Parei de tomar venlafaxina 150mg a quase uma semana por conta própria, estou sentindo calafrios, dor

3 respostas
Parei de tomar venlafaxina 150mg a quase uma semana por conta própria, estou sentindo calafrios, dor de cabeça leve (as vezes parece que da um choque no cérebro), vertigens, nauseas, falta de apetite, indisposição e mal humor (estou intolerante ou sem pacencia com tudo e com todos). Apesar de tudo isso consigo me controlar e trabalhar normalmente.
Quanto tempo leva para passar esses sintomas? Será que a depressão pode voltar? Será que estou fazendo a coisa certa? Não quero voltar a tomar a medicação.
A interrupção súbita da venlafaxina frequentemente leva a sintomas de retirada, com inquietação, nervosismo e uma série de sensações físicas desagradáveis. Assim, convém que a redução e a retirada sejam feitas sob supervisão médica. Os sintomas podem desaparecer em poucos dias ou semanas, porém os riscos de recaída na depressão são MUITO GRANDES. Desta forma, você NÃO está fazendo a coisa certa. Trata-se de remédios seguros para uso em longo prazo e sua interrupção não é recomendada. Se, por algum motivo específico, não quiser tomar estas medicações, fale com seu médico e conversem sobre a possibilidade uma troca.

A venlafaxina é um antidepressivo que não deve ser retirado de forma abrupta devido aos sintomas de retirada (ansiedade, agitação, nervosismo, insônia, cefaleia, tremores, entre outros) que ocorrem quando a medicação é interrompida sem o desmame de forma lenta e gradual. A retirada da medicação deve ser sempre acompanhada para evitar tanto os sintomas de retirada quanto a recidiva/recorrência de um quadro depressivo. Espero ter ajudado!
Olá! Entendo que você esteja passando por um momento difícil com esses sintomas. O que você descreveu, como calafrios, dor de cabeça e vertigens, pode estar relacionado à interrupção abrupta da venlafaxina, que é um medicamento que precisa ser descontinuado de forma gradual para evitar esses efeitos de abstinência. Normalmente, esses sintomas podem durar de alguns dias a algumas semanas, mas o tempo varia de pessoa para pessoa. Quanto à depressão, há um risco de os sintomas voltarem se a medicação for interrompida de forma repentina. O ideal é conversar com médico para avaliar como você está se sentindo e encontrar uma estratégia que funcione melhor para o seu tratamento. Estou aqui para te apoiar e ajudar no que mais for necessário. Conte comigo!