Oxalato de escitalopram causa impotência permanente?

3 respostas
Oxalato de escitalopram causa impotência permanente?
Olá!
O escitalopram é uma medicação da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, e um dos possíveis efeitos colaterais dessa classe de medicação é a disfunção sexual, que pode envolver sintomas como redução da libido sexual, anorgasmia (dificuldade de atingir ou ausência de orgasmo), dificuldade de excitação, retardo ejaculatório, entre outros. Esses efeitos colaterais normalmente desaparecem alguns dias após suspender a medicação. Existem relatos de casos de pacientes que persistiram com alguma disfunção sexual mesmo após interromper o uso dessas medicações, mas são casos raros. Sendo assim, sugiro que converse com um psiquiatra para avaliar a causa da impotência, já que existem outros fatores além da medicação que podem influenciar nesse processo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pouco provável. Na maioria das vezes, após redução da dose ou suspensão deste medicamento, a tendência é que os efeitos colaterais de cunho sexual cessem. É importante avaliar em conjunto com seu psiquiatra outras medicações e abordagens para mitigar tais sintomas, visando melhora do seu quadro psíquico e qualidade de vida.
Não causa permanentemente. Este efeito é temporário, enquanto se usa a medicação. É um efeito comum das medicações do grupo do Escitslopram. Quando reduzida ou suspensa a dose a impotência diminui. Recomendo que você relate a seu especialista este sintoma para que ele tome a melhor decisão possível.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2151 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.