Pensamentos negativos pessimismo , podem desencadear estresse?

10 respostas
Pensamentos negativos pessimismo , podem desencadear estresse?
Sim, nossas emoções e comportamentos estão ligados diretamente aos nosso pensamentos, um interferindo no outro.
O significado que damos as situações vividas na nossa rotina de vida faz com sejamos afetados diretamente.
Quando passamos boa parte dos nossos dias pensando em situações que não estamos conseguindo resolver no momento pode ocasionar em um cansaço mental muito acentuado e tendo o estresse como resultado.

O estresse pode desencadear o pensamento negativo. O pensamento negativo por si, na minha visão não, mas ao contrário sim.
O estresse te leva a pensamentos negativos e de derrota, de forma a gerar uma bola de neve NEGATIVA obviamente.

A disposição
Dra,
Sayonara Machado
Os pensamentos negativos e pessimistas podem gerar uma ansiedade generalizada na pessoa aumentando os níveis de stress. O mais importante nestes casos eh investigar por meio da psicoterapia as causas -o que leva a pensar de forma negativa, trabalhando o sujeito a minimizar seus pensamentos e ansiedades!
Boa sorte
A disposição para maiores esclarecimentos
Anelise Bertuzzi Mota
Psicanalista
Olá, espero dar alguma contribuição p/ vc!!!
Qual será a origem do pensamento negativo ou pessimismo, como vc colocou?!
Talvez seja um bom momento p/ buscar suas origens, mas sem ficar analisando a situação, e sim entendendo e buscando resolução.
Uma situação que se instala trazendo dificuldades na vida como negativismo e/ou pessimismo, com certeza aconteceu fora da vida racional, concreta, real, e principalmente consciente, portanto vc não se deu conta que estava lhe prejudicando, pois tudo se deu no nível inconsciente, ou seja, escondido lá no fundo do seu ser!!!
Assim vc talvez seja negativa, mas não se dava conta disso, portanto pare de pensar que não existe solução!!!
Busque um profissional que tenha empatia e mãos a obra!!! Um Psicólogo sempre é muito interessante P/ estas questões. Te deixo como sugestão, incluir a Microfisioterapia, para acelerar sua recuperação.
Pense que os problemas de saúde aparecem p/ ajudar vc à refletir sobre a vida.
Abraço e paz profunda!
Dentro da Acupuntura (Medicina Oriental), as alterações de saúde começam em nossos pensamentos e sentimentos. Assim, quando não conseguimos resolver nesses níveis essas negatividades é que se tornam crônicos e a doença acaba se instalando em nosso físico.
Portanto é importante se cuidar já nos primeiros sinais e a Acupuntura pode ajudar no equilíbrio do organismo como um todo.
Sem dúvida, quanto mais pensamentos negativos nós tivermos, mais energia vamos gastar, mais tenso ficaremos, o que acarretará em stress.
Sim. O Stress é uma reação fisiológica evocada geralmente diante de estímulos que acreditamos que não temos capacidade de lidar. E no caso, pensamentos negativos e pessimismo podem sim ser estímulos para acarretar stress no organismo.
Se esses pensamentos forem muitos no qual tu não consegue se desvenciliar, pode sim gerar um quadro de extresse ou estafa.
O ponto principal é ver como estamos lidando com esses pensamentos, quando não há mais controle, ajuda externa por uma psicoterapia é necessária.
O estresse ou stress é uma resposta do organismo, um estado de excitação, causado pelo desequilíbrio homeostático. É uma resposta do nosso corpo perante a necessidade de adaptação ao meio. O estresse pode ser vivenciado em diversos momentos da vidas (fatores estressantes) desde situações onde corremos risco de vida, até em eventos sociais como casamento, um novo emprego e nascimento do primeiro filho. Aqui é importante descrever que o estresse em si não é um problema, uma vez que, ele faz parte de nós e pode ser desencadeado até por eventos considerados positivos.
No estado de estresse o nosso corpo se organiza de forma física e psíquica para enfrentar algum obstáculo do meio e na busca pela adaptação e equilíbrio. O problema começa, quando o estado de estresse não atinge o seu objetivo e passamos por contínuo estágio de excitação e vigília (estresse crônico), nesses casos podemos adoecer física e psíquicamente. Como exemplos, podemos observar o desenvolvimento de quadros de ansiedade generalizada, depressão, entre outros males. Nesses casos podem surgir, comportamentos e pensamentos pessimistas, apatia, etc, sendo necessário tratamento adequado (medicamentoso e terapêutico). Para finalizar, destaco que não estou fazendo uma hipótese diagnóstica e para saber o que está acontecendo com você, bem como os possíveis tratamentos, consulte um especialista.
Olá! Os pensamentos negativos são causados pelo estresse, assim como outros comportamentos. Por isso é importante ter ações preventivas (atividades físicas) e corretivas (psicoterapia) para minimizar ou evitar o estresse. A psicoterapia contribui para identificar as causas, mudar os pensamentos e comportamentos inadequados, gerando melhoria na qualidade de vida, bem estar e saúde emocional.