Paciente com insuficiência cardiaca grau IV 58 anos idade, diabético e com fracao ejecao a 14% tem c

6 respostas
Paciente com insuficiência cardiaca grau IV 58 anos idade, diabético e com fracao ejecao a 14% tem chances de ter saúde restabelecida?
Dependendo ada etiologia da Insuficiência cardíaca, a função ventricular pode sim voltar a padrões normais. Converse com seu cardiologista que ele irá te orientar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A abordagem terapêutica de um caso como este é complexa, requer um conjunto de informações clínicas, laboratoriais e de métodos de imagem mais detalhadas para a escolha das alternativas ideais. O paciente em questão deve procurar um cardiologista com boa experiência no manuseio da insuficiência cardíaca. Só o que posso dizer dentro das limitações inerentes a um modelo "pergunte ao médico pela internet" é que existem opções.
Dependendo da causa da insuficiência cardíaca, nas miocardiopatias virais, conseguimos observar melhora da função sistólica do ventrículo esquerdo após a utilização correta das medicações para Insuficiência cardíaca. Mas, infelizmente, na grande maioria dos casos pode haver melhora , mas, não o restabelecimento completo da saúde.
Cada caso deverá ser avaliado individualmente e o mais importante é a otimização do tratamento. Ou seja a utilização dos melhores medicamentos e em alguns casos marcapasso-ressincronizador.
Me parece caso muito grave, inclusive as vezes com indiçao até de transplante cardiaco
Hoje há opções de tratamento que melhoram de forma significante a qualidade de vida de quem tem insuficiência cardíaca. Um acompanhamento com um bom cardiologista é importante para encontrar qual o melhor tratamento para o caso.
Assumindo que você já está com a terapia clínica otimizada, existem casos em que se pode ter uma melhora significativa com alguns dispositivos cardíacos como o ressincronizador. Existem alguns tipos de arritmias também que, se adequadamente tratadas, podem melhorar muito a performance cardíaca. São casos específicos e devem ser analisados em consultório

Especialistas

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Cardiologista

São Paulo

Raquel Coelho Peixoto

Raquel Coelho Peixoto

Cardiologista

Goiânia

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Flavia Magalhães Ribeiro

Flavia Magalhães Ribeiro

Cardiologista

Belo Horizonte

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Neide Feldhaus

Neide Feldhaus

Intensivista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Insuficiência cardíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.