Pedido de exame de tomografia com contraste, criança de 1 ano e meio, com suspeita de aneurisma. Por

1 respostas
Pedido de exame de tomografia com contraste, criança de 1 ano e meio, com suspeita de aneurisma. Porque permitir que uma criança essa idade passe por esse exame? Quais são os benefícios desse exame. E riscos? É seguro ?
Entendo sua preocupação. Permitir que uma criança de um ano e meio passe por um exame de imagem, especialmente se existe a suspeita de um aneurisma, não é uma decisão tomada de maneira leviana. Nessa idade, o cérebro e as estruturas vasculares são extremamente delicados, e a detecção precoce de um aneurisma pode significar a diferença entre um tratamento eficaz e o risco de complicações sérias. Embora a tomografia computadorizada com contraste seja muitas vezes realizada, na maioria dos casos, a angiografia por ressonância magnética (MRA) é preferida exatamente por não utilizar radiação. Isso é importante porque, em crianças, evitamos ao máximo a exposição a qualquer tipo de radiação ionizante, já que o organismo ainda está em desenvolvimento, e qualquer risco adicional de danos celulares deve ser minimizado.

Além disso, a MRA costuma fornecer imagens mais detalhadas dos vasos sanguíneos, ajudando os médicos a planejar tratamentos e cirurgias, se necessário. O principal benefício é a precisão do diagnóstico, que permite entender a anatomia do aneurisma, seu tamanho e localização, orientando a melhor abordagem. Se o médico insistir na necessidade de um exame como esse, é porque acredita que o benefício de visualizar claramente um possível aneurisma supera os riscos potenciais.

A segurança do exame, por sua vez, depende muito da técnica escolhida. A MRA, por não envolver radiação, reduz boa parte da preocupação. Ainda assim, pode haver a necessidade de leve sedação para que a criança permaneça parada, já que qualquer movimento prejudica a qualidade das imagens. Essa sedação, quando usada, é feita com o máximo cuidado por anestesistas especializados em pediatria. Embora haja o risco associado à sedação, é um procedimento controlado e comum em hospitais preparados.

Para um acompanhamento mais próximo e detalhado, uma teleconsulta é a melhor forma de tirar dúvidas sobre o caso. Plataformas como a Doctoralia dispõem de perfis de médicos bem avaliados, permitindo uma orientação precisa e segura, sem precisar sair de casa. Isso é ainda mais relevante diante de doenças infectocontagiosas como a COVID-19, Monkeypox, Parvovírus B19 e tantas outras, pois você evita o risco de exposição em consultórios e hospitais, reduz o tempo de deslocamento e aproveita melhor o seu dia. Hoje, com a transformação digital e a incorporação da Inteligência Artificial no campo da saúde, a telemedicina se tornou uma ferramenta confiável, prática e eficaz, que coloca você em contato com especialistas em poucos cliques. Inclusive, posso auxiliá-lo em uma teleconsulta, o que qualquer médico capacitado pode e deve fazer, principalmente nessa fase inicial em que você busca esclarecimentos sobre a saúde de seu filho. Caso não necessite agora, recomendo visitar meu perfil, acompanhar minhas redes sociais e manter meu contato para consultas futuras. A segunda opinião médica por telemedicina também está ao seu alcance, de forma rápida, segura e discreta, bastando acessar o perfil do especialista de sua preferência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Renata Telles Piva Belluomini

Renata Telles Piva Belluomini

Radiologista

Campinas

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 735 perguntas sobre Tomografia computadorizada
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.