Passei por dois cirurgiões, um geral e outro do parelho digestivo, inclusive fiz um ultrassom da parede

4 respostas
Passei por dois cirurgiões, um geral e outro do parelho digestivo, inclusive fiz um ultrassom da parede abdominal e tudo deu negativo para hérnia umbilical, porém sinto um caroço no umbigo. Esse caroço é suficiente para caracteriza uma hérnia? Ou são analisados outros fatores além dele?
pode porque nem sempre a ultrasom identifica uma hernia. O diagnostico deve ser feito pelo ex clinico

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que você descreve parece ser uma hérnia, por vezes uma hérnia pequena com conteúdo de gordura pode ser difícil de diagnosticar. Existem outros diagnósticos diferenciais, mas que também poderiam ser visualizados na ultrassonografia. Se isso realmente te incomoda, creia que poderia fazer uma nova avaliação com novos exames.
Hérnia é quando se tem um defeito na parede abdominal e há a passagem de conteúdo da cavidade abdominal para o subcutâneo. Um caroço pode ser uma hérnia mas existem outros diagnósticos diferenciais possíveis como tumores de subcutâneo, na maioria das vezes benigno. O ultrassom e o exame físico normalmente fechariam o diagnóstico de hérnia.
Olá, boa tarde. Vale a pena algumas considerações para você entender as possibilidades diagnósticas:
1) Uma hérnia ocorre, quando há uma falha (ruptura) na camada de dá sustentação ao abdome, neste caso, o nódulo que descreve poderia ser um conteúdo que está passando por este orifício. O diagnóstico, normalmente é clínico e US costuma selar o diagnóstico. Existem casos específicos, nos quais uma Tomografia poderia ajudar, mas isto é a excessão;
2) Um nódulo, abaixo da pele, também pode justificar o que descreve. Existem diversas possibilidades aqui e, felizmente, a maioria é benigna: Lipomas, Cistos Epidérmicos, Cisto de úraco (que é congênito);
3) Uma lesão de pele também é possível. Uma cicatriz exagerada no local (Ex.: Quelóide), uma infecção local (Ex.: Onfalite) e até mesmo um simples excesso de pele, pode simular um nódulo.
Espero ter ajudado. Acho que, o que faltou em seu caso, não foi um bom exame ou um bom especialista, talvez apenas uma melhor explicação para você.

Especialistas

Eduardo Berti Aun

Eduardo Berti Aun

Cirurgião geral, Médico clínico geral

São Paulo

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

Cirurgião geral, Médico clínico geral

Mafra

Dayana Galdino

Dayana Galdino

Cirurgião geral

Joinville

Helio Calabria

Helio Calabria

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 171 perguntas sobre Hérnia Abdominal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.