Perda de sono causa gagueira ?

5 respostas
Perda de sono causa gagueira ?
Varias questões podem estar relacionadas com a gagueira e assim como em muitos outros trantornos emocionais a falta de sono pode agravar os sintomas em geral, mas é preciso uma avaliação aprofundada para tratamento e melhora deste sintoma. Atendimentos multidisciplinares sao indicados e a psicoterapia é fundamental neste caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A gagueira pode aparecer na infância, mas geralmente tende a diminuir e sumir conforme o desenvolvimento de maturação e trabalho com a linguagem de forma adequada. Mas se persiste depois dos cinco anos, mais ou menos, pode estar relacionados a questões anatônicas e funcionários do cérebro. Um adulto também pode vir a desenvolver uma gagueira, mas geralmente estudos apontam que não perduram quando ocorre um tratamento.
Não ter sono não teria relação direta de uma ação e consequência para a gagueira. Situações de estresse, ansiedade, desgaste pelo cansaço podem causar algum efeito sobre o pensamento, mas seria necessário explorar mais da situação para esclarecer melhor esse quadro.
Olá.
Há vários estudos e indícios sobre o desenvolvimento da gagueira, entretanto, é extremamente complexo afirmar de modo diretivo que a perda de sono possa ser o causador da mesma. É importante frisar que a perda de sono pode atrapalhar no desenvolvimento humano em diferentes aspectos, portanto, é importante que procure não apenas a ajuda médica como também de um psicólogo para que, juntos, possam ver a questão da perda de sono e o que possa estar dificultando a linguagem.
Espero ter ajudado.
Abraço.
O tratamento para a gagueira deve ser inicialmente realizado por um profissional fonoaudiologo. A gagueira pode ter sua causa em alguns fatores, tais como genético, ambiente familiar ou social e até uma lesão cerebral. A perda do sono pode estar relacionada com o uso excessivo de substancias como cafeína, bebidas alcoólicas, drogas e o sedentarismo. Assim, não se descarta a possibilidade de que possa interferir numa situação de gagueira existente.
A privação de sono está associada a diversos distúrbios orgânicos e transtornos psicológicos. É difícil dizer de bate-pronto se ela pode influenciar ou não um episódio de gagueira, mas a princípio é uma variável a ser considerada ao se analisar o quadro clínico como um todo. Raramente um problema comportamental deriva de uma causa única e bem localizada. Uma análise das causas envolve ainda outros fatores como: em quais momentos a gagueira se torna mais frequente, intensa, provável? Como a pessoa costuma reagir a tais situações, pessoas, ambientes? (entre outras perguntas...). Geralmente chega-se a um conjunto de causas relacionadas entre si que podem explicar a ocorrência do comportamento. A partir disso, também se pode traçar estratégias para tratar a disfunção na fluência da fala.

Especialistas

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Renata Ramalho

Renata Ramalho

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Larissa Luppe Pompêo

Larissa Luppe Pompêo

Fonoaudiólogo

Valinhos

Lívia Maria Santos de Souza Neiva

Lívia Maria Santos de Souza Neiva

Fonoaudiólogo

Brasília

Larissa Toigo Zandoná

Larissa Toigo Zandoná

Fonoaudiólogo

Canoas

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.