Parei de fumar maconha porém não tenho apetite para comer, como faço para o apetite voltar?

5 respostas
Parei de fumar maconha porém não tenho apetite para comer, como faço para o apetite voltar?
Olá, estipule horários para refeições: café da manhã, almoço e jantar. Prepare algo que você aprecie e coma. Aos poucos o apetite voltará, pois seu organismo aprenderá o novo hábito. Mas busque um profissional nutricionista ou médico para lhe indicar um bom suplemento de vitaminas e minerais para colaborar na regulação do seu organismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Tente manter uma rotina de alimentação para o seu corpo voltar a se acostumar com as refeições de forma natural. Um nutricionista pode te ajudar a elaborar refeições adequadas em termos de calorias e nutrientes, mesmo que em volumes/quantidades menores de acordo com a sua tolerância, até recuperar o apetite. Estou à disposição!
Olá! Além de uma alimentação com alimentos mais calóricos como sucos de fruta, sugiro uma suplementação associada para aumento da grelina, hormônio da fome e uma dieta completa e equilibrada. Com esta conduta o apetite irá voltando aos poucos, sugiro refeições mais espaçadas inicialmente, respeitando sua rotina. A disposição
Olá, tente fracionar mais as refeições, inserindo colação da manhã e lanche da tarde entre as grandes refeições, além da ceia antes de dormir.
Volumes de comida menores a moderados e alimentos com boa densidade calórica, porém nutritivos, como suco de laranja, suco de uva integral, abacate.
Vale a pena observar a sua tolerância no que corresponde ao volume de comida citado acima, desta forma, a auto observação é sempre importante.
Primeiramente é necessário entender se você faz uso de psicoestimulantes ou outros psicotrópicos que possam interferir em seu apetite. Outra questão fundamental é avaliar se essa perda de apetite é algo disfuncional ou apenas aparente, estando enviesada pela percepção equivocada de “inapetência” quando na realidade, seu metabolismo está apenas retomando as sensações típicas de um metabolismo sem substâncias que aumentem o apetite e que aumentem o desejo por alimentar-se de alimentos com alta densidade energética. Outro aspecto importante a avaliar é quanto às questões clínicas e metabólicas existentes que possam interferir no seu apetite, saciedade e no seu interesse alimentar (hipertireoidismo, anorexia, câncer, depressão, por exemplo, em alguns casos, podem ter como sintoma uma redução significativa do apetite e consequentemente acelerar significativamente a perda de peso de forma prejudicial em curto espaço de tempo). Caso todas essas questões sejam consideradas e doenças ou condições de saúde tenham sido descartadas e ainda assim possui um apetite abaixo do desejado, observe se você não construiu esse hábito ao longo do tempo. Se foi isso, para reconstruí-lo, eu sugiro primeiramente aumentar o gasto energético através do aumento da prática de atividades físicas, caso ainda não pratique, em paralelo ao estabelecimento de uma alimentação equilibrada nutricionalmente, favorecendo o consumo fracionado das refeições, aumentando o número de porções alimentares ao longo do dia, em menores quantidades e menores densidades energéticas, equilibrando em qualidade micro (vitaminas, minerais) e macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos), para estimular o metabolismo em seu trabalho de gasto energético. Além disso, idealmente consumir sua última “grande refeição” até umas 19h, com ceia 1h antes de dormir e um bom café da manhã, pode ser uma boa forma de iniciar esse processo de reeducação metabólica. Espero ter ajudado e fico à disposição caso queira suporte neste processo! Forte abraço.

Especialistas

Luciane Tavares Dhein

Luciane Tavares Dhein

Psicólogo

Curitiba

Edir Avelar Neto

Edir Avelar Neto

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Déborah de Araujo Maia

Déborah de Araujo Maia

Psicopedagogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Drogadição
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.