Passei a ter sintomas de sindrome do intestino irritável após a morte da minha mãe, pode ser psic

8 respostas
Passei a ter sintomas de sindrome do intestino irritável após a morte da minha mãe, pode ser psicológico?
80 % dos problemas gastrointestinais, como o seu, tem origem emocional, portanto, além do tratamento médico, procure por uma psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro procurar um profissional para que o mesmo possa auxiliar no diagnóstico. Abraço
Há pesquisas recentes que apontam uma ligação entre quadros depressivos e o diagnóstico de Sindrome do Intestino Irritável. Se você acredita ter sintomas do SII deve procurar um gastro, afim de que o mesmo possa re avaliar e ,caso se confirme o diagnóstico, iniciar contigo o tratamento. E se você, como disse, relaciona o início dos sintomas á perda sentimental sofrida, procure um psicólogo e converse com ele sobre isso. Abraço!
Em primeiro lugar deve procurar um medico e fazer um exame verificar tudo para saber quais ao procedimentos, alimentação, medicamentos e etc...
Diante de um quadro de dor e luto como a perda de sua mãe, nosso corpo também sofre, não é só a alma, o corpo responde com as enfermidades, e ,nesse sentido o tratamento com um bom profissional pode ser bastante importante para que tudo fique bem o mais rápido possível.
Um forte abraço e forças para enfrentar essa luta.

Att
Sayonara Machado
Veja bem: você mesmo(a) fez uma possível associação entre uma perda e a SII. Pode ter uma relação sim. Mas precisa fechar o diagnóstico médico e depois procurar ajuda psicoterapêutica, mesmo porque se realmente for SII você precisará tomar medicamentos e ter cuidado especial com a alimentação. Estimo que melhore.
É comum e tentador separarmos os pólos corporal e psíquico, quando na verdade, os dois são uma só coisa. Portanto, é bem provável que sua situação de perda tenha bastante influência e sua mazela corporal. Falando de uma maneira didática, algumas pessoas apresentam uma certa predisposição a "converter" no corpo a "angústia" que sentem no psíquico, pode ser seu caso. Procurar ajuda sempre é o mais aconselhável. Espero ter ajudado.
Sim.

Os fatores psicológicos, dentre eles, a depressão, relacionam-se, em muitos casos, à parte da etiologia da Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Não são determinantes, isto é, não tem potência suficiente para sozinhos desencadear esta Síndrome: é necessária a presença de outros mecanismos desencadeadores deste disturbio gastrointestinal.

A forma como as pessosa enfrentam os problemas da vida, como o sofrimento causado pela perda de um ente querido, pode facilitar a manifestação da depressão que, somada a outros fatores etiológicos explicam o desenvolvimento dos sintomas da SII.
Hoje sabemos que o estado emocional afeta o sistema imunológico, assim como as funções de diversos órgãos. Como você relaciona a sua perda com o inicio dos sintomas da síndrome do intestino irritável é muito provável que exista tal relação. A minha recomendação é que procure um gastro para ter ajuda quanto as sintomas físicos e um psicólogo para os cuidados necessários com a sua saúde mental. Estou a disposição.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.