Pânico e depressão podem ser tratados pela medicina ortomolecular, sem medicação?

6 respostas
Pânico e depressão podem ser tratados pela medicina ortomolecular, sem medicação?
Tanto para o pânico quanto para a depressão existem medicamentos apropriados para o tratamento.

Ambos, porém, podem ser tratados sem medicamentos a partir das terapias pela fala, ou seja, psicoterapia e psicanálise.

Como aparenta não querer se medicar, essa é uma excelente alternativa.

Em casos mais graves, a combinação de tratamento farmacológico com psicanálise é indicado.

Diante da sua questão, um acompanhamento com um psicólogo ou psicanalista, que vai tratar suas questões através da falar é uma excelente alternativa. Um espaço para você falar sobre o que o acomete e trabalhar suas questões. Em alguns casos também se faz necessário o acompanhamento medicamentoso. Espero ter respondido sua pergunta.
Prezado usuário do Doctoralia, É um prazer para nós trazer mais clareza para sua questão. Tanto o Pânico quanto a Depressão podem ser desencadeadas por diversos fatores: uso indevido de medicamentos (automedicação), estilo de vida pouco saudável, alimentação deficiente de nutrientes, estresse não tratado corretamente, entre outros fatores, que atingem o emocional do indivíduo e efeitos que se manifestam através de sensações emocionais e físicas desagradáveis. A Medicina Ortomolecular, associada a Psicoterapia é um valioso recurso para lidar com essas questões em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, ou estados de sofrimento, depois dessa iniciativa, caso os sintomas persistam, seu médico deve ser consultado, para orientar se há ou não necessidade de medicação.
A medicina ortomolecular é um tratamento mais preventivo. Quando já existe uma crise de pânico ou uma depressão, conforme a intensidade e ocorrência das mesmas. É possível que apenas reposição de suplementos nutricionais não sejam suficientes para solucionar a questão. Uma boa terapia ajudaria bastante neste caso e identificaria, com certeza, a necessidade de uso de outra medicações. Tudo depende do quadro apresentando. Lembrando que, pânico e depressão são completamente diferentes um do outro.
A depressão e a síndrome do panico devem ser acompanhadas primeiramente por um psicoterapeuta adequado; em alguns casos, a psiquiatria pode ser necessária para auxilio do tratamento, ou, em caso de quadros mais severos, até que os surtos estejam mais controlados ou amenos. O acompanhamento multidisciplinar (por estes dois profissionais) é o que tem se mostrado mais eficiente.
O tratamento da medicina ortomolecular para a síndrome do pânico e a depressão é feito a base de reposição de suplementos nutricionais que estão faltando para o equilíbrio do organismo. Pode ser usado como tratamento complementar. Porém, é preciso olhar para os sentimentos que estão causando esses sintomas e nesse caso a psicoterapia é recomendado.