Para borderline me foi receitado haloperidol e lamotrigina à noite, porém tenho sentido sono extremo,

5 respostas
Para borderline me foi receitado haloperidol e lamotrigina à noite, porém tenho sentido sono extremo, desânimo e tenho dormido muito mais horas. Essa associação entre os dois medicamentos é comum?
E quanto tempo até que eu não sinta mais esses efeitos colaterais?
O haloperidol (Haldol) é um dos medicamentos antipsicóticos com maiores efeitos colaterais, sendo os efeitos extrapiramidais (movimentos involuntários) um dos efeitos mais comuns. A lamotrigina é um anticonvulsante da classe feniltriazina. Seus efeitos colaterais incluem tontura, sonolência, cefaléia e outros. Em relação à associação, caso tenha dúvidas, é bom consultar outro psiquiatra para garantir uma melhor avaliação.
É recomendado também o acompanhamento psicoterápico pois somente a medicação não trará muitos efeitos a longo prazo, agindo somente nos sintomas mais evidentes, mas não agindo na causa em si.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiramente, todo medicamento de uso inicialmente pode desencadear efeitos colaterais. No entanto, existe um tempo de latência que é para seu corpo se adaptar, ter tolerância. Desta maneira, sugiro que entre em contato com o seu médico para sanar sua dúvidas e se ele achar necessário fazer um ajuste medicamentoso. Entretanto, a psicoterapia para esta psicopatologia, Transtorno de Personalidade Borderline é essencial porque só medicamentos serão para auxiliar o controle de impulsos e outras comorbidades. No entanto, se não aprender a controlar seu impulsos, tolerar frustrações se conhecendo e reconhecendo a medicação cada vez mais terá que ser potencializada.
Olá, vamos por partes. Tanto o Haldol (antipsicótico) quanto a Lamotrigina (anticonvulsivante) são medicamentos fortes e que ajudam a controlar as crises em momentos agudos ou crônicos. Ambos apresentam fenômenos colaterais, alguns pacientes sentem mais que outros, mas a sonolência e algumas alterções involuntárias psicomotoras são frequentes. Importante estar próximo ao seu médico para avaliar as possibilidades do tratamento.
Entendo que a medicação para o transtorno de personalidade borderline atua no sintomas que você apresenta no momento. Como estava seu pensamento (conteúdo, curso e forma)? Como estava o seu sono e seu cotidiano? Como estava reagindo diante das frustrações? No momento você relata desanimo e incomodo com esta lentidão e com a medicação. Minhas perguntas estão embasadas na perspectiva de que se medica o sintomas (depressão, ansiedade, psicose, etc) a instabilidade diante dos conflitos é um trabalho terapêutico constante.
Espero ter ajudado. Abs, Betânia Tassis
Olá, como vai?

Ambos medicamentos são fortes e possuem efeitos colaterais. Fora o controle com o medicamento, você está em tratamento psicoterapeutico? O Transtorno de Personalidade de Borderline deve ser observado por um bom psicólogo e especializado no assunto para que possa lhe auxiliar no processo como um todo.

Espero ter ajudado.
Olá!
Ambos os medicamentos que está tomando são fortes e provocam como efeitos colaterais comuns, a sonolência. Logo, combinados, eles podem potencializar esse efeito e explicar esse sono demasiado que relata.
O tempo para que esses efeitos diminuam pode variar de pessoa para pessoa.
Minha sugestão é que entre em contato com o seu psiquiatra e converse com ele, explique o que está sentindo. Pode ser que seja necessário fazer um ajuste da dosagem. Cada pessoa reage de uma forma a cada medicamento e de repente pode diminuir um pouco até seu organismo se acostumar com as medicações.
Caso não se sinta seguro com seu médico, aí sim, considero importante buscar uma segunda opinião.
Boa sorte e melhoras!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Haloperidol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.