Parei de tomar Depo- Provera em março de 2017 e desde então venho tentando engravidar mais cada mês

4 respostas
Parei de tomar Depo- Provera em março de 2017 e desde então venho tentando engravidar mais cada mês é mais difícil, antes vinha todo dia primeiro, mês passado mudou a data veio dia 28 de Janeiro este mês veio dia 24 de Fevereiro. Será que estou com algum problema no útero?
Depo Provera é uma medicação de depósito e a reversão de seu efeito completo, assim como o retorno de fertilidade pode levar diversos meses, algumas vezes mais de um ano. De qualquer maneira, uma avaliação pelo ginecologista é necessária para individualização do seu caso.

Vc precisa avaliar todos os fatores que possam causar infertilidade, além do fator anovulatório. Por exemplo: fator tubário, através da histerossalpingografia. Converse com seu ginecologista. Um abraço.
Olá. A Depo Provera é medicação de depósito. Quando você para o uso, a fertilidade pode demorar até 1 ano para retornar, principalmente se você usou a Depo Provera por muito tempo. Até o retorno da sua fertilidade, o seu ciclo menstrual poderá ficar irregular e com grande chance de ser anovulatório.
No entanto, outras alterações hormonais deverão se descartadas, alterações uterinas deverão ser pesquisadas, o espermograma do seu marido poderá ser solicitado e a permeabilidade das trompas avaliada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta. Use o ácido fólico durante as tentativas de gravidez.
Entendo sua angústia ao enfrentar dificuldades para engravidar após o uso do Depo-Provera. É uma situação que preocupa muitas mulheres, mas é importante lembrar que a Depo-Provera é uma medicação de depósito, ou seja, seu efeito pode perdurar no organismo por algum tempo, mesmo após a interrupção.

Quando você para de usar o Depo-Provera, a fertilidade pode demorar até um ano para retornar completamente, especialmente se o medicamento foi utilizado por um período prolongado. Durante esse tempo, é comum que o ciclo menstrual fique irregular e, muitas vezes, anovulatório, ou seja, sem a liberação de um óvulo. Isso pode explicar as variações nas datas do seu ciclo menstrual.

No entanto, é essencial investigar outras possíveis causas para essa irregularidade e dificuldade para engravidar. Alterações hormonais, problemas uterinos, e até mesmo a saúde reprodutiva do seu parceiro devem ser avaliados. Exames como o espermograma e a histerossalpingografia, que avalia a permeabilidade das trompas, podem ser necessários.

Recomendo que você converse com seu ginecologista para uma avaliação completa. Ele poderá individualizar seu caso e orientar o melhor caminho a seguir. Durante esse período, é aconselhável continuar utilizando ácido fólico, o que pode ajudar nas tentativas de engravidar.

Se precisar de mais esclarecimentos ou quiser discutir suas preocupações com mais detalhes, uma teleconsulta pode ser uma ótima opção. Nesse momento, a telemedicina oferece um acompanhamento seguro, conveniente e eficaz, especialmente em tempos de pandemias e outras doenças infecciosas. A plataforma Doctoralia permite que você escolha médicos altamente recomendados para tirar suas dúvidas e acompanhar sua jornada de forma segura e discreta.

Não fique fora dessa revolução digital na saúde. A telemedicina pode ser uma aliada importante no seu caminho para a maternidade, poupando tempo e oferecendo a orientação necessária de forma prática e segura. Se desejar, estou à disposição para orientá-la em uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900