Pensamentos obsessivos e pensamentos intrusivos são a mesma coisa?

2 respostas
Pensamentos obsessivos e pensamentos intrusivos são a mesma coisa?
Todos os pensamentos obsessivos são intrusivos, porém pensamentos obsessivos são via de regra ego-distônicos ou seja, a pessoa percebe que destoam de seus reais pensamentos, seja por exagero, seja por absurdo. Assim, uma pessoa que sabe que lavar as mãos com cuidado uma única vez é suficiente, pode ter pensamentos obsessivos de que, se não lavar a mão de novo e de novo, um sem número de vezes, poderá se contaminar com alguma doença. Ou um pai em cuja cabeça vem o pensamento, de modo persistente e repetitivo, de que poderia jogar o filho pela janela da casa. Ele sabe que não o faria, racionalmente, porém o pensamento, de tão repetitivo e intrusivo, deixa-o extremamente ansioso. Porém, pensamentos intrusivos podem ser ego-sintônicos, como os que ocorrem, por exemplo, na depressão, quando uma pessoa tem a convicção de que ficará arruinada e nada mais vai dar certo em sua vida. Intrusivo refere-se apenas ao fato de que o pensamento vem de modo persistente e se introduz, intromete-se em meio aos outros pensamentos da pessoa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todo pensamento que surge sem a vontade da pessoa, que se "intromete" na mente sem ser evocado, é considerado intrusivo. O pensamento obsessivo é um pensamento intrusivo que se repete de modo muito frequente, podendo ou não ser acompanhado de atos compulsivos. Na prática podem ser considerados equivalentes, pois ambos podem causar grave sofrimento ao paciente. A diferença, no entanto, é importante para o médico fazer o diagnóstico correto da doença que está causando esses pensamentos e, consequentemente, prescrever o tratamento correto. Por exemplo, no transtorno obsessivo-compulsivo são comuns os pensamentos repetitivos, que muitas vezes levam o paciente a atos compulsivos. Na esquizofrenia os pensamentos intrusivos podem aparecer como sendo uma invasão do pensamento por outra pessoa ou entidade, tendo, portanto, uma característica delirante, que pode se manifestar inclusive como alucinações auditivas.

Especialistas

Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Filipe Horacio da Cruz

Filipe Horacio da Cruz

Psiquiatra, Médico de família

Salvador

Fernando Bertol Scussel

Fernando Bertol Scussel

Psiquiatra

Passo Fundo

Sofia Elias De Lima

Sofia Elias De Lima

Psiquiatra

São Bernardo do Campo

Gabriel Henrique Rogge Possamai

Gabriel Henrique Rogge Possamai

Psiquiatra, Geriatra

Rondonópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Consulta Psiquiatria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.