios, e os pensamentos, e em outros momentos você irá buscar se distrair, evitando algumas memórias e buscando aliviar isso concentrando-se em outras coisas, retomando algumas tarefas, e se reorganizando.

Isso é completamente normal, o luto não é estático, ele não ocupa um espaço paralisante, muito pelo contrário, o luto é uma construção, porque permite que exploremos novos caminhos de significados ao longo do tempo.

Cuidado com a patologização desse processo, e se você precisa de um espaço para justamente se sentir livre para elaborar e vivenciar de seu sofrimento, busque ajuda psicológico. Busque esse espaço seguro, para que você possa processar todas as emoções da tragédia. Qualquer coisa fico a disposição, abraço!!!
Olá, houve um fato muito significativo na sua vida que é o falecimento de sua mãe. Isto não irá passar desapercebido por nenhum profissional de saúde e deve ser compreendido e respeitado. O luto, iniciado com este fato, não deve ter um tempo programado para acabar e, os sentimentos devem ser legítimos. Respeite bem o que está vivendo neste momento e não se precipite em querer sair rápido, reduzir ou negligenciar seus sentimentos… se possível, inicie logo seu processo terapêutico e perceberá mudanças. Bom caminho! Abs
Primeiro: sinto muito pela sua perda! Perder a referência materna é impactante na nossa vida como um todo, busque ajuda para tentar lidar com essa fase da sua vida. Faz todo sentido se sentir sem ânimo ou triste diante da perda significativa que você teve. Portanto, se possível inicie um processo terapêutico para aprender a lidar com isso e poder identificar se é proveniente do luto ou seria depressão. Espero ter ajudado. Um abraço fraterno e fique bem!
Olá! Meus sentimentos pelo falecimento de sua mãe. O processo de luto parece adequado à sua descrição. Talvez a fase fase depressiva do luto. Não se pode descartar que a perda possa formar gatilho para depressão propriamente dita. No caso, teríamos que avaliar também outros sintomas além do desejo de isolamento e da falta de concentração, tais como a inatividade, disfunções de sono e alimentação, perda de prazer, agitação psicomotora, queda de energia, irritabilidade, humor deprimido e outros. À disposição para tratar a respeito, com psicoterapia. Recomendável também consultar um profissional de psiquiatria.

Sinto muito pela perda de uma pessoa, tão querida. É possível que os sintomas que você está descrevendo possam ser relacionados a um quadro de luto pela perda de sua mãe. A dificuldade de se concentrar, a irritabilidade, o desejo de ficar sozinha e a perda de interesse em atividades que antes lhe davam prazer são sintomas comuns nessa situação. No entanto, é importante que você busque orientação de um psicólogo para uma avaliação precisa e para serem definidos os melhores tratamentos para essa situação. Lembrando que o luto é um processo normal, mas a depressão também pode se manifestar nessa situação.
Olá! Sinto muito pela sua perda! O processo de luto varia de pessoa para pessoa, porém é completamente esperado que você esteja reagindo dessa forma pela perda da sua mãe. Embora o processo de luto seja esperado, não permita que isso se torne em algo patológico (depressão, por exemplo). Recomendo que você busque o auxílio de um Psicólogo para te apoiar nesse processo de elaboração do luto, que é necessário, e caso ele avalie aplicável, poderá te encaminhar para uma avaliação complementar de um colega Psiquiatra. Cuidar do seu emocional nesse momento é fundamental para que você possa perceber que existem possibilidades de reconstruir sua história, ressignificar sua vida e lidar com a saudade de uma forma saudável.
Fico à disposição.
Abs
Olá! Sinto muito pela sua perda, imagino que esteja sendo um momento dificil para você.
Estes sintomas que você descreve, na verdade são naturais e fazem parte do luto, essa experiência que além da dor e tristeza pela perda de alguém amado, também gera irritabilidade e tantos outros afetos ou comportamentos. Um processo psicoterapêutico pode te trazer um suporte neste momento e te auxiliar melhor a compreender o que você tem vivenciado.
Olá.

Lamento a sua perda. Visivelmente você está abalada(o). Espero que encontre conforto em algum momento. Gostaria de contribuir dizendo que a depressão é um fenômeno que perdura durante um tempo (mínimo 15 dias conforme DSM) alguns sintomas que estão relacionados a fatores sociais como relacionamentos prejudiciais com quem vc convive, violência e auto percepção negativa. Isolamento social, irritabilidade e perda de prazer somente não configuram depressão. No seu caso, o processo de luto é significativo. É natural que quando perdemos alguém que gostamos e do nosso convívio, nos sentimos desorientados, "sem chão". Voltar a ter prazer, ser mais tolerante com os outros e desejar estar com amigos e familiares leva um tempo. Possa ser interessante pra você respeitar esse tempo de elaboração do seu luto. Espero ter contribuído com algo. Abraço.
Sinto muito pela sua perda. É compreensível que perder alguém tão próximo como sua mãe possa ser extremamente difícil e impactante. Os sintomas que você descreve, como dificuldade de concentração, irritabilidade, aversão a interações sociais, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e um sentimento geral de desânimo, são comuns em pessoas que estão enfrentando um período de luto significativo.

Quando alguém perde um ente querido, é normal passar por um processo de luto que pode afetar tanto o aspecto emocional quanto o comportamental. A depressão também é uma possibilidade, especialmente se esses sintomas persistirem por um período prolongado e começarem a interferir significativamente na sua vida diária.

Para ter uma avaliação mais precisa, seria importante você considerar buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra poderá realizar uma avaliação cuidadosa do seu estado emocional e ajudá-la a entender melhor o que está acontecendo. Eles poderão oferecer suporte emocional, orientação e, se necessário, considerar opções de tratamento como a terapia ou, em alguns casos, medicação, para ajudar a aliviar os sintomas.

É importante lembrar que é normal e saudável procurar ajuda quando estamos passando por um momento difícil como este. Não hesite em compartilhar seus sentimentos com pessoas próximas e buscar o apoio profissional necessário para atravessar este período.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 75

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!