Passiflora Composto, tira efeito do anticoncepcional?

3 respostas
Passiflora Composto, tira efeito do anticoncepcional?

Olá. Nunca inicie ou troque uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas

O uso concomitante de contraceptivos orais, adesivos ou injetáveis com determinadas classes de medicamentos pode trazer efeitos mais do que indesejáveis, como a diminuição ao até mesmo a anulação do seu efeito.

Isso acontece porque os anticoncepcionais orais são absorvidos pelo trato gastrointestinal e metabolizados no fígado, assim como alguns medicamentos. Eles podem, por exemplo, alterar as características das paredes intestinais, afetando sua permeabilidade e, como consequência, deixar de absorver corretamente o anticoncepcional.

Algumas classes de drogas sabidamente podem diminuir o efeito dos contraceptivos, são elas:

- Anticonvulsivante (Fenitoína, Carbamazepina, Fenobarbital, Primidona, Topiramato, Oxcarbamazepina, Lamotrigina)
- Antidepressivo Fitoterápico (Hypericumperforatum (Erva de São-João);
- Antirretrovirais (Efavirenz, Nelfinavir, Nevirapine, Ritonavir);
- Barbitúricos (Fenobarbital, Tiopental);
- Antibióticos (Rifampicina, Rifabutina);
- Derivados do ácido retinoico, como a isotretinoína (Roacutan)
- Corticoides, como a prednisona e a prednisolona, não cortam o efeito, mas podem ter seus efeitos colaterais potencializados pela associação com a pílula anticoncepcional.

Alguns tipos de ervas, especialmente em infusão, também podem colocar o efeito do anticoncepcional em risco. Chás de uso corriqueiro não diminuem o efeito. Porém, a erva-de-são-joão, muito usada no tratamento caseiro de depressão e ansiedade, pode interferir na absorção do hormônio e bloquear o efeito da pílula (a planta também reduz os efeitos de diversas outras drogas ao aumentar o número de enzimas que decompõem as substâncias médicas).

A passiflora, apesar de ser um fitoterápico, também é considerado uma medicação e o seu uso deve ser orientado por um médico. No entanto não há nenhuma contra-indicação formal ao seu uso associado com anticoncepcional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Nunca inicie ou troque uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção. Agende a sua consulta.
A passiflora não corta o efeito do anticoncepcional e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada.
Olá! Não corta o efeito do aco não. ABraço.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 65 perguntas sobre Passiflora Composto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.