Otorrinolaringologistas podem diagnosticar o estresse?

9 respostas
Otorrinolaringologistas podem diagnosticar o estresse?
O médico otorrinolaringologista não é o melhor médico para diagnosticar o estresse, porque não é sua especialidade, procure um psiquiatra ou mesmo um psicólogo para lhe ajudar em seu diagnóstico.
Gde abraço;
Denise

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Qualquer pessoa pode "diagnosticar" estresse, pois é um termo de uso corrente entre leigos e profissionais, significando uma diversidade de conceitos, entre eles ansiedade, sobrecarga laborativa, excesso de trabalho e preocupações, emoções negativas e positivas, apreensão, etc. Por ser tratar de um termo descritivo do estado fisiológico de cada indivíduo, qualquer alteração nesses parâmetros físicos e mentais pode caracterizar "estresse". E basta você ou o otorrinolaringologista perceber essa variação, para identificar o estado de "estresse".
Boa noite!
O estresse pode levar a alguns sinais físicos pelo corpo todo, isto é, complicações referentes a diversas especialidades médicas. Sendo assim, um otorrino, assim como outras especialidades, deve estar apto a fazer este diagnóstico. Os psiquiatras e os psicólogos são os que tem maior experiência no tratamento, uma vez que são especialistas em saúde mental.
Abraço!
Com o Manual DSM-IV e agora o V, até mesmo leigos diagnosticam. Entretanto, acredito que isso banaliza um verdadeiro psicodiagnóstico realizado por um profissional preparado tecnica e éticamente para isso. Afinal, do que vale o diagnóstico se você não tem competência de tratar? O diagnóstico deve visar um tratamento possivel e não uma rotulação.
É interessante a observação desse profissional, principalmente por ter lhe causado apreensão.

Quais são os sintomas apontados que fizeram o profissional médico fazer esse diagnóstico?

Vale a pena fazer um Checkup e avaliar suas condições gerais de saúde.

Recomendo a Psicoterapia para autoconhecimento para um melhor equilíbrio emocional.

Abraços.
É possível até mesmo fazer o autodiagnóstico do estresse, porém, o tratamento deve ser com um profissional especializado.
Um psicólogo especialista poderá conduzir o tratamento, e dependendo do nível, necessitará também de acompanhamento psiquiátrico.
É importante buscar ajuda o quanto antes.
Talvez o foco principal da questão não deva ser quem pode diagnosticar o estresse. E sim, identificar o que e como você está vivenciado a situação.
Você se sente estressado?
Tem sentido uma queda em sua qualidade de vida?
Está vivenciando alguma espécie de sofrimento?
Se a resposta para as perguntas acima for sim, um profissional da psicologia pode te auxiliar.
A psicoterapia vai te ajudar a compreender melhor a situação e a encontrar um caminho para que você consiga identificar o que está impactando negativamente em sua vida.
Terapia não é lugar de sofrimento, é lugar de contato consigo mesmo.
att.,

Maurício Cavalcanti
O estresse é muito comum nos dias de hoje, muitos profissionais e até mesmo pessoas leigas conseguem identificar os sintomas.
No entanto, do que vale ter um diagnóstico e não ter um tratamento ou a indicação de um profissional especialista e competente no assunto, que possa te ajudar? Procure um médico psiquiatra, para fazer uma avaliação mais precisa, e verificar a necessidade ou não de recursos medicamentosos.
Procure um psicologo para te ajudar a perceber melhor as causas ou situações de estresse, os pensamentos e crenças limitantes que podem estar agindo como fatores estressantes na sua vida. Busque ajuda para saber como você pode lidar com isso, para ter uma vida mais equilibrada e saudável.
O estresse é um mal que acomete grande parte da população. Atualmente, todas as especialidades médicas têm percebido tal efeito em seus pacientes. O otorrinolaringologista, em especial, pode suspeitar do estresse, em caso do paciente sentir tonturas, e não necessariamente ter labirintite, por exemplo. Nesse caso, ele é qualquer outro médico pode alertar o paciente de sua suspeita e encaminhá-lo ao psiquiatra e ou/ psicólogo.

Especialistas

Eduarda C. Oliveira

Eduarda C. Oliveira

Psicólogo

Pelotas

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 55 perguntas sobre Estresse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.