Para averiguar HPV anal feminino, é mais indicado o anuscopia ou o colonoscopia? Aliás, para que sit

2 respostas
Para averiguar HPV anal feminino, é mais indicado o anuscopia ou o colonoscopia? Aliás, para que situações estes exames são indicados?
Olá!
A Anuscopia examina o ânus e canal anal, é o exame indicado para verificar se há lesões de HPV internas ao ânus, principalmente a anuscopia de alta resolução. Já a colonoscopia não é um bom exame para o canal anal e não é indicada para diagnosticar lesões de HPV, a colonoscopia examina o reto e os cólons ( intestino grosso), e é o principal exame na prevenção do câncer do intestino e no diagnóstico e acompanhamento das doenças inflamatórias intestinais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Para a avaliação da presença de HPV o exame mais indicado é a anuscopia (e se possível de alta resolução). Lembrando de que, mesmo com índices baixos, a realização da colonoscopia deve ser evitada nos casos de pacientes com lesões condilomatosas, pelo risco de contaminação do reto e/ou colóns. Outro fator importante é que alguns sorotipos de HPV são precursores dos tumores de canal anal, e por isto, devem ser acompanhados com um proctologista.
A anuscopia é um exame utilizado para realizar a avaliação de patologias do canal anal (que é a parte final do aparelho digestório), sendo possível identificar problemas como: condilomas anais, hemorróidas, fissuras anais, papilas hipertróficas, fístulas anais entre outros.
A colonoscopia é um exame endoscópico, através da qual é possível realizar a avaliação da mucosa (que é a parte mais interna da parede intestinal) do reto, cólons e íleo terminal, sendo possível efetuar a identificação de problemas como: pólipos colorretais, divertículos, tumores colorretais, inflamações intestinais (colite, retocolite, doença de Crohn, ileíte), presença de corpos estranhos entre outros. Lembrando de que o exame é realizado sob sedação, ou seja, o paciente “dorme”, durante a sua realização, portanto, não “vê”, não sente dor e não fica constrangido. Outro fator importante é que a prevenção deve ser realizada em todos os pacientes (homens ou mulheres, mesmo que sem sinais e sintomas de alerta) a partir dos 45 anos, pois o câncer de intestino na maioria das vezes é silencioso e não manifesta sintomas!
Espero que tenha ajudado. Um grande abraço

Especialistas

Jefferson André S. Alves

Jefferson André S. Alves

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Alisson Cordeiro Moreira

Alisson Cordeiro Moreira

Coloproctologista, Cirurgião geral

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1218 perguntas sobre Hemorroidectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.