Para que serve o medicamento lamitor na psiquiatria?

3 respostas
Para que serve o medicamento lamitor na psiquiatria?
O Lamitor (lamotrigina) é utilizado na psiquiatria principalmente para o tratamento do transtorno bipolar, especialmente na prevenção de episódios depressivos e estabilização do humor. A lamotrigina é valorizada por seu efeito protetor contra a depressão bipolar e por ter um perfil de efeitos colaterais relativamente favorável.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, boa tarde
O Lamitor* (lamotrigina) é um anticonvulsivante, porém dentro da psiquiatria usamos como um estabilizador de humor. Podemos utilizar para alguns diagnósticos e tratamento.
Em especial, a lamotrigina é bastante usada em episódios depressivos de Transtorno Bipolar e também pode ser utilizada para pacientes que sofrem de alguns tipos de convulsão. Ambas descrições acima tem evidência científica com bons resultados.
Mas também pode ser usada como estratégia de potencializar (elevar o efeito) o antidepressivo em depressões unipolares; tratamento de dor na neuralgia do trigêmeo e em pacientes com Borderline -- todos esses com evidências incompletas sobre a eficácia!

Fico à disposição! Se cuida
Olá, o Lamitor® (Lamotrigina) é um excelente medicamento usado para diversos quadros clínicos, mas na psiquiatria é muito usado se houver Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ou outras alterações de humor importantes. Lembrar que toda introdução ou ajuste de medicação pode trazer efeitos adversos. Ele não é um tratamento padrão para Transtorno de ansiedade, mas pode ajudar a aliviar alguns sintomas.
O melhor horário de tomada dessa medicação é de manhã, mas é importante que siga orientações do seu psiquiatra. Se ainda houver dúvidas, sugiro que converse com ele para fazer os devidos esclarecimentos. Um tratamento de excelência exige uma boa Aliança Terapêutica com o profissional e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 119 perguntas sobre Lamitor
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.