Ouvir a mesma música mais de uma dezenas de vezes seguida , pode ser sintoma de TOC?

11 respostas
Ouvir a mesma música mais de uma dezenas de vezes seguida , pode ser sintoma de TOC?
Não necessariamente. Uma pessoa pode ouvir diversas vezes a mesma música pois esta lhe remete às suas próprias vivências, ajudando-o a compreender os sentidos nelas envolvidos, tal como se propõe a psicorapia. Pode haver uma identificação entre o ouvinte da música com sua letra e melodia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Hábito ruim de ¨Induzir Patologia ¨ não é somente ausência de ética, é também um artifício débil para vender consultas e remédios que não curam ninguém, até porque, ouvir música jamais será doença.
Muito improvável! A não ser que ouvir a música adquira um status totêmico, isto é, que lhe remeta à uma ação ritualística sem qualquer conexão externa entre causa e consequência, afim de evitar algum mal estar ou outro mal também externo, o que não parece ser o caso. Ouvir uma música repetidamente por si só tem muito mais a ver com o seu momento especial de sensibilidade para determinada letra ou sonoridade, evocando os sentimentos que você quer aproveitar.
Fique tranquilo. Não é um sinal de TOC, é um sinal de que você está vivo e adora música ou em especial esta música.
Pode ser um dos sinais de TOC. Porem existe uma quantidade enorme de sinais adicionais para caracterizar este transtorno. Para identificar com precisão este transtorno, é recomendável a busca de um profissional qua
Acredito que não seja TOC, e sim uma identificação que você tem com a música, levando em conta o ambiente que você está inserido e até mesmo com todas as experiências vividas.
E caso não esteja lhe atrapalhando fique tranquilo, a partir do momento que lhe incomodar de alguma forma, aí sim indico que procure um especialista para fazer terapia, mais enquanto só lhe trás coisas positivas, continue a escuta-la.

Atenciosamente.
Verusca Rocha
Claro que não! Para ser TOC é necessário avaliar o comportamento compulsivo (repetições) e pensamentos obsessivos. Pode ser que a música seja significativamente importante naquele momento e sua melodia e letra fala da situação vivida provocando sublimação do ouvinte.
Não é bem assim. TOC pode ser avaliado através de um psicologo, é bem mais que isso. Por exemplo:TOC é qualquer mania que passe dos limites principalmente quando o sujeito deixa de viver a vida e fica obsessivo ou compulsivo em determinadas coisas simples onde atrapalhe seu relacionamento, trabalho vida social etc.
Abraço
Ouvir música a meu ver, dezenas de vezes a mesma música.......ora, isso significa simplesmente que vc deve gostar muito desta música.
Hoje, com o "Dr Google" pronto para elucidar sintomas de doenças, dar nomes, etc, os "diagnósticos" parecem saltar dos fatos mais simples. Isso não é bom. Sugiro que não só você, que mandou a pergunta "musical", mas qualquer pessoa, quando tiver algum problema que necessite esclarecimentos, procure um profissional fidedigno, que poderá dizer tanto quanto possível, o que acontece ( ou não) em termos da patologia supostamente existente.
está bem? Abraços.
Olá , a primeira coisa a você pensar; Isso causa algum prejuízo em sua vida ou ao outro? costuma ser intenso, exagerado no presente e passado em um hábito? Pode ser ou nao um toc. Se está na dúvida procure fazer uma avaliação com um profissional.
Não. Qual o problema de ouvirmos sempre a mesma música? Sinal é que está vivo para controlar suas escolhas. O TOC não há controle e sim sofrimento.

Especialistas

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.