Para a perícia do INSS é necessário quais documentos no caso de doença mental? Quem pode emitir Psicólogo,

8 respostas
Para a perícia do INSS é necessário quais documentos no caso de doença mental? Quem pode emitir Psicólogo, Psiquiatra ou os dois? Ainda não iniciei nenhum tratamento, queria saber também quando posso pedir esses documentos.
Prezado!
Pela minha experiência que tenho, a Avaliação Neuropsicologica poderá lhe auxiliar para uma perícia, fortalecendo com os demais profissionais.
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se você faz acompanhamento psicológico, pode pedir ao seu psicólogo um atestado em que conste que você está realizando psicoterapia. Se você está afastada por alguma patologia psiquiátrica, pode pedir ao seu psiquiatra um atestado em que conste a sua patologia e o tratamento medicamentoso que está sendo realizado. Se você irá realizar uma perícia do INSS devido a afastamento por doença, o ideal seria que você estivesse usando o tempo afastado(a) para realizar o seu tratamento adequadamente. Os atestados dos seus médicos assistentes podem ajudar, mas não são obrigatórios. Além disso, importante lembrar o que vale é a decisão do médico perito - ele que é o responsável por manter ou não o seu benefício. Espero ter ajudado. Um abraço.
Sobre Laudo Pericial Psicológico, é necessário começar o acompanhamento com psicólogo, visto que há necessidade de uma Avaliação Psicológica e aplicação de instrumentos para a compreensão do caso. Para esse processo são necessárias algumas sessões, onde avaliamos as condições emocionais e em casos para tratamento será orientado pelo profissional a dar continuidade às consultas, nesse momento o laudo poderá ser emitido com os devidos encaminhamentos e orientações de acordo com o que foi observado. Existe a possibilidade de ser emitido em até 5 sessões.
O laudo poderá ser emitido pelo psicólogo que faz acompanhamento e seu psiquiatra. Ambos são importantes .
Pra fins de comprovação junto ao INSS um laudo médico - psiquiatra - é primordial, e um laudo psicológico também deve ser apresentado. Mas é muito importante iniciar um tratamento adequado.
Após acompanhamento psicológico,um Psicólogo pode fazer um laudo psicológico e este laudo é de igual importância em relação ao laudo psiquiátrico.
Primeiro vc deve receber um diagnóstico! Depois disso qto mais documentos vc tiver para apresentar na perícia será melhor pra vc! Na avaliação da pericia eles irão dizer se seu caso cabe afastamento e, se esse será temporário ou permanente! Caso tenha mais dúvidas nos contacte para uma conversa pessoal e poderemos lhe passar maiores informações! Boa Sorte!
Se você está afastada por alguma patologia psiquiátrica, pode pedir ao seu psiquiatra um atestado em que conste a sua patologia e o tratamento medicamentoso que está sendo realizado. Se você irá realizar uma perícia do INSS devido a afastamento por doença, o ideal seria que você estivesse usando o tempo afastado(a) para realizar o seu tratamento adequadamente.

Especialistas

Lorena Lustosa

Lorena Lustosa

Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Victor Fontes Pacheco

Victor Fontes Pacheco

Ortopedista - traumatologista

Santos

Agendar uma visita
Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Rodrigo Beraldo

Rodrigo Beraldo

Ortopedista - traumatologista

Jundiaí

Agendar uma visita
Herbert Nascimento dos santos

Herbert Nascimento dos santos

Ortopedista - traumatologista

Senhor Do Bonfim

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Laudo Pericial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.