Pensamentos suicidas, desejo de automutilação e crises constantes de choro podem ser um início de um

17 respostas
Pensamentos intrusos, desejo de automutilação e crises constantes de choro podem ser um início de uma depressão?
Olá, pode ser sim indícios de depressao, esses sintomas psicológicos são muito comuns na formação do quadro depressivo. O indicado é você buscar um auxílio de um psicólogo para isso não se agravar cada vez mais. Geralmente passamos por crises existenciais, questões extremamente complicadas de dor e fragilidade devidos a perdas, questões mal elaboradas, entre outras questões, e tudo isso deve ser refletido e trabalhado com a terapia. Busque um acompanhamento psicológico, e juntamente com o profissional, veja a possibilidade se haverá a necessidade de ter um acompanhamento medicamentoso com um psiquiatra. Busque se cuidar! Fico à disposição! Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140

Olá. Sim, esses sintomas podem estar associados com quadro depressivo. Aconselho que busque ajuda de um psicólogo/psicanalista para que você possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e para que seja avaliada a necessidade do trabalho conjunto com psiquiatra. Algumas questões que considero importantes de serem investigadas são, por exemplo: em que momento esses sintomas surgiram? Surgiram associados? Que pensamentos aparecem nesses momentos? Quais sensações corporais surgem durante esses episódios? Houve alguma mudança na sua vida recentemente? Como estão suas relações atualmente? Caso queira marcar uma entrevista para iniciar seu processo de autorreconhecimento, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Não deve ser início, já é uma depressão há algum tempo, mas é preciso analisar melhor para ver como cuidar, felizmente exste psicoterapia, medicação, etc. Boa sorte.
Olá, sinto muito por esses sentimentos estarem te acorbertando. Mas te respondendo sim este pode ser um processo de inicio depressivo que começa por diversas formas e essa pode ter iniciado por automotilação como uma fuga, sugiro buscar ajuda de um profissional da saúde mental para que o quanto antes tudo possa ser resolvido e você consiga ter um vida leve e feliz.
Espero ter ajudado, muito sucesso e luz em seu caminho
Olá! Pode haver comorbidade com outros transtornos. Sugiro que procure um psiquiatra para avaliação. Lembrando que, o tratamento das doenças mentais envolve a medicação e a psicoterapia. Isso porque o medicamento irá atuar nos sintomas e a psicoterapia ajudar a tratar as causas e fornecerá o maior autoconhecimento e controle de suas emoções. Aos poucos compreenderá o que está acontecendo com você, mudando seus pensamentos e comportamentos. Aos poucos reduzirá o uso da medicação. Procure ajuda!
Olá, boa tarde!
Às vezes, nossa mente parece ter vontade própria, com pensamentos que surgem do nada e insistem em ficar. Eles aparecem sem convite, e fazem questionar a sanidade. Pensamentos de cunho sexual, agressivo e negativo são apenas alguns exemplos.
Os pensamentos intrusivos surgem de várias fontes - estresse, trauma passado ou até mesmo falta de sono. Eles são respostas automáticas do cérebro a situações simples ou complexas.
É comum que esses pensamentos apresentem uma sensação de falta de controle. Antes de mais nada, é importante lembrar que esses pensamentos são apenas pensamentos. A mente humana tem o poder de criar diversas situações, já que o nosso cérebro funciona o tempo todo. Ou seja, não é porque o pensamento envolve jogar o celular da varanda, por exemplo, que a pessoa vá de fato fazer isso.
É preciso internalizar que esses pensamentos vem e vão embora em seguida.
Os pensamentos intrusivos têm solução. É necessário tratar de forma séria e precoce para evitar maiores prejuízos na vida da pessoa.
É importante buscar ajuda profissional da saúde mental, sendo a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), a terapia mais indicada para esses casos.

Caro anônimo, parece-me que sua pergunta traz consigo, além de um anseio por dar nome àquilo que se passa com você, um pouco do tom de seu sofrimento. Ainda que as designações psiquiátricas (depressão, ansiedade etc.) nos ajudem a comunicar o quadro geral daquilo que estamos sentindo, é importante escutarmos o que este sofrimento pode querer dizer, antes de partirmos para enclausurar a experiência a um diagnóstico. Penso que você poderá se beneficiar bastante caso decida buscar um espaço onde possa falar sobre isso que você está passando e sentindo. O que será que dizem esses pensamentos, esses desejos e essas crises? Desejo-lhe sorte na trajetória.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise
Os sintomas que você descreve, incluindo pensamentos intrusos, desejo de automutilação e crises constantes de choro, podem indicar o início de um episódio depressivo. Na neuropsicologia, entendemos que a depressão é uma condição complexa que impacta o cérebro e o comportamento, indo além de simples sentimentos de tristeza ou desânimo. Pensamentos intrusos são comuns em transtornos do humor e ansiedade, e podem ser persistentes e negativos. O desejo de automutilação é um sinal preocupante, frequentemente um mecanismo para lidar com intensa dor emocional, vazio ou desesperança, e pode ser um sintoma em pessoas com depressão. Crises frequentes de choro, especialmente quando acompanhadas de tristeza persistente e perda de interesse em atividades diárias, também são indicativos de depressão.

É crucial buscar ajuda profissional para uma avaliação apropriada. Um psicólogo ou psiquiatra pode realizar uma avaliação detalhada para determinar se esses sintomas são indicativos de depressão ou de outro transtorno de saúde mental. O tratamento pode incluir terapia, medicação ou uma combinação de ambos, dependendo das características específicas dos seus sintomas.

Se você está vivenciando esses sintomas e procura apoio, como especialista em Neuropsicologia, estou disponível para uma consulta inicial gratuita. Nesta consulta, podemos discutir suas experiências e explorar as melhores abordagens para o seu tratamento e bem-estar.

Atenciosamente,

Hugo Moraes
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Os pensamentos intrusos, o desejo de automutilação e crises constantes de choro podem ser indicativos de uma condição de saúde mental, e a depressão é uma possibilidade, mas não é a única. Esses sintomas também podem estar associados a outros transtornos. Se você ou alguém que você conhece está experimentando esses sintomas, é crucial procurar ajuda profissional imediatamente. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo, pode realizar uma avaliação apropriada para determinar a natureza dos sintomas e fornecer orientação adequada.
A Auto-Multilação pode estar associada a uma série de Distúrbios psiquiátricos: doenças como depressão, personalidade borderline e personalidade antissocial estão entre quase sempre correlacionadas.
A Automultilação na Depressão vem como uma forma de lidar com tamanha a dor psíquica e com o sofrimento, enquanto na personalidade borderline vem como uma forma de se punir e na personalidade antissocial, surge como uma forma de encontrar prazer ou controlar a raiva e agressividade. Procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para fazer um diagnóstico apurado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250

Os sintomas que você relata podem indicar um quadro depressivo, é importante sempre observar o contexto e o momento de vida, ou seja, para além dos sintomas descritos como está a sua vida. Nosso contexto tem influencia direta sobre nossa saúde mental e em como nos sentimos. a depressão enquanto transtorno acontece quando os sintomas passam a ser crônicos. sugiro que busque por psicoterapia e se necessário por um acompanhamento psiquiátrico.
Os pensamentos intrusos, o desejo de automutilação e as crises constantes de choro podem ser indicativos de sofrimento emocional profundo. Esses sintomas podem estar associados a diversas condições, incluindo depressão. No entanto, é importante ressaltar que um diagnóstico preciso requer a avaliação de um profissional de saúde mental. Recomendo que busque ajuda profsissional para receber o suporte adequado às suas necessidades.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. Penso que são sintomas de algo que já vem acontecendo há um tempo. Minha orientação é iniciar processo de psicoterapia. Abraço.
Respondendo objetivamente sua pergunta: sim, esses podem ser sintomas que indiquem o início de um processo depressivo. Dito isto, cabe salientar que em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Por organismo entenda-se não somente o corpo, o aspecto físico, mas também as questões psicológicas, os sentimentos, pensamentos, comportamentos e aspirações existenciais. É importante ouvir a mensagem que os sintomas relatados estão tentando passar à sua consciência, a respeito do caso. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo, para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Só por estes sintomas não temos como definir, É certo que está te trazendo sofrimento, seria muito importante buscar acompanhamento psicológico e tratar. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 1
Olá, boa tarde! Sim, é uma possibilidade.
No entanto, para um diagnóstico e uma orientação adequada sugiro que você procure um Psicólogo para uma avaliação.
A Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado!
Olá! Os sintomas citados podem ser associados a quadros depressivos e a outros quadros de saúde mental também. É preciso uma avaliação profissional para uma compreensão diagnóstica. Vivenciar esses sintomas pode ser uma experiência difícil que gere sofrimento emocional sendo necessário um cuidado. Recomendo que busque um profissional da psicologia, a psicoterapia é um espaço de acolhimento e seguro em que é possível aprofundar essas questões, trabalhar suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com as situações que lhe trás sofrimento. Você não precisa passar por isso sozinho (a), busque ajuda! Estou à disposição! Cuide-se :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!