Passei por 1 psiquiatra que prescreveu Ritalina 10mg 3x ao dia e Dofarin 1x ao dia pela manhã, porém

8 respostas
Passei por 1 psiquiatra que prescreveu Ritalina 10mg 3x ao dia e Dofarin 1x ao dia pela manhã, porém não senti nenhum efeito, ele pediu para aumentar p 2 comp de Ritalina e mesmo assim n senti nenhuma reação, isso pode acontecer? Continuo c a mesma falta de atenção e conc. de sempre.
Quando o diagnóstico de certeza é o TDAH, há algumas possibilidades de medicações, como a ritalina, que é um estimulante.
Alguns pacientes têm o diagnóstico errado da doença e portanto não vão apresentar a resposta esperada ao tratamento; outros podem necessitar do aumento da dose para apresentar a resposta esperada, por isso devem ser realizadas reavaliações programadas.
Pergunte para o seu médico o motivo da prescrição de um antidepressivo associado e discuta as possibilidades de tratamento.
Lembrando que suporte psicológico e mudanças no cotidiano também ajudam!

Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro que faça uma avaliação neuropsicológica, com ela será possível saber se é apenas déficit de atenção ou há outros componentes, sejam eles cognitivos ou emocionais que estão interferindo nesta sua desatenção.
Gde abraço;
Denise
Concordo com outros profissionais e sugiro ainda que além da avaliação Neuropsicologica, procure avaliação médica com especialista na área. Talvez seja necessária investigação com exames de imagem e outros exames para diagnóstico diferencial. Os profissionais farão uma investigação clínica completa que incluem uma anamnese bem completa, utilização de testes específicos e escalas. Observa-se ainda de quadros de ansiedade, depressão, Stress e outros podem gerar aspectos de desatenção, agitação, inquietude...que se parecem com o perfil do TDAH. Desta forma, há a necessidade de profissionais especializados na área para que não ocorram erros que possa te prejudicar.
Atenciosamente...
Consulte um Neuropsicólogo para uma avaliação complementar.
Sugiro que procure um psiquiatra ou neurologista especialista em TDAH no adulto, para confirmar ou não o diagnóstico. O site da ABDA é um bom local, para encontrar estes profissionais em todo o Brasil.
Diferentemente de outras (psico)patologias, a avaliação neuropsicológica não é diagnóstica no caso do TDAH, mas sim, ela mostra a presença ou não de alterações cognitivas, que podem variar de leve a grave. Estas informações são importantes para o neuropsicólogo elaborar uma reabilitação neuropsicológica.
O médico pode querer conhecer estas alterações, mas evidências científicas mostram que, pessoas com TDAH podem não apresentar alterações na avaliação neuropsicológica e ter TDAH, pois o diagnóstico seguindo os critérios do DSM-5 é clínico.
Neuroimagem são usadas em pesquisa, mas até o momento não são diagnósticas.
Sugiro que você retorne ao seu psiquiatra e converse com ele a respeito da ritalina não estar lhe trazendo resultados. Se você ainda continuar com a dúvida, consulte um neuropsicólogo(a) para uma avaliação neuropsicológica, assim o seu diagnóstico poderá ser mais preciso. Terapia o ajudará também a lidar com questões emocionais, uma vez que se diagnosticado com TDHA, você aprenderá a lidar consigo mesmo e a entender melhor a mudança de comportamento. Inclua hábitos saudáveis como alimentação balanceada e atividade física para lhe ajudar a amenizar a ansiedade!!! Estimo melhoras!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!
A medicação nem sempre tem o efeito esperado pois muitas vezes não age na causa do problema, ou seja, naquilo que está provocando a manifestação do sintoma. Se você foi diagnosticado(a) por um psiquiatra, ele provavelmente interpretou seu sintoma como sendo fruto de uma disfunção cerebral de origem neuroquímica, uma hipótese provável mas que nem sempre se mostra suficiente para a composição de um diagnóstico diferencial, vide que os sintomas permanecem manifestos. Um tratamento psicanalítico pode auxiliar na identificação das causas não orgânicas dos sintomas e possibilitar a melhora do quadro apresentado.
O diagnóstico de TDAH não é simples, pode não ser TDAH. Seria importante ter outros pareceres a esse respeito.

A medicação está correta seria caso de ajuste somente.

Att
Sayonara Machado

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 363 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.