Pensar muitas acontecimentos e coisas, passadas ou futuras, podem dar desrealização ou despersonaliz

35 respostas
Pensar muitas acontecimentos e coisas, passadas ou futuras, podem dar desrealização ou despersonalização? Também tenho dor de cabeça. O que pode ser? Tem cura?
Olá! Para responder sua pergunta, precisaríamos investigar melhor esses pensamentos: quais são eles, como chegam, de que forma se estruturam e qual a lógica por trás deles. Imaginar situações e cenários pode ser um modo de fantasiar, é normal e, em determinada dose, saudável. Quando a dose de fantasia acaba excedendo, é importante compreender melhor quais seriam as funções em sua realidade psíquica. Se é algo que te incomoda, procure ajuda profissional, certamente vai te ajudar. Um abraço!

Olá! O primeiro e mais importante de tudo é procurar a psicoterapia se acontece com uma frequência que chega a te preocupar, e na psicoterapia vai ser investigado melhor se onde vem esses pensamentos, essa excessiva ruminação do passado ou do futuro, e se você de fato experiencia um estado dissociativo. Vai ser importante também pra saber se as dores de cabeça estão relacionadas com isso ou não, no caso um médico pode procurar uma causa física. Com a psicoterapia a melhora é muito possível! Abraço!
Boa tarde. Oriento que busque um profissional para entender seus sintomas. Não é possível avaliar assim com apenas um relato. Sobre as dores de cabeça, é preciso verificar se há um viés emocional ou se é algo físico, recomendo um médico sobre isso.
Oie! Pensar muito sobre o futuro e sobre o passado pode ser um sintoma de ansiedade, mas também pode ser uma gama de outras coisas (saudáveis ou não). Para te ajudar, é necessário entender um pouco mais a fundo esses pensamentos. A terapia pode te ajudar nesse processo. Se cuida, me coloco à disposição para tirar mais dúvidas ;)
Olá! Inicialmente, seria importante passar por uma avaliação médica para verificar se as dores de cabeça têm alguma causa física. Em conjunto, buscar acompanhamento psicológico pode ser uma opção valiosa para compreender melhor os processos dos pensamentos e emoções relacionados. Cuidar tanto da saúde física quanto da saúde mental é fundamental para o bem-estar geral.
Olá concordo com a visão das colegas. Preocupação excessiva com o passado, e principalmente o futuro pode caracterizar ansiedade entretanto é importante avaliar de forma cautelosa. As dores de cabeça precisam de uma investigação médica para identificar a causa, se estes sintomas possuem ligação. Após entendimento da dor física, o acompanhamento com um psicólogo poderá contribuir para entendimento dos sintomas de ansiedade.
Busque ajuda!
Olá!

Entendo que todo tipo de experiência (ou projeção) que apresente fundo traumático/conturbado, ou que dispare em você um estado de perturbação, pode ter o potencial de proporcionar transtornos como esses que supôs. Inclusive, isso mesmo que você descreveu pode se tratar de alguns dos sintomas possíveis dentro dos impactos que esses dois fenômenos são capazes de provocar numa pessoa.
Se as suas memórias e/ou aspirações têm descarregado em você esses tipos de sentimentos e percepções, não me parece difícil associá-las à ideia que você levantou.

Apesar das constatações, considero importante, antes de se chegar a qualquer conclusão ou diagnóstico, levar em consideração a necessidade de aprofundar o entendimento sobre a presença dessa questão, que hoje tanto te assola, junto a um profissional.

Imagino como deva estar sofrendo com todo o percalço que passar por isso deva representar na sua vida...
Estou convicto de que se você aceitar submeter-se ao processo terapêutico, terá a oportunidade de ressignificar essas mesmas memórias e poderá encontrar novas maneiras de se conectar com seus anseios e projeções que não mais devam proporcionar a você o sofrimento e a angústia que vem experienciando hoje.

Estou à disposição pra olharmos mais afundo pra isso, juntos!
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Pensar excessivamente sobre acontecimentos passados ou futuros pode contribuir para sentimentos de ansiedade a desrealização ou despersonalização, ( que não sei se é seu caso) podem estar associados a condições como ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. A dor de cabeça também pode ser um sintoma relacionado ao estresse e à tensão mental. Esses sintomas podem ser tratados com a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo.

A recuperação varia de pessoa para pessoa, mas muitas pessoas encontram alívio significativo com o tratamento adequado. É importante buscar apoio profissional para uma avaliação e um plano de tratamento individualizado.
oi... pra responder a essa pergunta temos que investigar todos os aspectos da sua vida com um profissional habilitado Psicólogo ou Psiquiatra.. No meu consultório eu ensino diversas técnicas para controlar melhor a ansiedade! Estou a disposição para conversas e esclarecer quaisquer dúvida!
Pensar muito sobre acontecimentos passados ou futuros pode, em alguns casos, contribuir para sentimentos de desrealização ou despersonalização. Esses sintomas podem ser caracterizados por uma sensação de desconexão com o ambiente ao seu redor, como se as coisas parecessem irreais ou distantes, ou uma sensação de distanciamento em relação a si mesmo, como se estivesse observando suas ações de fora do seu corpo.

A desrealização e a despersonalização podem estar associadas a diversos fatores, incluindo transtornos de ansiedade, estresse excessivo, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), depressão, enxaquecas, abuso de substâncias ou outras condições médicas. É importante observar que apenas um profissional de saúde qualificado pode fazer um diagnóstico preciso com base em uma avaliação completa dos seus sintomas.

Quanto à dor de cabeça, existem muitas possíveis causas, desde tensão muscular até enxaquecas, problemas de visão, sinusite, estresse, desidratação, entre outros. A dor de cabeça em si não é necessariamente um sintoma de desrealização ou despersonalização, mas pode estar relacionada a outras condições subjacentes.

É importante buscar um profissional de saúde para uma avaliação adequada dos seus sintomas. Eles poderão realizar um diagnóstico preciso e recomendar um plano de tratamento adequado. O tratamento dependerá da causa subjacente, mas muitas vezes pode envolver abordagens como terapia cognitivo-comportamental (TCC), medicação, técnicas de relaxamento, mudanças no estilo de vida e gerenciamento do estresse.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e o tratamento pode variar. O profissional de saúde poderá fornecer informações mais específicas com base na sua situação individual. Não hesite em procurar ajuda médica para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado.
A dissociação pode ser comorbidade de alguma doença ou isolada, por isso importante a avaliação. Pode ser desde associado a transtorno de ansiedade, no qual dissocia para tentar lidar com o que sente, até um transtorno de personalidade. Consulte um especialista, mas em geral, você consegue melhorar ou até mesmo curar com o tratamento com psicoterapia adequado.
Nesse caso é necessário acompanhamento psicológico para investigar a sua situação. Pensar demais no passado está ligado a traumas não superados, a uma questão ligada talvez a sintomas depressivos, quando você fala sobre isso e sobre o que passou é uma forma de poder elaborar essa dor para viver o presente de forma mais leve. O excesso de futuro está ligado a uma ansiedade, quando você não consegue viver no momento do agora, uma forma de luta ou fuga para não precisar lidar com que está acontecendo. Sugiro iniciar o processo de autoconhecimento, posso ensinar técnicas e mostrar percepções para que saiba lidar melhor com isso :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Espero que esteja bem. Esses sintomas podem estar associados a condições como transtorno de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático ou transtorno de despersonalização/desrealização. A dor de cabeça pode ter várias causas, incluindo estresse, tensão muscular, problemas de visão ou outras condições médicas. É recomendado procurar um médico para uma avaliação adequada da dor de cabeça e descartar possíveis causas físicas. A terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser útil no tratamento desses sintomas, fornecendo estratégias para lidar com a ansiedade, identificar padrões de pensamento disfuncionais e promover o autocuidado emocional. Procure um psicólogo e entenda melhor todo esse processo através da terapia. Fique bem!
Sobre sua primeira pergunta, pensar não leva a despersonalização. O que você relata, como apontado por diversos colegas, faz pensar em sintomas de ansiedade, mas é realmente necessário mais informações para poder responder suas outras duas perguntas. Abraço
Olá, para entender melhor sobre o que se passa em sua mente, é preciso buscar autoconhecimento, se aprofundar em si mesma e se conhecer, para aí sim o profissional ter um diagnóstico e um tratamento.
Fico à disposição para lhe ajudar nesse processo.
Abs
Olá, para a dor de cabeça é indicado você buscar avaliação médica para descartar qualquer problema na sua saúde física. Após descartado isso, poderá ser considerado este sintoma como algo associado à questões psicológicas. Alguns pacientes apresentam dor de cabeça quando estão sob ansiedade elevada ou situações estressantes. Não há uma regra, cada um sente de uma maneira distinta. Da parte psicológica, é necessário que seja realizada uma avaliação aprofundada para entender o que são estes pensamentos, o que eles representam pra você, ao que eles estão associados e como eles tem impactado na sua vida. A partir disso, é possível pensar em estratégias que auxiliem a lidar de uma maneira saudável com os pensamentos no momento atual e à longo prazo também. A Terapia Cognitivo-Comportamental é a mais indicada para o tratamento de ansiedade e estresse. Espero ter ajudado. Fico à disposição.
Olá,
Suas dores de cabeças podem ser de cunho biopsicossocial, ou seja, causado por fatores biológicos, fatores psicológicos e fatores sociais. O ideal é iniciar a investigação biológica, com o intuito de afastar causas físicas. Observe em que momentos a dor de cabeça ocorre, o que é importante para que o profissional que irá lhe atender possa ser mais assertivo na busca da solução. Um profissional, da área de psicologia, também poderá lhe ajudar a encontrar o melhor caminho para solucionar o seu caso, lhe orientando o melhor caminho a ser seguido.
Pensar muito no passado e no futuro pode advir de sua personalidade, formada desde a mais tenra idade, incluindo o período gestacional e somado as heranças genéticas. Conhecer nosso Modus Operandis, como agimos e reagimos aos eventos cotidianos de nossa vida, é fundamental para compreender nossas emoções, sentimentos, ações e reações.
A Psicologia das Personalidades nos ensina isso. Permaneço a sua disposição para o caso de desejares te conhecer e saber como enfrentar seus motivos de ser como é.
Abraços Astrid
Olá! Para identificar essa questão é necessária uma avaliação psicológica com um profissional da Psicologia. Só assim é possível identificar as variáveis que determinam esse comportamento e, assim, poder traçar um tratamento adequado para o caso. Ao que parece, há sinais de altos níveis de ansiedade, o que pode estar ocasionando essas sensações aversivas relatadas. De todo modo, para o tratamento da ansiedade, é necessário um profissional capacitado que irá auxiliá-lo(a). Espero tê-lo(a) ajudado! =)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá! geralmente o depressivo pensa muito no passado, e o ansioso pensa muito no futuro.
e as dores de cabeça podem ser devido a ansiedade.
Pode ser, mas só saberá melhor numa psicoterapia, bem como a melhora disso.
Um psicólogo pode te avaliar melhor e te ajudar a entender o que está passando com você.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá!!! É preciso te escutar mais para maior compreensão desses "acontecimentos", bem como sobre sua "dor de cabeça". Busque ajuda, fazendo parte de um processo psicanalítico. Me coloco a disposição. Abraços
Olá! Precisaríamos de mais elementos para melhor analisar as possibilidades. Recomendo buscar um Psicólogo para um correto diagnóstico e tratamento.
Olá, espero que esteja melhor!! Sugiro que busque, de início, a causa das dores de cabeça, pois ela afeta outras áreas, desde sua qualidade de sono, bem como seu desempenho nas atividades cotidianas. E os pensamentos podem ser investigados de onde e como surgem, com uma avaliação psicológica, para melhor orientação. Estou a disposição! Um abraço!
Olá, como tem passado?
Pelo pouquinho que contou parece ser interessante buscar uma terapia para elaborar melhor as questões em torno dessa desrealização e despersonalização, pode falar, ouvir e pensar sobre o que tem por trás desses sintomas, como eles te afetam e o que compõe eles. Excessos de pensamentos sobre vários tempos da vida podem ser estressantes e causarem ansiedades muito grandes, por isso pode ser legal falar mais sobre o que te aflige e o que te preocupa.
Sobre o que pode ser, podem ser várias coisas, tem cura sim, tanto o tratamento quanto a cura podem ser realizados em terapia e em consultas com psiquiatra caso sejam necessárias.
Espero ter ajudado.
Olá! Pensar várias coisas ao mesmo tempo faz parte da imposição de nosso tempo corrido, com furor pela produtividade. Ainda, talvez consultar uma analista para entender como os pensamentos se relacionam seja uma maneira de aliviar esses sintomas. A cultura funda nosso psiquismo e o sujeito não precisa ser engolido por ele, mas fazer algo com isso.
Bom dia. Sugiro que você procure um psicologo para avaliar melhor seus sintomas e pensamentos, somente com seu relato não tem como dizer o que realmente é. Sou psicologa e me coloco a disposição para conversarmos e para conhecer meu trabalho, @psiluanamarys
Olá, boa noite! Difícil responder o que seria com apenas esse relato.
Com relação a sua primeira pergunta, sugiro que você procure um Psicólogo para um diagnóstico e uma orientação adequada.
Com relação às dores de cabeça recomendaria você buscar uma consulta com um médico para uma avaliação física. A consulta com um médico Psiquiatra, também, poderia ser uma boa opção.
No entanto, acredito que a Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado!
Olá, como você está? Entendo que você está passando por um momento desafiador e quero que saiba que é muito corajoso da sua parte buscar ajuda. O medo excessivo de tomar medicamentos devido à preocupação com os efeitos colaterais pode ser um sinal de hipocondria, também conhecida como transtorno de ansiedade de doença. As pessoas com hipocondria frequentemente se preocupam excessivamente com a possibilidade de terem uma doença grave, com base em sintomas físicos ou outras informações (como efeitos colaterais de medicamentos).

No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso. Se você está preocupado com seus sintomas, é importante procurar ajuda profissional.

Além disso, é sempre importante discutir quaisquer preocupações que você possa ter sobre os medicamentos com seu médico ou farmacêutico. Eles podem fornecer informações precisas sobre os possíveis efeitos colaterais e ajudar a aliviar qualquer medo ou ansiedade que você possa ter. Me coloca à disposição, abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá! O conteúdo e a forma dos seus pensamentos podem fazer referência à desrealização/ despersonalização. Por exemplo: observar a si mesmo de fora do corpo ou ter a sensação de que seus arredores não são reais, podem ser característicos de despersonalização. Se este é o seu caso, através da psicoterapia podemos encontrar recursos que a possibilitem fazer melhor gestão destes pensamentos. Encontro-me a sua disposição.@keith-lee. Abs!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Sugiro que procure um especialista para investigar seus sintomas. Apenas com base em um relato, não é possível fazer uma avaliação completa. No caso das dores de cabeça, é importante determinar se há uma causa emocional subjacente ou se é de natureza física, sendo aconselhável consultar um médico para avaliação mais detalhada. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Oiê. Quando procuramos na internet uma pergunta como esta a resposta pode ser pode, porém deveria ser uma resposta mais complexa e completa, deveríamos observar todo o contexto, como são os pensamentos, como se sente, todo o processo. É muito precipitado apenas com um sinal ou sintoma dizer sim ou não. Mas o que percebo é que isto tem causado preocupação e desconforto. Pode procurar um psicólogo e um médico para que tenha uma orientação mais específica de acordo com todo o contexto que esteja passando. Espero que fique bem. Um grande abraço.
A principio, sim.
Em todo caso, é necessário uma anamnese em saúde mental para melhor compreensão e talvez uma avaliação médica também.
Pelo seu relato, é possível que tenha relação com ansiedade sim. O importante é buscar ajuda especializada para compreender melhor e poder sim tratar adequadamente independentemente do que seja.
Pensar muito sobre o passado ou o futuro, especialmente de forma constante e ansiosa, pode sim levar a sensações como desrealização ou despersonalização. Essas sensações são como se você estivesse "desconectado" da realidade ou de si mesmo, como se estivesse em um sonho ou observando a própria vida de fora. Muitas vezes, isso acontece quando a mente está sobrecarregada de pensamentos, especialmente em pessoas que estão passando por momentos de estresse ou ansiedade.

A dor de cabeça que você sente pode estar relacionada ao estresse mental e à tensão muscular, já que pensamentos excessivos e preocupações podem deixar o corpo e a mente em alerta o tempo todo. Isso gera cansaço e tensão.

Desrealização e despersonalização não são perigosas, mas podem ser bem desconfortáveis. Elas geralmente acontecem como uma forma do cérebro lidar com a sobrecarga de estresse ou ansiedade. Felizmente, isso tem tratamento. Terapias como a cognitivo-comportamental (TCC) podem ajudar bastante, pois ensinam formas de lidar com os pensamentos ansiosos e a sensação de "desconexão". Além disso, técnicas de relaxamento e meditação podem ser úteis para diminuir a intensidade desses sintomas.