Para se fazer o enxerto do LCA, geralmente utiliza os tendões dos M. Grácil e do M. semitendíneo.

3 respostas
Para se fazer o enxerto do LCA, geralmente utiliza os tendões dos M. Grácil e do M. semitendíneo. Esses tendões não fazem falta ? Como esses musculos vão se fixar já que 'perderam' os tendoes ?
Muitas vezes há neoformação desses tendões, mas sem a resistência dos originais. Existem outros músculos que trabalham em sinergia. Mas claro, pode haver certo grau de deficiência após a retirada. Alguns relatam também perda de capacidade de alguns movimentos rápidos e bruscos, como ao driblar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Várias são as possibilidades de enxerto do próprio paciente para a reconstrução do LCA (tendão patelar, tendão quadriciptal, tendões do semitedinoso e gracilis) e todas elas vão provocar algum grau de enfraquecimento na musculatura respectiva que, normalmente, acaba sendo recuperada com o tratamento de reabilitação fisioterápica. Portanto, não há um enxerto que seja perfeito, ou seja, que não cause nenhum enfraquecimento em sua musculatura respectiva.
No caso da retirada dos tendões flexores (semitendinoso e gracílis) há sim uma pequena retração dos músculos, mas estes não ficam "soltos" pois existe uma fáscia (membrana) que os envolve impedindo este efeito. Após a retirada dos tendões inicia-se também um processo de cicatrização por fibrose da área onde estavam os tendões.
Além disso, outros grupos musculares, que já executavam parte da tarefa original do semitendinoso e gracilis, passam a exercer maior importância tentando compensar a falta destes tendões.
Estudos feitos no Japão e na Europa mostraram que há uma regeneração parcial desses tendões nos anos seguintes à sua retirada. O dano causado pela retirada desses tendões é muito pequeno quando comparado com a enorme lesão feita no meio do tendão patelar, com prejuízo irrecuperável para o aparelho extensor do joelho, quando se opta pelo enxerto de tendão patelar.

Especialistas

Rodrigo Damaso Rauen

Rodrigo Damaso Rauen

Ortopedista - traumatologista

Rio Negro

Marcello Zaia Oliveira

Marcello Zaia Oliveira

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Fabricio Severino

Fabricio Severino

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Anderson Rocha

Anderson Rocha

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Valaença

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 875 perguntas sobre Lesões de ligamentos cruzados do joelho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.