Pensamentos obsessivos do tipo "música na cabeça" tem cura?

50 respostas
Pensamentos obsessivos do tipo "música na cabeça" tem cura?
Quando se trata de TOC, essas idéias recorrentes que invadem seus pensamentos remetem remetem a alguma experiência angustiante. Durante uma terapia, trabalha-se gradativamente para relembrar o que foi essa experiência e tentar lidar da melhor maneira com ela, feito isso, os pensamentos obsessivos vão perdendo força e vão se diluindo.
Grande abraço!

É necessário avaliar esse fenômeno em sua complexidade (cronologia, freqüência e prejuízos) para então responder sua pergunta com mais embasamento, entretanto, certamente há tratamento para isso e é necessário ver quais estratégias vão apresentar o melhor resultado.
Pode ocorrer de diferentes tipos de pensamentos (tais como "músicas na cabeça") passem a aparecer com muita frequência. Em vários casos, isso dura pouco tempo e naturalmente perde força. Em outros casos, caso haja persistência do pensamento, e ele esteja gerando sofrimento e/ou atrapalhando outras atividades, é importante buscar compreendê-lo melhor em um processo de psicoterapia.
Essa compreensão permitirá trabalhar o que está por trás desse pensamento ("alimentando-o", fazendo com que ele surja dessa forma), e produzir uma transformação que faça com que ele perca força.
Esse tipo de pensamento recorrente têm uma função específica dentro da estrutura que os contêm. É preciso muita cautela para refazer o nó do qual fazem parte, de forma que o sujeito em questão encontre uma maneira mais eficiente de lidar com aquilo que não consegue dizer.
Tem. Terapia EMDR.
Cura talvez não seja um bom termo para o objetivo dessa intervenção, pois são apenas pensamentos. Caso não sejam pensamentos associados a um diagnóstico de TOC - que implicam em sofrimento ou a prejuízos funcionais sérios, necessitando de tratamento mais complexo -, devemos estar falando de algo que ocorre corriqueiramente com a maioria das pessoas. Suprimir os pensamentos é algo dificílimo e pouco efetivo, mas uma vez que eles ocorram é possível aprender estratégias para lidar com eles de maneira sadia e com suavidade. É um exercício útil ao longo da vida, pois sempre haverá uma nova "música chiclete" ou novos pensamentos que tentarão ficar se repetindo em nossa mente.
Boa noite. Pensamentos obsessivos são, em grande parte, mecanismos desenvolvidos pela mente para o controle temporário da ansiedade. Existem algumas estratégias de manejo, mas provavelmente será difícil obter a remissão do transtorno de um modo mais completo sem ajuda especializada. Busque o auxílio de um psicólogo de sua confiança, para juntos traçarem um programa de tratamento. Com a psicoterapia adequada, as chances de cura são grandes. Abraços, e boa sorte.
Sim, mas você precisa falar sobre esses pensamentos. Em que momento eles acontecem? Quando eles começaram? Conversar com um psicólogo possibilitará que você possa associar esses pensamentos a situações da sua vida, e isso será importante no caminho da cura.
Olá!
Se você não estivesse ouvindo essa música na sua cabeça agora, o que será que você estaria pensando? Só você pode responder, mas para isso você precisará encontrar um profissional que te ajude a pensar o que você teme pensar. É preciso encontrar alguém em quem você confie e possa contar para entrar em contato com aquilo que está tão difícil para você.
Bom dia, além do que ja foi dito, é importante observar e ir de encontro a um profissional que possa lhe ajudar, pois por vezes a diversos sintomas e comportamentos que podem ser de nosso cotidiano e temporalmente do momento em que esta vivendo ou passando por algo. É preciso investigar para uma precisão do diagnóstico e assim você conseguir lidar melhor e saber o que realmente esta por lhe desencadear este sintoma.
A análise pode encontrar a conexão significante entre a letra da música e a sua história pessoal, produzindo uma nova significação e, consequentemente, uma remissão desse sintoma.
Olá, se lembrar-se da musica em sua cabeça atrapalha em alguma coisa ou impede vc de fazer coisas, como dificuldade de prestar atenção ou realizar algo , se sente algum desconforto, com muita frequência , sim , você pode melhorar se procurar um psicologo.
Acompanhamento psicoterapêutico e médico é o ideal. Uma hipótese a considerar é conhecer a meditação mindfulness, juntamente com os tratamentos.
Olá, boa tarde, como está? Respondendo a sua pergunta, acredito ser necessário entender o porque está ocorrendo esses pensamentos, ativar outras cognições/ estimular outros regiões do seu cérebro, como uma forma de adotar uma metodologia cognitiva, para estimular uma outra meta memória através de práticas e técnicas.
Quando pensamentos e imagens invadem a cabeça e geram incomodo, pode ser sinal de um TOC - Transtorno Obsessivo compulsivo. Atualmente o TOC possui bons prognósticos quando tratados de maneira efetiva. Há protocolos dentro da terapia cognitivo-comportamental que são considerados padrão ouro para o tratamento. Porém o ideal é fazer uma avaliação com um profissional até mesmo ha necessidade de um tratamento multidisciplinar (psicólogo e médicos). Para mais esclarecimentos estou a disposição.
Esta interpretação que você agrega como fenômeno obsessivo revela um importante desconforto. Estes fenômenos são manejos importantes para lidar com aspectos conflitivos significativos. Compreender esta dinâmica é o início de uma intervenção eficiente. Por vezes a tolerância aos sintomas produz adiamento da procura por apoio. Sempre há limites para esta tolerância que é o sofrimento. Adiantar-se frente a um possível agravamento certamente indicará maiores possibilidades do prevalecimento do seu bem estar. Procure ajuda!
Boa noite! Os pensamentos obsessivos causam desgaste emocional, já que se gasta uma energia desnecessária e que pode ser empregada para suas atividades. Busque ajuda psicólogica, quanto antes, mais chances de sucesso no tratamento.
Olá! Obrigado pela pergunta! Primeiro precisamos entender a origem dos pensamentos obsessivos. Para após isso, entrar com tratamento. Que pode elimina lós, ou lhe ensinar a lidar com eles. Dependerá muito do quadro! Abraço
Psicoterapia conjugada com hipnoterapia e meditação mindfulness pode ser eficaz para esses casos.
Olá. Sim, porém para isso é necessário compreender as causas de determinados pensamentos, com quais emoções e sentimentos estes pensamentos estariam relacionados. A psicoterapia auxiliará neste processo.
Olá! Claro, é preciso realizar um processo psicoterapêutico.
Olá! Repetições de música na cabeça são comuns com qualquer pessoa, mas não costuma durar muito e nem gerar um grande sofrimento. Imagino que de alguma forma isso esteja te trazendo um sofrimento. Penso que seria interessante pensar sobre qual música é e do que se trata, se há algum vínculo com algo, e também se há outros pensamentos obsessivos presentes. Geralmente a repetição tem alguma função para o sujeito. Isso pode ser investigado com um psicólogo, que poderá te ajudar a compreender isso.
Olá. É sensível falar em cura, pois os pensamentos obsessivos podem ser originados por diversos motivos. Aqui é importante entender a origem do pensamento e o que significa para você, além da frequência e o impacto na sua vida. A psicoterapia pode ajudar.
Boa tarde. Primeiramente é preciso entender o que você entende por "pensamentos obsessivos" e se vê que é um problema e de que modo isso pode te incomodar.
Olá! Sim, mas é necessário fazer uma avaliação para diagnóstico. Pensamentos recorrentes ou obsessivos podem estar relacionados a um quadro de TOC. A presença de ansiedade é muito comum nestes casos. O pensamento recorrente pode ser uma "estratégia" para tentar lidar com a ansiedade.
Olá! Acredito que é importante observar e ir de encontro a um profissional que possa lhe ajudar, pois por vezes a diversos sintomas e comportamentos que podem ser de nosso cotidiano. Questione se eles te trazem prejuízos.. O que você estaria pensando agora se não tivesse com música na cabeça? Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Cada pensamento gera uma reação emocional, e os pensamentos obsessivos geralmente trazem respostas emocionais negativas. Por isso, saber lidar com as emoções é fundamental para não deixar que elas dominem sua vida. Sugiro que procure ajuda de um Psicólogo. A terapia é um excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite. Abraço!
Não poderíamos falar em cura, pois todos nós temos pensamentos obsessivos, para alguns, o s pensamentos vem e ficam e para outros simplesmente passa. Para conseguir a paz interior e lidar com pensamentos obsessivos é muito recomendada por ter técnicas cientificamente comprovadas a Psicoterapia Cognitivo Comportamental.
as vezes tem certas musicas que viram "chicletes", mas se te trazem um incomodo que atrapalham no seu cotidiano, podemos pensar em transtorno de ansiedade chamado TOC (transtorno obsessivo compulsivo), onde a terapia cognitiva comportamental pode lhe ajudar a lidar com esta demanda.
Olá!

Antes da busca pela "cura", que na verdade não é um termo que usamos em psicanálise, indico a você, que o mais importante é investigar o fenômeno - sua origem, causa, frequência e sua relação com isso - para depois criar condições de novos sentidos que possam criar outro tipo de relação menos angustiante com esses sintomas, essa seria uma parte inicial do processo.
Olá.
Pensamentos obsessivos costumam ter relação com um quadro de TOC. É importante que seja feita uma avaliação psicológica, para que se avalie a gravidade do sintoma e os possíveis encaminhamentos para o paciente.
Tem que ser feito uma análise mais profunda para entender como isso ocorre, desde quando, como você lida, quanto sofrimento gera, quais funções diárias atrapalha. Apesar dos pensamentos obsessivos ser comum no TOC, não é exclusivo deste transtorno.
Você pode aprender através de técnicas específicas a como lidar com os pensamentos que não param de "pipocar"em sua mente. Na terapia há todo um trabalho de autoconhecimento para que você possa aprender a lidar com tais conteúdos, quando estes pensamentos impactam demais, de você não "colar" nele, entende? Agora, perceba o quanto é cansativo ficar com algo "martelando"na sua mente. É preciso realmente de uma avaliação para poder verificar quais sintomas tem interferido na sua rotina do dia a dia e o quanto tem sido desgastante e sofrido para você. Estou a disposição para te ajudar!
Olá ! o ideal é passar por uma avaliação com uma psicóloga para ver como seria esses pensamentos e fazer uma compreensão mais próxima da situação me deixo a disposição.:)
Olá! Muitas vezes na nossa vida somos tomados por esse pensamentos que fixam e acabam atrapalhando nosso dia a dia. Caso isso continue te incomodando o seu cotidiano, o ideal seria procurar um psicanalista/psicólogo para ter um espaço para poder falar sobre esses pensamentos e quais associações são possíveis. Me coloco a disposição, até mais
Pensamentos obsessivos, podem ser tratados com práticas de Mindfulness no manejo clinico, aprender a deixar ir, embora os pensamentos, sem ficar lutando contra ele.

Quando lutamos contra um pensamento indesejado, geralmente ele ganha força e autonomia caracterizando a psicopatologia, quando somos tomados por ideias e pensamentos indesejados (os pacientes relatam que esses pensamentos são mais fortes que ele). assim os pensamentos obsessivos controlam a propria vida do individuo.
Sim, pensamentos obsessivos do tipo "música na cabeça" têm cura. A psicanálise pode ajudar a identificar e compreender as origens destes pensamentos e trabalhar para modificar o comportamento e as emoções associadas a eles. O terapeuta pode ajudar a identificar e compreender as origens dos pensamentos obsessivos e trabalhar para modificar o comportamento e as emoções associadas a eles. O terapeuta também pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com os pensamentos obsessivos e reduzir ou eliminar os sintomas.
Faz-se necessário uma avaliação para melhor compreensão do sintoma e então elaborar um plano de tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
Acredito que primeiro precisamos entender o que você chama de "pensamentos obsessivos". Pode ser mesmo um pensamento obsessivo, ou apenas um momento, ou dia que ficou com essa música na cabeça. Cada pessoa é uma. Acredito que não exista um regra geral para resolver um determinado problema, porém, se isso está atrapalhando seus dias, seria interessante procurar uma psicóloga para facilitar o entendimento das questões que estão te causando qualquer tipo de incômodo. Atendo na Abordagem Humanista e acredito que esta pode proporcionar uma boa melhora.
Cura não, porque não é possível curar pensamentos, pode-se ter técnicas para lidar com eles e diminuir sua frequência, de forma resumida. Porém sem uma avaliação do caso individual não é possível fazer indicaçãoes, pois podem não ser efetivas.
Pensamentos obsessivos do tipo "música na cabeça" podem ser um sintoma de um distúrbio conhecido como "earworms" ou "involuntary musical imagery". Esses pensamentos repetitivos de músicas podem ser desconfortáveis ​​para algumas pessoas, mas nem sempre são indicativos de um problema grave. A gravidade e a duração desses pensamentos podem variar de pessoa para pessoa.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) e técnicas de gerenciamento de pensamentos intrusivos podem ajudar a lidar com esses tipos de pensamentos obsessivos. Não exatamente “cura”, mas aprender a gerenciar esses pensamentos pode reduzir sua interferência na vida diária. Se esses pensamentos estão causando sofrimento significativo, é procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para avaliar sua situação e fornecer orientação adequada.
Pensamentos obsessivos, como músicas repetindo na cabeça, podem ser um sintoma de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou de outros distúrbios relacionados. Embora não haja uma “cura” definitiva, esses sintomas podem ser tratados e gerenciados com sucesso. A terapia cognitivo-comportamental (TCC), especialmente a terapia de exposição e prevenção de resposta, é um tratamento eficaz para o TOC. Ela ajuda a pessoa a aprender a lidar com os pensamentos obsessivos e a reduzir a compulsão de repetir ou recriar música na mente. É importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental para avaliação e tratamento adequado, pois o tratamento pode melhorar significativamente a qualidade de vida.
Olá, boa tarde. Neste caso, é necessário uma avaliação psicológica para entender melhor sobre estes pensamentos, que tudo indicam estar relacionado a um quadro de ansiedade. Nós não falamos de cura, falamos em remissão de sintomas, que será possível através de um acompanhamento psicológico, e em casos mais graves juntamente com psiquiatra.
Todo sofrimento precisa ser escutado e cuidado.
Me coloco a disposição. Um abraço
@psiluanamarys
Tem sim e se está atrapalhando a sua rotina ou atividades da vida diária, é importante fazer a busca por um profissional o quanto antes. Procure algum profissional da psicologia para auxiliar nesse processo.
Olá, entendo que lidar com pensamentos obsessivos, como uma "música na cabeça", pode ser bastante desafiador. É importante destacar que não temos controle direto sobre nossos pensamentos, mas podemos aprender a reduzir sua intensidade e impacto no dia a dia. A Terapia Cognitivo-Comportamental, abordagem que atendo, tem se mostrado eficaz nesse processo, ajudando a dessensibilizar e alterar a forma como somos afetados por esses pensamentos. O objetivo é alcançar um estado em que esses pensamentos não tenham mais o mesmo impacto negativo, permitindo que você viva com mais bem-estar. Se necessário, estou aqui para oferecer suporte durante esse processo.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Sim, os pensamentos obsessivos do tipo "música na cabeça" podem ser tratados com sucesso através de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e, em alguns casos, medicação. O objetivo do tratamento é aprender a lidar com os pensamentos intrusivos de forma mais adaptativa, reduzindo seu impacto na vida diária.
Espero ter ajudado, caso precise conversar sobre esse assunto ou outros fico a disposição.
Abraços

Olá! Boa tarde. Sim, os pensamentos obsessivos do tipo "música na cabeça" podem ser tratados e gerenciados com sucesso. Temos poucas informações sobre o seu caso para poder ajudar. Mas se esses pensamentos forem realmente muito intensos na sua rotina e bem intrusivos: eles são frequentemente associados ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou a outros transtornos de ansiedade. O tratamento geralmente envolve terapia e, em alguns casos, medicamentos prescritos por um psiquiatra. A terapia pode ajudar a identificar e desafiar padrões de pensamento disfuncionais e desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade. É importante buscar ajuda profissional para desenvolver um plano de tratamento adequado às suas necessidades individuais. Espero ter ajudo, fique bem.
Olá como vai? A princípio não tem como afirmar que são obsessivos esses pensamentos que vc relata, se isso acontece de forma isolada com baixa frequência e não te atrapalha não tem do que se preocupar mas se acontece com muita frequência não somente com músicas mas também com outras coisas e está atrapalhando sua funcionalidade aí vale a pena investigar. Espero ter ajudado.
Terapia de Exposição e Prevenção de Respostas, busque um psicólogo que entenda e trabalhe com esse tratamento.
Não necessariamente uma música na cabeça é um problema. É de se considerar o que te tocou em tal canção, se realmente é uma obsessão. No caso de ser algo que está te prejudicando no cotidiano, a psicoterapia pode te auxiliar a compreender o que a música te marcou e motivara tal angústia; assim tornado possível ressignificar e elaborar tal vivência.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 300