Pânico e depressão podem ser tratados pela medicina ortomolecular, sem medicação?

6 respostas
Pânico e depressão podem ser tratados pela medicina ortomolecular, sem medicação?
Tanto para o pânico quanto para a depressão existem medicamentos apropriados para o tratamento.

Ambos, porém, podem ser tratados sem medicamentos a partir das terapias pela fala, ou seja, psicoterapia e psicanálise.

Como aparenta não querer se medicar, essa é uma excelente alternativa.

Em casos mais graves, a combinação de tratamento farmacológico com psicanálise é indicado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Diante da sua questão, um acompanhamento com um psicólogo ou psicanalista, que vai tratar suas questões através da falar é uma excelente alternativa. Um espaço para você falar sobre o que o acomete e trabalhar suas questões. Em alguns casos também se faz necessário o acompanhamento medicamentoso. Espero ter respondido sua pergunta.
Prezado usuário do Doctoralia, É um prazer para nós trazer mais clareza para sua questão. Tanto o Pânico quanto a Depressão podem ser desencadeadas por diversos fatores: uso indevido de medicamentos (automedicação), estilo de vida pouco saudável, alimentação deficiente de nutrientes, estresse não tratado corretamente, entre outros fatores, que atingem o emocional do indivíduo e efeitos que se manifestam através de sensações emocionais e físicas desagradáveis. A Medicina Ortomolecular, associada a Psicoterapia é um valioso recurso para lidar com essas questões em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, ou estados de sofrimento, depois dessa iniciativa, caso os sintomas persistam, seu médico deve ser consultado, para orientar se há ou não necessidade de medicação.
A medicina ortomolecular é um tratamento mais preventivo. Quando já existe uma crise de pânico ou uma depressão, conforme a intensidade e ocorrência das mesmas. É possível que apenas reposição de suplementos nutricionais não sejam suficientes para solucionar a questão. Uma boa terapia ajudaria bastante neste caso e identificaria, com certeza, a necessidade de uso de outra medicações. Tudo depende do quadro apresentando. Lembrando que, pânico e depressão são completamente diferentes um do outro.
A depressão e a síndrome do panico devem ser acompanhadas primeiramente por um psicoterapeuta adequado; em alguns casos, a psiquiatria pode ser necessária para auxilio do tratamento, ou, em caso de quadros mais severos, até que os surtos estejam mais controlados ou amenos. O acompanhamento multidisciplinar (por estes dois profissionais) é o que tem se mostrado mais eficiente.
O tratamento da medicina ortomolecular para a síndrome do pânico e a depressão é feito a base de reposição de suplementos nutricionais que estão faltando para o equilíbrio do organismo. Pode ser usado como tratamento complementar. Porém, é preciso olhar para os sentimentos que estão causando esses sintomas e nesse caso a psicoterapia é recomendado.

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.