Pequena imagem nodular hipodensa, nucleocapsular,à esquerda, sem edema, ou efeito atrofico adjacente

2 respostas
Pequena imagem nodular hipodensa, nucleocapsular,à esquerda, sem edema, ou efeito atrofico adjacente (insulto vascular subagudo? Lacuna esquemica?) Correlacionar com dados clinicos. Calcificaçoes nas porções cavernosas de ambas as arterias carotidas internas. O que significa?
Bom dia.
Estas informações estão descritas no laudo de um exame de imagem (tomografia de crânio), correto? Elas não podem ser analisadas fora do contexto clínico do paciente, sempre correlacionando com achados da história ou do exame clínico. Nunca devem ser interpretadas isoladamente.
Nas descrições apresentadas, o termo "calcificações nas porções cavernosas de ambas as artérias carótidas internas" demonstra que existe algum grau de doença aterosclerótica nestes vasos, o que não é incomum na presença de fatores de risco. A outra informação "pequena imagem nodular hipodensa...." sugere o que foi descrito: "insulto vascular isquêmico? Lacuna isquêmica?"
Portanto, sugiro que você leve o exame para que o médico solicitante analise no seu contexto o que estas informações representam e qual o caminho a seguir.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! A interpretação dessas informações é essencialmente clínica e deve ser feita pelo médico que solicitou o exame, que poderá correlacionar os achados com a história clínica e os sintomas que você apresenta.

A expressão "pequena imagem nodular hipodensa, nucleocapsular, à esquerda, sem edema, ou efeito atrófico adjacente" sugere a presença de uma lesão que pode ser resultado de um evento vascular isquêmico subagudo, como uma lacuna isquêmica. Isso significa que pode ter havido um pequeno derrame ou infarto em uma área específica do cérebro, mas sem sinais de edema ou atrofia ao redor, o que é um bom sinal.

As "calcificações nas porções cavernosas de ambas as artérias carótidas internas" indicam a presença de placas de aterosclerose nessas artérias. A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura e cálcio nas paredes das artérias, o que pode levar ao estreitamento e endurecimento dos vasos sanguíneos. Esse achado é comum em pessoas com fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol alto e tabagismo.

É fundamental que você leve esse exame ao médico que o solicitou para que ele possa analisar esses achados no contexto da sua saúde geral. O médico poderá determinar se há necessidade de tratamentos adicionais, como medicamentos para controlar fatores de risco cardiovascular, ou outras intervenções para prevenir futuros eventos vasculares.

Se precisar de mais orientações ou quiser discutir seu caso em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. A telemedicina permite consultas de segunda opinião de modo conveniente, rápido, seguro e discreto, com uma diversidade de médicos, incluindo os melhores e mais recomendados desta plataforma. Caso se interesse, basta clicar no perfil para agendar.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Ivan Marcelo Martins

Ivan Marcelo Martins

Cirurgião vascular

São Paulo

Pietro Sandri

Pietro Sandri

Angiologista, Cirurgião vascular

Pomerode

Fernando Trés Silveira

Fernando Trés Silveira

Angiologista, Cirurgião vascular

Serra

Janaina de Hollanda Ferreira

Janaina de Hollanda Ferreira

Angiologista, Cirurgião vascular

Maceió

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 239 perguntas sobre Doenças Das Artérias Carótidas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.