Passei por dois cirurgiões, um geral e outro do parelho digestivo, inclusive fiz um ultrassom da parede

4 respostas
Passei por dois cirurgiões, um geral e outro do parelho digestivo, inclusive fiz um ultrassom da parede abdominal e tudo deu negativo para hérnia umbilical, porém sinto um caroço no umbigo. Esse caroço é suficiente para caracteriza uma hérnia? Ou são analisados outros fatores além dele?
pode porque nem sempre a ultrasom identifica uma hernia. O diagnostico deve ser feito pelo ex clinico

O que você descreve parece ser uma hérnia, por vezes uma hérnia pequena com conteúdo de gordura pode ser difícil de diagnosticar. Existem outros diagnósticos diferenciais, mas que também poderiam ser visualizados na ultrassonografia. Se isso realmente te incomoda, creia que poderia fazer uma nova avaliação com novos exames.
Hérnia é quando se tem um defeito na parede abdominal e há a passagem de conteúdo da cavidade abdominal para o subcutâneo. Um caroço pode ser uma hérnia mas existem outros diagnósticos diferenciais possíveis como tumores de subcutâneo, na maioria das vezes benigno. O ultrassom e o exame físico normalmente fechariam o diagnóstico de hérnia.
Olá, boa tarde. Vale a pena algumas considerações para você entender as possibilidades diagnósticas:
1) Uma hérnia ocorre, quando há uma falha (ruptura) na camada de dá sustentação ao abdome, neste caso, o nódulo que descreve poderia ser um conteúdo que está passando por este orifício. O diagnóstico, normalmente é clínico e US costuma selar o diagnóstico. Existem casos específicos, nos quais uma Tomografia poderia ajudar, mas isto é a excessão;
2) Um nódulo, abaixo da pele, também pode justificar o que descreve. Existem diversas possibilidades aqui e, felizmente, a maioria é benigna: Lipomas, Cistos Epidérmicos, Cisto de úraco (que é congênito);
3) Uma lesão de pele também é possível. Uma cicatriz exagerada no local (Ex.: Quelóide), uma infecção local (Ex.: Onfalite) e até mesmo um simples excesso de pele, pode simular um nódulo.
Espero ter ajudado. Acho que, o que faltou em seu caso, não foi um bom exame ou um bom especialista, talvez apenas uma melhor explicação para você.