Parei de tomar pílula anticoncepcional e fiquei com essas manchas escuras na pele (acantose), tem al

2 respostas
Parei de tomar pílula anticoncepcional e fiquei com essas manchas escuras na pele (acantose), tem alguma coisa a ver realmente com a pausa no anticoncepcional?
Dr. André Mahmoud
Endocrinologista, Nutrólogo, Endocrinologista pediátrico
Dourados
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Não necessariamente, a resistencia a ação da insulina pode vir por exemplo de um mero sobreso e a intervencao deve ser imediata para impedir se progredir para um diabetes.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Caroline Cunha de Oliveira
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral
São Paulo
A acantose nigricans, que se caracteriza pelo escurecimento e espessamento de áreas da pele, especialmente em dobras e áreas como pescoço, axilas e virilha, não é tipicamente uma condição diretamente associada à pausa no uso de pílulas anticoncepcionais. No entanto, mudanças hormonais, como as que ocorrem ao parar de tomar anticoncepcionais, podem influenciar a condição da pele de várias maneiras, incluindo a possível alteração na sensibilidade à insulina ou no equilíbrio de hormônios que podem afetar a pele.

A acantose nigricans está mais comumente associada a condições que afetam a insulina no corpo, como resistência à insulina, diabetes tipo 2 e obesidade. Também pode estar relacionada a condições hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), que é caracterizada por um desequilíbrio hormonal que pode levar a sintomas como irregularidades menstruais, cistos nos ovários e alterações na pele.

Embora a interrupção do anticoncepcional possa levar a mudanças hormonais que, indiretamente, podem influenciar a aparência da pele, é importante investigar outras causas potenciais para a acantose nigricans. Avaliar fatores como a resistência à insulina, alterações no peso e outros sinais de desequilíbrios hormonais pode ajudar a determinar a causa subjacente e a orientar o tratamento adequado.

Se você está notando essas manchas escuras na pele após parar de tomar a pílula anticoncepcional, seria aconselhável consultar um médico, como um dermatologista ou endocrinologista. Eles podem realizar uma avaliação detalhada, incluindo exames para verificar os níveis de insulina e hormônios, e oferecer um diagnóstico preciso. O tratamento para a acantose nigricans geralmente envolve abordar a causa subjacente, o que pode incluir mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, tratamento de condições subjacentes e, em alguns casos, medicamentos para melhorar a sensibilidade à insulina ou regular os hormônios.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.

Especialistas

Gabriele Perrotta

Gabriele Perrotta

Dermatologista

Rio de Janeiro

Maria Fernanda Gomes

Maria Fernanda Gomes

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Aline Prado

Aline Prado

Dermatologista

São José dos Campos

Steicy Maísa de Oliveira Ribeiro

Steicy Maísa de Oliveira Ribeiro

Endocrinologista

Florianópolis

Maria Helena Strzykalski

Maria Helena Strzykalski

Dermatologista

Santa Cruz Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Acantose Nigricans
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.