Perder sonhos e se acomodar pode ser um problema emocional?

11 respostas
Perder sonhos e se acomodar pode ser um problema emocional?
Olá, bom dia!
Perder sonhos com relação a não estabelecer objetivos e metas futuras ou não ter mais perspectivas com relação ao futuro, pode ser um sinal de que algo não anda muito bem. Se acomodar é algo confortável e natural para qualquer ser humano em algumas situações na vida. Não existe receita de como devemos viver, mas sou adepta de que a partir do momento em que essa acomodação causa incômodo, é sinal de que algo não está bem e precisa ser bem investigado para saber o que pode estar causando esse incômodo e de quais formas pôde-se superar. Muitas vezes não conseguimos fazer essa avaliação interna sozinhos, por isso te aconselho a procurar uma psicoterapia.

Olá, boa noite! Então eu senti um desânimo em sua pergunta. Perder a vontade de sonhar é sinal de que algo não vai bem. Ainda mais se nada de grave aconteceu em sua vida no momento. É interessante buscar ajuda sim, pois saberá o que esta havendo e buscar mudanças. Cuide de si!
Espero ter ajudado.
Olá, pode ser um problema sim, por isso te aconselho a buscar ajuda psicológica para que isso posso ser melhor avaliado
O que nos motiva? o que nos faz buscar algo ou alguém? Sim, pode estar relacionado ao emocional seu como tb familiar. Neste caso, vejo que vc está no mínimo motivado para saber o que acontece com vc, porque deve ter percebido a necessidade de "se mexer". Um abraço
Não é possível ser taxativa e afirmar que se trata de um "problema emocional". Pois assim como pode indicar alguma patologia, pode também indicar alguma dificuldade intrínseca aos conflitos da vida. Se está preocupado(a) com a "perda de sonhos" procure observar se isso persiste, em caso positivo, procure um profissional para que esta situação não progrida e traga maiores prejuízos à sua qualidade de vida.
Perder sonhos que te fizeram sentir algo forte pode significar uma fulga,mas não é possível afirmar assim tao superficialmente que se trata de um problema emocional .Agora se acomodar ,se esse acomodar tiver te gerando consequências sugiro que procure um profissional ou eu mesma ou meus colegas para falar sobre isso
O atendimento psicanalítico trata o mal-estar e o sofrimento em sua condição singular.

É uma forma de abordagem do humano tem particularidades e método clínico. A clínica psicanalítica é um conjunto de procedimentos exige diagnostica (sintoma), semiologia (signos) e etiologia (causa)

Contemporaneamente nos definimos e nos percebermos, e através de ideais e construções sócio -históricas, categorizadas, e muitas vezes, de forma objectificável, imposta, repetida e também transmitida de forma desapercebida, mas não sem consequências.

Catalogação patologizante de sinais, sintomas e distúrbios (TOC, depressão, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, estresse pós-traumático, somatização etc.) Faixa etária, fases da vida, gerações (criança, adultescente, terceira idade, y, x, boomers, nem-nens, millennials etc.); cor de pele, raça, etnia; anatomia, identidade de gênero, orientação afetiva (cis, trans, hétero, homo etc.); papéis familiares, profissionais e culturais (casais, pais, separados, mães, filhos, gestantes, puérperas, adotados, empresários, aposentados, desempregados etc.) ; diagnósticos biofísicos, intelectuais, comportamentais.

Essas categorizações falham ao não levar em conta a particularidade da vivência pessoal diante dos acontecimentos da vida.

Todavia, cada termo possui um conjunto de características próprias que o qualifica e nos identifica, constitui-nos, dão-nos lugar. O que torna possível definir previamente o público a quem se destina nossos serviços, e delimitar assim especializações psicoterapêuticas e especificações para a efetivação de políticas públicas e outros fins.

Lembrando, a psicanálise privilegia o encontro, no um a um e a cada sessão de análise. Sem a necessidade de ter um nome, uma descrição para legitimar, acolher e tratar o sofrimento. Leva em conta as narrativas de cada sujeito, sem medidas normatizadas as quais se adequar.
Atendimento a pacientes com: Depressão; Estresse; Ansiedades; isolamento; dificuldades de relacionamento; medos; fobias; síndrome do pânico; transtorno afetivo bipolar; transtorno obsessivo-compulsivo; transtornos alimentares, entre outros diagnósticos descritos pelo CID 10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças. Levando em conta uma experiência de cura , calcada em uma confrontação com a verdade do sujeito, que não se define apenas pelo comportamento objetificável, mas pela relação que o sujeito estabelece com aquilo.

O sintoma tem relação com nossa vida, nossa família e nossa cultura. Respeitar o sintoma até que o sujeito não precise mais disso, e possa estar com o outro e reconhecer seu desejo de outra maneira
Pelo seu breve relato, é muito delicado afirmar que é uma questão emocional, seria necessário se aprofundar um pouco mais para melhor entender essas questões.
Seria interessante passar com um psicólogo, afim de compreender oque está vivendo nesse momento.
Na juventude temos muitos sonhos, e alguns destes são realizados ao longo da vida, outros não. E com o passar dos anos as pessoas se acomodam porque atingiram algumas metas características de nossa sociedade, como profissão, trabalho, casamento, filhos, estabilidade econômica. E daí??
Precisamos descobrir sempre as fontes de energia que nos fazem levantar todos os dias com ânimo para enfrentar o dia. Descubra em você mesmo e no seu entorno que coisas poderiam levantar seu astral e deixá-lo animado todos os dias para atingir novas metas.
Essa situação de não ter sonhos e se acomodar pode estar relacionada com não ter esperança, motivação e nem energia para investir em atividades ou relacionamentos. Seria isso? Podemos pensar que tais sentimentos envolvem muito sofrimento e que a psicoterapia pode ajudar a entender o que está acontecendo e qual o melhor tratamento.
Olá
Desejar, ter sonhos, projetos e objetivos nos movem. Eles impulsionam a nossa vida. Muitas vezes não conseguimos realiza-los totalmente, mas sem dúvida eles dão uma cor especial à nossa existência. Se você não tem força de ir atrás dos seus sonhos e isso a incomoda, será muito proveitoso procurar ajuda de um psicólogo para entender o que está acontecendo com você.
Boa sorte