Pai esquizofrênicos podem gerar filhos esquizofrênicos?

3 respostas
Pai esquizofrênicos podem gerar filhos esquizofrênicos?
Olá!
Concordo com o Dr. David.
Nós da Terapia Cognitivo Comportamental acreditamos que somos constituídos de genética, mas também de ambiente. Sendo assim, se o ambiente for favorecedor há possibilidades de prevenção de transtornos.

Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se existe uma parte genética na explicação da esquizofrenia, ela não é conhecida. As estatísticas feitas com gêmeos e crianças adotadas são furadas, pois nem a definição da esquzofrenia é suficientemente clara para ser usada em tais estudos nem a exclusão de influências familiais ou ambientais é cem porcento.

Com base do que se sabe hoje em dia, não se pode falar em hereditariedade de esquizofrenia. Digo isto apesar do contrário constar em muitos livros. O assunto é polémico.

O comportamento dos pais e de ambientes sociais (as classes mais pobres são mais afetadas) que pode levar a criança desenvolver atitudes que na adolescência ou mais tarde a levam a halucinar, este comportamento está pouco descrito. Tentativas começaram faz décadas, mas foram eclipsadas pela hipótese genética, sem prova desta.

A sua pergunta, neste momento, não tem resposta mais clara. Resta-lhe questionar sua pergunta. Para quê você quer saber? Para não ter filhos? Recomendo não se deixar impressionar.
Apesar de não ser algo determinista, a esquizofrenia tem uma taxa alta de penetrância genética. Mas nem tudo é explicado pelos genes. Por exemplo, gêmeos idênticos tem taxa de concordância para esquizofrenia de 50-60%, ou seja, se a doença fosse 100% genética, não haveria chances de um gêmeo ter a doença e outro ser saudável.
Este assunto é algo de grande debate entre os cientistas.
É fato que dois pais com esquizofrenia tem maiores chances de ter filhos com o mesmo problema, ou outras patologias do espectro como TAB, autismo, TOC e T.Esquizoafetivo.
Mas não podemos negar que os cuidados durante a criação do bebe e as exposição a certos estímulos ambientais são de grande importância para o aparecimento da doença.
a disposição.

Especialistas

Camilla Ribeiro de Oliveira

Camilla Ribeiro de Oliveira

Neurologista

Alfenas

Poliana Chueri Lima

Poliana Chueri Lima

Geriatra, Especialista em clínica médica, Especialista em dor

São Paulo

Isadora Góis

Isadora Góis

Geriatra

Natal

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Matheus Lima Nunes Santos

Matheus Lima Nunes Santos

Médico clínico geral

Jundiaí

Dalton Barros Ferreira

Dalton Barros Ferreira

Neurologista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.