Para atender uma pessoa com gagueira, o psicólogo ou o fonoaudiólogo precisa fazer alguma especialização

9 respostas
Para atender uma pessoa com gagueira, o psicólogo ou o fonoaudiólogo precisa fazer alguma especialização além da faculdade?
No que tange ao tratamento psicológico para gagueira o profissional psicólogo, independente de sua especialização na área, poderá prestar um bom serviço. A manutenção da gagueira em grande parte tem envolvida questões como ausência de habilidade em manejar a ansiedade, baixa habilidade social dentre outras demandas psicológicas. Um profissional psicólogo poderá intervir, independente de sua especialização. Sobre as demandas fonoaudiológicas espero que um profissional se manifeste.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é necessária nenhum especialização na área, já atendi casos assim e apenas tomava cuidado em prestar mais atenção no discurso do paciente (acredito que seu receio seja a comunicação entre paciente e profissional).
Para uma avaliação mais aprofundada, é necessário maiores informações.

Abs
O Fonoaudiólogo não necessita ter especialização para o atendimento, porém é importante ter conhecimento sobre linguagem e fala, conhecimento este adquirido na própria graduação ou cursos de aprimoramento, entre outros. A grosso modo, o trabalho do Fonoaudiólogo consiste em dar fluência e ritmo a fala e trabalhar os bloqueios.
Na mesma forma que foi comentado pelo psicólogo, no caso da psicologia, o fonoaudiólogo não necessariamente precisa ter especializacao, pois na própria graduação aprendemos a fazer terapia para os casos de gagueira, eu mesmo não tenho a esp. porém atendo gagueira há 10 anos, e isso inclusive com parceria com psicólogos. Acredito, no entanto , que a experiência no atendimento e estudos na área ( cursos,leitura e etc ) é deveras relevante e importante para o atendimento, não necessariamente só a Esp.
Abç
Tanto o psicólogo quanto o fonoaudiólogo podem atender pacientes com gagueira mesmo que não tenha uma especialização própria para isso. Se você fizer o tratamento em conjunto vai ser ótimo.
Olá, a gagueira é um quadro especifico do profissional de fonoaudiologia e faz parte das questões emocionais da psicologia, se você conhece profissionais que lidam só com este quadro é interessante a ajuda deles, mas os dois profissionais juntos independente da especialização tem como fazer uma bom trabalho de forma adequada e em conjunto para ajuda da pessoa que tem esta dificuldade.
Tanto o Fonoaudiólogo como o Psicólogo podem te dar um bom atendimento independente de especializações, pois são preparados para atender este tipo de caso. Um trabalho em conjunto seria ótimo neste caso.
O psicólogo não necessita de especialização para o atendimento ao paciente com gagueira.
O psicólogo irá direcionar o seu trabalho para as questões emocionais que afetam o paciente em relação a si mesmo, bem como com o mundo que o cerca.
Sem dúvida ,o tratamento em conjunto,entre psicólogo e fonoaudiólogo aumenta a possibilidade de bons resultados.
Abraços!
O Fonoaudiólogo não necessita ter especialização para o atendimento, porém é importante ter conhecimento sobre linguagem e fala, conhecimento este adquirido na própria graduação ou cursos de aprimoramento, entre outros

Especialistas

João Lima

João Lima

Fonoaudiólogo

Natal

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Renata Therezo

Renata Therezo

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Renata Ramalho

Renata Ramalho

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Lívia Maria Santos de Souza Neiva

Lívia Maria Santos de Souza Neiva

Fonoaudiólogo

Brasília

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.