Para diagnosticar labirintite e excluir outros possíveis diagnósticos, o otorrinolaringologista pede

3 respostas
Para diagnosticar labirintite e excluir outros possíveis diagnósticos, o otorrinolaringologista pede uma tomografia ou ressonância da cabeça?
Em geral, um exame Otoneurologico bem realizado e interpretado associado a um história clínica também bem colhida são suficientes, não sendo necessário em muitos casos. Outros, no entanto, precisam de um exame de imagem para confirmar ou excluir uma hipótese diagnóstica

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na maioria dos casos, não é necessário nenhum exame de imagem. Quando necessário, vai depender das hipóteses diagnósticas que o profissional estiver suspeitando, o que vai depender de suas queixas, exame físico e outros exames complementares. Então tanto tomografia quanto ressonância são possíveis.
tontura é sintoma, e labirintite é uma infecção do labirinto (parte do osso dos ouvidos responsável por parte do equilíbrio), logo, falamos de tontura. Se for de caráter rotatório geralmente é ocasionada por uma disfunção de um dos labirintos (temos 2, um em cada ouvido. existem em torno de 300 causas de tontura, logo, a experiência do profissional ajuda a direcionar os exames, evitando custos ao paciente e ao sistema. uma tomografia, por exemplo, expõe o paciente a muita radiação... vários fatores contribuem para o diagnóstico, mas a conversa com um bom profissional gera quase 70% do diagnóstico, por isto gosto de atender pacientes com esta queixa, pois é onde o médico é o mais importante, e não exames solicitados erroneamente ou principalmente, em hora errada! exemplo: esclerose múltipla tem na tontura uma queixa precoce, mas ela pode manifestar-se na sua plenitude após 2 anos do inicio da tontura e a ressonância muitas vezes está normal, alterando em fases da doença.

Especialistas

Auro Gonçalves

Auro Gonçalves

Otorrino

São Paulo

José Carlos Franzato Júnior

José Carlos Franzato Júnior

Otorrino

Ponta Grossa

Aline Salbego Marimon

Aline Salbego Marimon

Fisioterapeuta

Porto Alegre

Artur Guilherme H. Lima

Artur Guilherme H. Lima

Otorrino

Fortaleza

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 340 perguntas sobre Labirintite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.