Passei por Uma fase bem difícil na minha vida, de enfrentar traumas escondidos da adolescência que e

23 respostas
Passei por Uma fase bem difícil na minha vida, de enfrentar traumas escondidos da adolescência que estavam afetando a minha vida como adulta.
Na época não tinha condições de arcar com psicólogo, então, por um longo período, Fui superando com ajuda de familiares, Amigos já bem mais velhos, com mais experiência de vida, exercícios de meditação e de Deus (sou cristã) . Hoje sinto que finalmente estou conseguindo de fato superar e seguir em frente, com alegria e alívio. Mesmo assim devo me consultar com psicólogo pra tratar tudo isso de novo? Tenho medo de voltar a Estaca Zero, de revisitar essas memórias, e mesmo tendo ressignificado-as, aceitando o que aconteceu e agindo diferente, o psicólogo me fazer ter um olhar pior sobre o que aconteceu do que o que eu realmente enxergo hoje.
Olá! A terapia precisa ser um lugar de escuta sensível e acolhimento, busque um profissional que confie, se sinta confortável e ouvida para trabalhar suas questões, aconselho que faça entrevistas para conhecer os métodos e formas de trabalho, pois podem ser muito diferentes. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Depende. Como você disse que a situação já foi superada, um psicólogo não faria você "des-superar", porém se você acredita que existem minúcias que ainda não foram endereçadas, então talvez em psicoterapia isso poderia sim vir a tona, o que nem sempre é fácil e as vezes dolorido. Portanto, depende do que você quer agora.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Acredito que seria interessante se perguntar e entender primeiramente se mesmo tendo trabalhado suas questões de alguma forma e ter já tentado passar com um psicólogo, ainda há interesse em falar sobre o assunto? Existem diversos cenários nos quais a ajuda dos familiares e o que pôde fazer com essa ajuda pode ser o suficiente e você sentir que pode seguir, assim como, ainda pode sentir que precisa falar mais sobre. Esse é um ponto importante, assim como o medo de voltar a estaca zero, esse pode ser um tema de trabalho o qual pode ter novos contornos na sua vida se beneficiando da terapia. Contudo, é importante que possa encontrar um profissional com quem se sinta bem, e às vezes não se encontra logo de primeira, depende de vários fatores. Assim, analise o que seria interessante no momento para poder dar os próximos passos.
É compreensível sentir essa resistência em voltar a lidar com traumas que você já considerou superados. A jornada de autoconhecimento e cura é complexa e individual, e cada pessoa tem seu próprio ritmo e necessidades.
É importante ressaltar que a decisão de iniciar ou não uma terapia é sua. No entanto, é fundamental que você avalie os benefícios que a psicoterapia pode trazer para sua vida e os riscos de não buscar ajuda profissional.

Lembre-se: buscar ajuda não significa que você fracassou ou que não conseguiu superar seus traumas sozinha. Significa que você se importa com seu bem-estar e está disposta a investir em seu crescimento pessoal.

Se você decidir buscar ajuda profissional, procure um psicólogo que tenha experiência em trabalhar com traumas.
É ótimo saber que você conseguiu superar uma fase difícil com o apoio de familiares, amigos, meditação e sua fé. Entendo seu receio de revisitar essas memórias e de que isso possa trazer sentimentos negativos. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar de forma segura e acolhedora.

Na terapia, o psicólogo cria um ambiente seguro para explorar suas memórias sem forçar nada. Mesmo que você já tenha ressignificado suas experiências, a terapia pode fortalecer essa perspectiva positiva e fornecer ferramentas práticas para lidar com ansiedade ou medo. Além disso, a terapia foca na prevenção de recaídas, garantindo que traumas antigos não voltem a afetá-la.

Consultar um psicólogo agora pode consolidar suas vitórias e assegurar que você tenha todas as ferramentas para continuar avançando positivamente. Buscar ajuda é um ato de coragem e cuidado consigo mesma. Desejo-lhe tudo de melhor no seu caminho contínuo de crescimento.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 200
Bom dia. Procure um profissional que você confie, sinta-se a vontade, veja currículo e opiniões de pacientes, veja se o crp esta ativo para sua segurança. Como especialista em traumas emocionais, se você superou não tem como voltar a estaca zero, a terapia vai reforçar sua alegria e alivio. Se você desejar fazer terapia para seu autoconhecimento e evolução pessoal busque um profissional que te ajude em seus atuais objetivos. Inclusive por esse passado pode buscar um especialista em traumas que tem técnicas adequadas para lidar de forma leve. Lembre-se que a psicoterapia é para sua evolução e seu psicólogo é um guia da caminhada. Existem sessões que podem mecher com seu emocional mas com o processo terapêutico você vai criando novos elementos positivos para enfrentar os desafios. A meditação, por exemplo, muito usada na psicologia junguiana. Espero ter ajudado. A disposição.
Olá! Sinto que tenha vivido essas situações desconfortáveis, mas fico feliz que tenha conseguido superar e hoje esteja vivendo melhor. Caso você se consulte com um Psicólogo tenho certeza que isso só agregará coisas boas pra sua vida. Através da psicoterapia você terá oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, ter suporte para lidar com problemas do dia a dia, ressignificar situações vividas e lidar melhor com novas emoções. O fato de ter conseguido superar suas dificuldades com pessoas próximas, exercícios de meditação e Deus não significa que a psicoterapia seja desnecessária, pois no processo psicoterapêutico você poderá contar com o apoio de um profissional ético, acolhedor e que conhece técnicas específicas para trabalhar melhor seus pensamentos e emoções e desenvolver estratégias que podem ser úteis no presente e futuro.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Fico feliz em saber que você se sente superando experiências delicadas do passado, sentindo-se alegre e aliviada. Percebo que existe um certo receio de sentir emoções e sentimentos desagradáveis que já foram o contexto de outro momento. Como se isso te deixasse com medo do retorno da dor. Percebo também o medo de um profissional psicólogo influenciar como você tem se ajustado com suas questões, te tirando da alegria e alívio que tem alcançado. A psicoterapia é uma ferramenta de promoção de saúde e não uma verdade absoluta e deve fazer sentido para você o uso ou não dessa ferramenta. Mas, com certeza, um profissional sério e ético deve acolher suas experiências colocando em foco os seus sentimentos e emoções ligadas a ela, não permitindo com que constructos dele sobreponham a sua vivência. Em momentos que percebemos essa sobreposição, devemos comunicar ao profissional que nos acompanha, pois a relação terapêutica é espaço de alinhamento e nela se desenvolve boa parte da promoção de saúde. Vale a pena entender se a sua dúvida com relação a fazer ou não a psicoterapia vem de um lugar de exigência de performance em saúde ou curiosidade sobre a experiência e o processo. Nesse caso, um acolhimento psicoterápico prévio ao acompanhamento de fato pode ajudar na compreensão. Espero ter ajudado e estou a disposição!
É natural sentir uma mistura de alívio por ter superado uma fase difícil e, ao mesmo tempo, hesitação em revisitar esses traumas. A terapia pode ser uma ferramenta poderosa não apenas para resolver traumas passados, mas também para consolidar o crescimento e a cura que você já alcançou.

Aqui estão algumas coisas para considerar:

Reforçar o Progresso: A terapia não é apenas para lidar com crises, mas também pode ser uma oportunidade para reforçar o progresso que você já fez. Um psicólogo pode ajudar a consolidar suas conquistas, oferecendo suporte para que você continue avançando.

Explorar de Forma Segura: Um bom psicólogo irá respeitar seu ritmo e suas necessidades. Você não precisa revisitar memórias dolorosas de uma forma que seja prejudicial. A terapia pode ser focada em fortalecer sua resiliência, sem necessariamente mergulhar nos traumas passados de maneira intensa.

Prevenção de Recaídas: Mesmo que você esteja se sentindo bem agora, a terapia pode oferecer estratégias para prevenir possíveis recaídas emocionais no futuro. Isso pode incluir desenvolver habilidades para lidar com o estresse ou entender melhor seus gatilhos emocionais.

4. **Aprofundar o Autoconhecimento**: A terapia pode ajudar a aumentar o autoconhecimento, permitindo que você entenda melhor como seus traumas passados influenciam suas decisões e emoções no presente, de forma a promover uma vida mais equilibrada.

Seu Controle sobre o Processo: Lembre-se de que você tem controle sobre o processo terapêutico. Você pode definir o foco e os limites da terapia com seu psicólogo, de modo que se sinta segura e confortável.

Se você está pronta para explorar essas questões de forma segura e no seu próprio ritmo, uma consulta com um psicólogo pode ser benéfica. Vamos agendar uma sessão de psicoterapia online? Assim, podemos conversar mais sobre suas preocupações e objetivos, e garantir que a abordagem seja adequada para você. Estou aqui para apoiar sua jornada de crescimento e bem-estar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá.
Acho louvável de destaque o fato de ter durante um periodo parece que longo de sua existência, você tenha conseguido mesmo às duras penas, e com a ajuda familiar, de seus vínculos de amizade e
sua fé, atravessá-lo, e pelo seu escrito até que bem.
A sua dúvida de psicoterapia ou não agora, pode ser um sinal também de que você está neste momento se sentindo com mais recursos psíquicos,mais estruturada do que naqueles tempos, e portanto "passar um scanner" em você acompanhada por um psicólogo (a).
Ressalto aqui para você que a terapia não ajuda as pessoas apenas em momentos caóticos e de copo transbordado,mas também pode ser um excelente momento no qual você possa mais tranquilamente agora e com a escuta e ajuda do profissional,se olhar se escutar,talvez fazer uns ajustes ou não enfim, para poder até sentir- se mais ainda validada por você mesmo por ter evoluído e aprendido em momentos de tempestades internas e externas.

Olá! Sinto que você tenha experenciado essas situações e, ao mesmo tempo, que bom que encontrou recursos para cuidar dessas questões e ficar melhor.
O primeiro ponto que acho importante destacar é que a a terapia é um lugar de acolhimento em que podemos tratar questões como essas e também outras que estejam presentes.
Tratar essas questões na terapia dependerá do quanto você percebe que ainda há resquícios dessas situações na sua vida e como elas tem impactado o seu dia a dia. Então, a resposta para sua questão é: depende do seu processo até aqui.
Vale ressaltar também que o processo terapêutico é único e que olhar novamente para essas situações vão ampliar o seu entendimento da situação, de como você se sente em relação à ela e o que pode ser feito a partir dela.
Espero ter ajudado! Estou por aqui, caso seja importante para você seguir nesta jornada de autoconhecimento.
Se você sente que está conseguindo superar e seguir em frente o que te faz pensar sobre a necessidade de terapia? Acho que só este questionamento já é um bom indicativo que talvez tenham pontos ainda em fase de elaboração na sua história. Um psicólogo vai sim te fazer revisitar memórias e isso pode gerar um desconforto inicial, mas nunca com o objetivo de te deixar viver para sempre no trauma e sim transformar a sua forma de ver o passado.
Olá. Já ouvi clientes trazerem temores semelhantes ao seu. Acredito que se sente vontade ou necessidade de buscar psicoterapia, faça isso. Converse com a ou o profissional que buscar sobre esse temor. É possível estruturarem o trabalho de forma respeitosa e gradual, se mantendo sensíveis, atentos à sua evolução.
Olá! Revisitar memórias difíceis pode ser desconfortável, mas o objetivo de um psicólogo é ajudar a entender e processar essas experiências de uma maneira que promova crescimento e cura. Um profissional qualificado vai trabalhar com você para garantir que a revisão dessas memórias seja feita de uma forma que respeite o seu ritmo e a sua visão atual.

A terapia não visa criar uma visão mais negativa sobre o passado, mas sim entender melhor como essas experiências influenciam o presente. Se você está preocupado (a) com a possibilidade de um psicólogo aumentar o desconforto, é importante comunicar isso ao profissional para que o tratamento possa ser ajustado às suas necessidades.

Se, após considerar esses pontos que eu mencionei, você ainda se sente insegura sobre iniciar a terapia, talvez uma consulta inicial possa ajudar a esclarecer suas dúvidas e estabelecer se o tratamento é adequado para você no momento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Você deve procurar psicoterapia se sentir que precisa, que la no fundo ainda existe um conteúdo mal resolvido. Na psicoterapia, o profissional segue as sessões baseadas naquilo que você trás pra sessão, vc vai mexer com aquilo que esta preparada para mexer. Na psicoterapia positiva encontramos técnicas que ajudam a trabalhar seus conflitos e angustias de uma forma mais leve, enfim, se estiver afim de se autoconhecimento, vá sem medo!!! Boa sorte!!! Abração!!
Olá!

Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pela força e resiliência que demonstrou ao enfrentar e superar esses desafios tão significativos em sua vida. É inspirador saber que você encontrou apoio em familiares, amigos, e na sua fé, e que esses recursos lhe ajudaram a ressignificar e seguir em frente.

Sobre sua pergunta, a decisão de procurar um psicólogo mesmo após ter superado muitas dessas dificuldades pode ser muito benéfica. A terapia não se trata apenas de revisitar memórias dolorosas, mas sim de consolidar seu progresso, explorar novas formas de bem-estar, e desenvolver estratégias para lidar com possíveis desafios futuros.

Entendo seu receio de revisitar o passado e voltar à estaca zero. Um bom psicólogo respeitará o seu ritmo e as suas conquistas. O objetivo será sempre fortalecer sua resiliência e proporcionar um espaço seguro para que você possa se expressar e continuar evoluindo, sem desconsiderar o que você já alcançou.

Lembre-se de que a terapia é um processo colaborativo. Você terá controle sobre o que deseja explorar e os limites que gostaria de estabelecer. É totalmente possível focar em seu bem-estar atual e em suas metas futuras.

Estou à disposição para ajudar, caso decida dar esse passo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
A terapia vai trabalhar a sua história a suas queixas e dificuldades , ressignificando e nomeando o q não foi nomeado. Traumas é dores do passado que não foi superado. O que já foi elaborado não será uma dificuldade para tratar em terapia.
O processo terapêutico é muito rico , profundo para nós tornarmos melhores é natural enfrentarmos nossas sombras mas o terapeuta está lá para te dar suporte. Não tenha medo
É admirável ver sua força e progresso. Buscar a ajuda de um psicólogo pode ser um passo valioso para entender ainda mais profundamente suas experiências e emoções. Um profissional pode oferecer novas perspectivas e estratégias, ajudando você a consolidar sua jornada,sem necessariamente reabrir feridas. É um apoio que pode complementar o que você já conquistou, trazendo mais clareza e alívio.
Olá! Um profissional de saúde mental pode contribuir com esses traumas de uma maneira muito mais efetiva que familiares e a igreja - apesar de terem tido uma importância na sua vida. Procure alguém que possa lhe acolher e escutar suas dores de forma ética e sensível.
Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Mesmo que você tenha feito um grande progresso na superação de traumas com a ajuda de familiares, amigos e práticas pessoais, consultar um psicólogo pode ser benéfico. Um profissional pode oferecer suporte para consolidar esse progresso, garantir que você esteja lidando com as memórias de maneira saudável e ajudar a enfrentar novos desafios. A terapia não visa piorar sua visão sobre o passado, mas sim reforçar o seu bem-estar emocional e fornecer ferramentas para manter seu avanço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270
Ola! O motivo que geralmente nos leva a um tratamento são situações atuais. A escolha dos temas devem ser do paciente, ou seja, tu vai escolher o que falar. Por outro lado, caso tua atual situação levante as situações que te referes, importante saber que falar sobre isto pode doer, mas também vai contribuindo para elaborar teu passado. Elaborar significa colocar em novos lugares. Os fatos não mudam, mas como olhamos para eles vai sofrendo alterações e isto é bem importante. E ainda, não há tratamento que possa mudar a vida e esta tem suas vicitudes. Portanto, as dores do viver seguirão existindo. Mas decidir se você precisa buscar apoio psicológico será uma decisão tua! Boa sorte!
Olá, às vezes é comum lidarmos com situações difíceis e traumáticas de modo a conseguirmos seguir com a vida. Quando superamos essas situações, normalmente não sofremos mais com elas ou devido a elas. Se, de algum modo, você pensa ou sente que esses eventos ainda repercutem na sua vida hoje, pode ser interessante buscar uma terapia. Ressalto que o objetivo de uma psicoterapia é auxiliar o sujeito a ter mais recursos para lidar com seus sofrimentos e não reforçá-los.
Olá, os estudos indicam que ao contrário disso, falar sobre os traumas é benéfico e curativo. A psicoterapia é um bom caminho para resolução de traumas mas não é o único... Mas o fato de você relembrar nas sessões das questões do passado não vai fazer com que você deprima ou entre em um buraco. Talvez no momento em que falar sobre esses assuntos fique triste na hora mas o objetivo da terapia é justamente o contrário. Ela te ajuda a se fortalecer e criar estratégias para lidar melhor com suas dificuldades. Nenhum terapeuta vai fazer você olhar para o pior da situação e se realmente você superou não vai jamais voltar a estaca zero. A terapia tem o objetivo de melhorar e nao piorar as coisas. Abraço