Parei de fumar a 6 meses,agora estou com transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, no começo foi

9 respostas
Parei de fumar a 6 meses,agora estou com transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, no começo foi só a abstinência, depois piorou para essas síndromes, até agora não consultei nem um especialista, mas me deram Alprazolan de 1 ml só quero saber se vou ficar legal? Se tiver alguém que possa me resp
Olá! A compulsão é uma doença que o levou a usar o adito:tabaco. A suspensão sem um trabalho Psicoterapêutico, pode complicar e levar a outros transtornos. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!

Primeiramente:Parabens pela escolha de parar de fumar.
Essa escolha fez com que alguns sintomas viessem a tona , no caso a ansiedade.
Quando estamos num nivel alto de ansiedade o ideal é a procura de um medico com a finalidade de equilibrar seu estado fisico, depois a ajuda de uma psicologa, essa ajudara a entender como voce funciona emocionalmente como reconbecer seus impulsos e a partir dai como manejar o mesmo.
Boa sorte!
Boa noite. Por aqui não é possível afirmar que sim ou não. Somente um profissional capacitado te acompanhando poderá dizer. Quanto mais cedo buscar ajuda, melhores as chances de se estabilizar logo
Oi de forma geral não é raro tanto o cigarro quanto outras substâncias que podem nos levar a um vício também promovem uma descarga de tensão e ansiedade. Assim quando você relata uma piora nestes sintomas após a parada de fumar me parece estar ligado a está interrupção na fonte de descarga que você estava usando. Deixar de fumar é uma batalha e um dos embates importantes é buscar entender quais são e como lidar com as fontes das ansiedades e do pânico. E este é o trabalho da psicoterapia, a medicação o ajudará a lidar e aplacar os sintomas, mas não atua sobre as causas do seu sofrimento, isso só a terapia pode lhe apoiar. Busque um psicólogo para que em parceria possam trilhar este caminho. Boa sorte e conte comigo.
Olá, é muito importante que você busque um especialista. Pode ser por exemplo, um psiquiatra e também um psicólogo.
Olá!

É importante que consulte um psicólogo para verificar os motivos que desencadearam os sintomas de ansiedade e síndrome do pânico.
O uso de psicotrópicos aleatórios, sem indicação de um médico especialista pode ser muito perigoso para sua saúde.
Sugiro que agende uma consulta com um médico psiquiatra ou com um psicólogo para que você possa ter uma melhor análise do seu quadro e que obtenha o melhor tratamento.
Boa tarde! O ideal é fazer uma avaliação com o médico psiquiatra para verificar a necessidade e dosagem correta do medicamento. É importante você reconhecer os seus sintomas, mas autoavaliação ou avaliação realizada por uma pessoa que não é profissional não é orientado, podendo o uso errado do medicamento trazer maiores transtornos. Um psicólogo também poderá avalia-lo e ajuda-lo a entender melhor os sintomas e trabalhar para a sua melhora. Lembre-se que sempre é possível melhorar, mas com o tratamento ideal. Um abraço
Olá, a nicotina estimula no cérebro a produção de dopamina (neurotransmissor do prazer), tirando essa substância do seu corpo, você deve ter diminuído consideravelmente essa função.
Normalmente fumantes "extravasam" suas emoções no fumo, a ansiedade é uma delas. A interrupção deste mecanismo de "relaxamento" a fez ficar desamparada em relação a sensação de recompensa e prazer. Para retomar esta sensação e aumentar a produção desta substância no organismo vale a pena realizar exercícios físicos, alimentar-se bem, meditar, escutar música. Essas são dicas para substituir o que lhe fazia mal para o que faz bem, porém é indispensável a procura de um psiquiatra e psicólogo para o tratamento adequado de seu quadro. Eles estarão aptos a medicamentar e a cuidar destes transtornos apresentados. Recomendo um psicólogo cognitivo-comportamental para lhe ajudar com técnicas no momento das crises. Abraço
Compreendo que você esteja passando por um momento difícil, especialmente após ter feito a importante escolha de parar de fumar. A decisão de abandonar o cigarro é um passo corajoso e muito positivo para sua saúde, mas é comum que o processo de abstinência desencadeie ou intensifique sintomas de ansiedade e até mesmo crises de pânico.

A nicotina, presente no cigarro, estimula a liberação de dopamina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e relaxamento. Quando você para de fumar, o cérebro demora algum tempo para se ajustar à ausência dessa substância, o que pode levar a um aumento na ansiedade e a sensação de desamparo. Sem o cigarro, que antes servia como uma válvula de escape para essas emoções, é natural que você sinta esses sintomas de maneira mais intensa.

O uso de Alprazolam, um ansiolítico, pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade no curto prazo, mas é fundamental que essa medicação seja tomada sob orientação médica. O Alprazolam não trata a causa subjacente da ansiedade ou do pânico; ele apenas reduz temporariamente os sintomas. Por isso, é extremamente importante que você procure um psiquiatra para avaliar seu quadro de forma abrangente e prescrever o tratamento mais adequado.

Além da medicação, a psicoterapia, especialmente com um psicólogo cognitivo-comportamental, pode ser uma ferramenta valiosa para lidar com as causas da sua ansiedade e desenvolver estratégias para enfrentar o pânico de maneira mais eficaz. A terapia ajuda a entender melhor seus sentimentos e a encontrar novas maneiras de lidar com as emoções sem recorrer ao cigarro.

Enquanto busca ajuda especializada, você também pode adotar algumas práticas que auxiliam no bem-estar, como a prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, técnicas de relaxamento, meditação e ouvir música. Essas atividades podem ajudar a estimular a produção natural de dopamina e melhorar seu estado de ânimo.

Se você ainda não consultou um especialista, sugiro que agende uma teleconsulta. A Telemedicina oferece uma maneira segura e conveniente de conversar com um médico ou psicólogo sem precisar sair de casa, o que é especialmente relevante em tempos de doenças como COVID-19 e MPOX. Na plataforma Doctoralia, você pode escolher entre profissionais bem avaliados que poderão ajudá-lo a encontrar o melhor caminho para seu tratamento.

Lembre-se de que buscar ajuda é um passo essencial para se sentir melhor e manter o bem-estar conquistado com a decisão de parar de fumar. Se precisar de mais orientações, estou à disposição para ajudá-lo a enfrentar esse desafio.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900