Otorrinolaringologistas podem diagnosticar o estresse?

9 respostas
Otorrinolaringologistas podem diagnosticar o estresse?
O médico otorrinolaringologista não é o melhor médico para diagnosticar o estresse, porque não é sua especialidade, procure um psiquiatra ou mesmo um psicólogo para lhe ajudar em seu diagnóstico.
Gde abraço;
Denise

Qualquer pessoa pode "diagnosticar" estresse, pois é um termo de uso corrente entre leigos e profissionais, significando uma diversidade de conceitos, entre eles ansiedade, sobrecarga laborativa, excesso de trabalho e preocupações, emoções negativas e positivas, apreensão, etc. Por ser tratar de um termo descritivo do estado fisiológico de cada indivíduo, qualquer alteração nesses parâmetros físicos e mentais pode caracterizar "estresse". E basta você ou o otorrinolaringologista perceber essa variação, para identificar o estado de "estresse".
Boa noite!
O estresse pode levar a alguns sinais físicos pelo corpo todo, isto é, complicações referentes a diversas especialidades médicas. Sendo assim, um otorrino, assim como outras especialidades, deve estar apto a fazer este diagnóstico. Os psiquiatras e os psicólogos são os que tem maior experiência no tratamento, uma vez que são especialistas em saúde mental.
Abraço!
Com o Manual DSM-IV e agora o V, até mesmo leigos diagnosticam. Entretanto, acredito que isso banaliza um verdadeiro psicodiagnóstico realizado por um profissional preparado tecnica e éticamente para isso. Afinal, do que vale o diagnóstico se você não tem competência de tratar? O diagnóstico deve visar um tratamento possivel e não uma rotulação.
É interessante a observação desse profissional, principalmente por ter lhe causado apreensão.

Quais são os sintomas apontados que fizeram o profissional médico fazer esse diagnóstico?

Vale a pena fazer um Checkup e avaliar suas condições gerais de saúde.

Recomendo a Psicoterapia para autoconhecimento para um melhor equilíbrio emocional.

Abraços.
É possível até mesmo fazer o autodiagnóstico do estresse, porém, o tratamento deve ser com um profissional especializado.
Um psicólogo especialista poderá conduzir o tratamento, e dependendo do nível, necessitará também de acompanhamento psiquiátrico.
É importante buscar ajuda o quanto antes.
Talvez o foco principal da questão não deva ser quem pode diagnosticar o estresse. E sim, identificar o que e como você está vivenciado a situação.
Você se sente estressado?
Tem sentido uma queda em sua qualidade de vida?
Está vivenciando alguma espécie de sofrimento?
Se a resposta para as perguntas acima for sim, um profissional da psicologia pode te auxiliar.
A psicoterapia vai te ajudar a compreender melhor a situação e a encontrar um caminho para que você consiga identificar o que está impactando negativamente em sua vida.
Terapia não é lugar de sofrimento, é lugar de contato consigo mesmo.
att.,

Maurício Cavalcanti
O estresse é muito comum nos dias de hoje, muitos profissionais e até mesmo pessoas leigas conseguem identificar os sintomas.
No entanto, do que vale ter um diagnóstico e não ter um tratamento ou a indicação de um profissional especialista e competente no assunto, que possa te ajudar? Procure um médico psiquiatra, para fazer uma avaliação mais precisa, e verificar a necessidade ou não de recursos medicamentosos.
Procure um psicologo para te ajudar a perceber melhor as causas ou situações de estresse, os pensamentos e crenças limitantes que podem estar agindo como fatores estressantes na sua vida. Busque ajuda para saber como você pode lidar com isso, para ter uma vida mais equilibrada e saudável.
O estresse é um mal que acomete grande parte da população. Atualmente, todas as especialidades médicas têm percebido tal efeito em seus pacientes. O otorrinolaringologista, em especial, pode suspeitar do estresse, em caso do paciente sentir tonturas, e não necessariamente ter labirintite, por exemplo. Nesse caso, ele é qualquer outro médico pode alertar o paciente de sua suspeita e encaminhá-lo ao psiquiatra e ou/ psicólogo.