Pacientes com pedra na vesícula assintomáticos precisam fazer cirurgia?

6 respostas
Pacientes com pedra na vesícula assintomáticos precisam fazer cirurgia?
Não, em geral não precisam fazer. Por duas razoes: primeiro as chances de desenvolver sintomas durante a longevidade é baixa, segundo a cirurgia pode ser realizada numa eventual sintomatologia segura. A decisão, entretanto, passa pela opinião esclarecida do paciente, que caso deseje realizar a retirada profilatica da vesicula dificilmente deixará de encontrar cirurgiao que o assista. Isso porque a cirurgia é de baixo risco e situações como calculos muito pequenos ou muito grandes podem predispor a pancreatite e cancer respectivamente. Da mesma forma, pessoas debilitadas por diabetes ou imunocomprometidas podem tolerar mal crises intensas, sendo plausível uma cirurgia preventiva. Enfim, não é preciso fazer, mas pode ser recomendável em algumas situações. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é obrigatório. Mas se quiser operar pode operar devido Aos riscos iminentes aos cálculos , como pancreatite, coledocolitíase ou colecistite aguda.
Depende do tamanho da pedra, das doenças que o paciente tem associadas. Se o paciente tem pedra maior de 2cm daí tem risco para câncer de vesícula e íleo biliar e é interessante retirar mesmo sem sintomas. Pacientes com anemias hemolíticas, esferocitose daí tem de retirar também porque pode dar muito problema. Depende também das origens. Ex. paciente chileno tem de retirar a vesícula porque eles têm alto risco de câncer na vesícula (é o país número 1 do mundo). Lá com 18 anos o paciente ao invés de ganhar um carro ganha uma cirurgia de retirada da vesícula.
É por isso que é importante consultar com cirurgião experiente porque nem toda a pedra na vesícula tem de fazer cirurgia. Quando necessária, a cirurgia da retirada da vesícula (e suas pedras) é feita por pequenos furinhos no abdome, com recuperação rápida, efeito estético mais bonito, menos dor e retorno mais rápido ao trabalho. Consulte cirurgião experiente, isso faz a diferença.
Existem dois tipos de pacientes portadores de colelitiase: sintomático e assintomático. Quanto aos pacientes assintomáticos, é preciso avaliar a idade, comorbidades (diabetes, cardiopatia), tamanho do cálculo, entre outros fatores. Nunca se sabe quando o paciente irá sentir dor ou apresentar alguma complicação como a colecistite (inflamação da vesícula biliar), pancreatite ( inflamação do pâncreas), etc.
É preferível se submeter a uma cirurgia eletiva (programada) a ter que se submeter à cirurgia de urgência. Portanto, a decisão compete ao paciente, que vai se basear nos esclarecimentos prévios fornecidos por um cirurgião.
O grande problema da colelitíase (pedras na vesícula) é a imprevisibilidade de seus sintomas. Pois não sabemos dizer em que momento poderá desenvolver sintomas ou até já abrir o quadro com uma complicação como colecistite ou pancreatite. Vá a um cirurgião e avalie o risco/benefício da cirurgia.
Discussão interessante. Se pegarmos a população inteira que tem pedra e não tem sintomas, o ideal é esperar ter crise para operar. Porém, em se tratando do indivíduo, a melhor cirurgia é quando o você não está em crise, pois não há inflamação local e a cirurgia é mais tranquila.

Especialistas

Ivelise Regina Canito Brasil

Ivelise Regina Canito Brasil

Cirurgião geral

Fortaleza

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Dayana Galdino

Dayana Galdino

Cirurgião geral

Joinville

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1564 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.