Para atender uma pessoa com gagueira, o psicólogo ou o fonoaudiólogo precisa fazer alguma especialização
9
respostas
Para atender uma pessoa com gagueira, o psicólogo ou o fonoaudiólogo precisa fazer alguma especialização além da faculdade?
No que tange ao tratamento psicológico para gagueira o profissional psicólogo, independente de sua especialização na área, poderá prestar um bom serviço. A manutenção da gagueira em grande parte tem envolvida questões como ausência de habilidade em manejar a ansiedade, baixa habilidade social dentre outras demandas psicológicas. Um profissional psicólogo poderá intervir, independente de sua especialização. Sobre as demandas fonoaudiológicas espero que um profissional se manifeste.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não é necessária nenhum especialização na área, já atendi casos assim e apenas tomava cuidado em prestar mais atenção no discurso do paciente (acredito que seu receio seja a comunicação entre paciente e profissional).
Para uma avaliação mais aprofundada, é necessário maiores informações.
Abs
Para uma avaliação mais aprofundada, é necessário maiores informações.
Abs
O Fonoaudiólogo não necessita ter especialização para o atendimento, porém é importante ter conhecimento sobre linguagem e fala, conhecimento este adquirido na própria graduação ou cursos de aprimoramento, entre outros. A grosso modo, o trabalho do Fonoaudiólogo consiste em dar fluência e ritmo a fala e trabalhar os bloqueios.
Na mesma forma que foi comentado pelo psicólogo, no caso da psicologia, o fonoaudiólogo não necessariamente precisa ter especializacao, pois na própria graduação aprendemos a fazer terapia para os casos de gagueira, eu mesmo não tenho a esp. porém atendo gagueira há 10 anos, e isso inclusive com parceria com psicólogos. Acredito, no entanto , que a experiência no atendimento e estudos na área ( cursos,leitura e etc ) é deveras relevante e importante para o atendimento, não necessariamente só a Esp.
Abç
Abç
Tanto o psicólogo quanto o fonoaudiólogo podem atender pacientes com gagueira mesmo que não tenha uma especialização própria para isso. Se você fizer o tratamento em conjunto vai ser ótimo.
Olá, a gagueira é um quadro especifico do profissional de fonoaudiologia e faz parte das questões emocionais da psicologia, se você conhece profissionais que lidam só com este quadro é interessante a ajuda deles, mas os dois profissionais juntos independente da especialização tem como fazer uma bom trabalho de forma adequada e em conjunto para ajuda da pessoa que tem esta dificuldade.
Tanto o Fonoaudiólogo como o Psicólogo podem te dar um bom atendimento independente de especializações, pois são preparados para atender este tipo de caso. Um trabalho em conjunto seria ótimo neste caso.
O psicólogo não necessita de especialização para o atendimento ao paciente com gagueira.
O psicólogo irá direcionar o seu trabalho para as questões emocionais que afetam o paciente em relação a si mesmo, bem como com o mundo que o cerca.
Sem dúvida ,o tratamento em conjunto,entre psicólogo e fonoaudiólogo aumenta a possibilidade de bons resultados.
Abraços!
O psicólogo irá direcionar o seu trabalho para as questões emocionais que afetam o paciente em relação a si mesmo, bem como com o mundo que o cerca.
Sem dúvida ,o tratamento em conjunto,entre psicólogo e fonoaudiólogo aumenta a possibilidade de bons resultados.
Abraços!
O Fonoaudiólogo não necessita ter especialização para o atendimento, porém é importante ter conhecimento sobre linguagem e fala, conhecimento este adquirido na própria graduação ou cursos de aprimoramento, entre outros
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho um filho de 3 anos, percebemos que ele tinha um leve grau de gagueira aos 2 anos, porém achávamos normal pois ainda estava aprendendo a falar algumas palavras, hoje aos 3 está nítido e de 4 meses pra cá só tem piorado, as vezes repete o início da mesma palavra 3 ou 4 vezes, vai falar a palavra…
- Tenho 20 anos e gaguejo um pouco. Desde sempre eu falo e repito as últimas palavras da minha frase em um tom baixo ou sem som(ex: amo beber água... beber água... beber água), além de repetir aleatoriamente algumas coisas que as pessoas falam/eu falo/trechos de músicas depois de um tempo. Às vezes me…
- Tenho 21 anos, tenho gagueira desde criança. Será q com um especialista consigo melhorar ou não tem mais jeito?
- Ola tenho uma filha de 2 anos e meio q comecou a gaguejar do nada. Ela eh bilingue e fala ingles na creche e portugues em casa. Ela nao tinha nenhum problema e derrepentea duas semanas atras comecou a gaguejar do nada. Meu pai eh gago, pouco mas eh. Gostaria de saber o que fazer, e devo procurar ajuda,…
- Boa tarde! Eu me chamo lucineia. Meu filho vai fazer 5 anos ele tem dificuldade na fala , agora comecou a falar frases mais estou preocupada por que começou uma gagueira , tem vezes que fala sem gaguejar mais tem horas que fica ansioso para falar repete umas 3 vezes ex:: eu,eu,eu entre outras palavras.…
- Tenho 53 anos e ultimamente tenho gaguejado quase toda vez que vou conversar, minha.mandibula parece que treme, é uma sensação horrível e estou me sentindo muito mal com isso, muitas vezes prefiro ficar calada para não passar vergonha, sou tímida e tenho muita ansiedade por tudo que vou fazer. Alguém…
- Meu filho de 4 anos está com dificuldade na fala, coloca as mãos nos ouvidos e pula pra conseguir falar, às vezes ele fala sem dificuldade. Isso é sinal de gagueira ?
- É possível uma criança de 4 anos apresentar DPCA , e como deve ser tratado?Inicialmente deve se consultar um otorrino?
- Olá boa tarde Meu filho tem 3 anos e 2 meses e apresenta um bloqueio na fala , não consegue terminar uma frase e se irrita com a situação dizendo q não consegue conversar o que posso fazer nessa situação ?
- Há direitos para uma pessoa que gagueja, referente a ingressar numa faculdade?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.