Pensamentos suicidas são sempre motivo para buscar por ajuda ou podem ser algo normal e comum a tod

26 respostas
Pensamentos suicidas são sempre motivo para buscar por ajuda ou podem ser algo normal e comum a todos?
Sim, deve se buscar ajuda de um psicólogo, ainda mais se são pensamentos recorrentes, não é algo comum a todos.
Abcs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os pensamentos suicidas devem ser avaliados com atenção, pois podem representar desde uma percepção do paciente que algo em sua vida deve morrer e ele não sabe ou não consegue identificar claramente qual parte, então imagina imagina ser o todo (ex. jovem adulto que precisa deixar de ser adolescente;adolescente que precisa deixar de ser criança; profissional em busca de outro tipo de realização. Cada caso é um caso). A questão torna-se mais preocupante e urgente quando a pessoa já passou da fase de simplesmente pensar em morrer e entrou em algum tipo de planejamento. No primeiro caso é normal e salutar, no outro extremo é patológico e perigoso, de qualquer forma, a ajuda profissional deve ser buscada.
São sempre motivos para busca de ajuda. Procure um psicólogo e psiquiatra de sua confiança. O trabalho em conjunto poderá trazer melhores resultados.
Dou preferência para a terapia comportamental, mas a escolha é pessoal, o importante é você se identificar com o terapeuta.
Olá!
Ter ideia suicida de forma alguma está dentro da normalidade, pode ser algum tipo de sinal para que cuide da saúde mental. Se a pessoa está pensando em suicídio é porque deve estar em sofrimento.
Nesse momento é importante procurar um médico especialista e fazer acompanhamento com psicoterapeuta.

Abraço!
Pensamentos suicidas são motivo sim para buscar ajuda psicológica.
Qualquer tipo de pensamento que gera sofrimento e incomodo para o indivíduo é digno de atenção, os pensamentos suicidas, não é algo comum a todas as pessoas, às vezes nos sentimos tristes e mesmo em meio a esta tristeza esse pensamento não é comum, são distorções de nossos pensamentos e uma visão negativa de si.
Demonstra que a pessoa está em sofrimento psíquico e que precisa de ajuda psicológica /e ou psiquiátrica.
Olá!
Pensamentos suicidas não são comuns, pelo contrário, são motivo de atenção imediata por parte de profissionais de saúde mental.
Ao notar qualquer pensamento suicida, é importante entrar em contato com um psiquiatra ou psicólogo, para que este possa avaliar a intensidade de tais pensamentos, assim como outras características das ideações suicidas atuais, e elaborar um plano de tratamento junto com o paciente.
O mais importante é jamais deixar de procurar ajuda!
Pensamentos suicidas precisam de acompanhamento psicológico pois indicam que existe um sofrimento psíquico/emocional que deve ser tratado.

A terapia cognitivo comportamental pode ajudar bastante nestes casos.

Procure ajuda!
Depende muito do tipo de pensamento e da frequencia com que eles surgem e da força que eles tem para passar de pensamento para ação.

Espero ter ajudado!!
A existência de pensamentos ou ideações suicidas consiste em um dos principais sinais que requerem atenção na saúde mental. Geralmente estão associados à episódios ou transtornos depressivos e podem ganhar uma dimensão preocupante ao ocorrerem em pessoas com perfil mais impulsivo; já que mais propensas a executar tais pensamentos frente uma situação de maior vulnerabilidade.

Ao aparecerem, esses sintomas costumam ser consonantes com situações de vida da pessoa e suas possibilidades de enfrentamento. Muitas vezes, a ausência de ferramentas para encarar essas situações ou a falta de suporte do ambiente (família/amigos) faz com que seja muito difícil lidar com o problema, o que pode acarretar em muito sofrimento, sentimento de desamparo e desesperança.

Sugiro, dessa forma, que procure por especialista da área psi (seja psicólogo ou psiquiatra), para que seja avaliado e inicie o acompanhamento adequado. Muitas vezes é necessário o acompanhamento conjunto de Psiquiatra e Psicólogo.
Todo pensamento que gere incomodo e sofrimento para a pessoa, já é por si só indicativo para buscar um acompanhamento psicológico, para que possa ter ferramentas que auxiliem no enfrentamento e mudança destes pensamentos.
Indico que você busque atendimento psicológico o quanto antes. Pensamentos suicidas geralmente estão ligados à episódios depressivos, contudo, deve ser avaliado com cautela para se obter o diagnóstico assertivo.
Olá
Pensamentos de ideias suicidas não são normais, e precisa de auxílio o quanto antes, ainda mais se eles forem com grande frequência !
Procure um psicólogo para iniciar o processo terapêutico o quanto antes, e ressignificar esse pensamentos .

Emano boa sorte em sua busca

Abraços !
Ideações suicidas são um indicativo que se deve procurar ajuda profissional, justamente para compreender a dinâmica que está fazendo com que tais ideias surjam em seu pensamento. Mesmo que tais ideações tenham um cunho bastante hipotético, vale a pena buscar ajuda.
O pensamento em tirar a própria vida é bastante complicado, afinal, para que se tenha esse tipo de reflexão, as angústias devem estar num grau muito intenso e aparentemente sem solução. Busque um bom psicólogo e um bom psiquiatra, os quais você possa se sentir a vontade em falar sobre isso. Não hesite em buscar ajuda!
A ideação suicida é motivo suficiente e bastante consistente para uma consulta. Por detrás do pensamento de aniquilamento, os conflitos psíquicos permanecem ocultos. As questões psicológicas não tratadas cronificam, potencializam e levam a pessoa a cometer atos impulsionados por traumas e desamparo.
Olá, bom dia
Se você tem pensado em se matar com frequência ou uma vez, é importante buscar uma ajuda psicológica para entender o que está acontecendo e começar a se cuidar diante desse momento difícil.
Busque ajuda. Não pense tanto no normal para todos, pense no que você busca para a sua vida. Você não deve querer ter esse tipo de pensamento recorrentemente, certo? Um psicólogo pode te ajudar a melhorar, mas se não puder, procure alguém de confiança e fale sobre o assunto. É difícil e doloroso, porém necessário.
Pensamentos em que esteja traçando formas de tirar a vida assim como vontade recorrente de morrer, são sempre sintomas preocupantes e é fundamental recorrer ao profissional da saúde mental. Pensar uma vez ou outra que a "vida não vale a pena" já são sinais de que é necessário ficar atento, pois a interpretação ou até mesmo os fatos estão distorcidos. É claro que em momentos difíceis ficamos mais vulnerais a estes tipos de pensamentos, mas sempre é importante lembrar que se está tudo ok com o meu emocional não teria um porque de ter esses pensamentos, mesmo que eu esteja com problemas.
Na dúvida sempre busque por um profissional. Espero ter ajudado.
Olá! Eu veria como um alerta para buscar ajuda e acompanhamento psicológico. Cuide dos seus pensamentos! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa noite! Pensamentos desse nível são indicativos de que algo sério está acontecendo. Busque ajuda de um psicólogo (a) o quanto antes. Abraço
Olá! É interessante procurar auxílio psicológico para tratar e evitar que progridam. Quando um profissional se vê diante de um paciente que está fazendo movimento de ideação suicida, há uma escala para compreender o agravamento e o desenvolvimento desse sintoma, o que abre margem para agenciamento positivo no tratamento. Por exemplo, mais de 90% dos suicídios realizados são evitáveis se houver manejo clínico adequado, o que reforça o acompanhamento psicológico nesse viés.
Olá
Pensamentos suicidas refletem um sofrimento intenso, são, em geral, perturbadores e devem ser levados a sério.
É fundamental que se busque um tratamento psicológico/psiquiátrico precocemente.
Boa sorte
Pensamentos suicidas nunca são normais. Mesmo que sejam apenas pensamentos e que não haja tentativa; o simples fato de pensar em morrer ou se matar indica que as coisas não vão bem. Nosso objetivo na vida é ser feliz e pessoas felizes não pensam em se matar. Mas ser feliz da um pouco de trabalho e a terapia é uma das formas de trabalhar para a felicidade.
O sofrrimento não é normal e comum a todos. Se quiser melhorar é simples, basta fazer psicoterapia.
Penso que é um alerta e vale buscar ajuda para entender o que está acontecendo. Abraço.

Especialistas

Ana Paula Alves dos Santos

Ana Paula Alves dos Santos

Psicólogo, Psicanalista

Caruaru

Agendar uma visita
Luar Violeta Perez

Luar Violeta Perez

Psicólogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Fernando Bertol Scussel

Fernando Bertol Scussel

Psiquiatra

Passo Fundo

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Victtor Petrin

Victtor Petrin

Psiquiatra

Presidente Prudente

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Avaliação psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.