Os remédios para ataque de panico podem aumentar os sintomas nos primeiros 10 dias?

9 respostas
Os remédios para ataque de panico podem aumentar os sintomas nos primeiros 10 dias?
Os remédios antidepressivos usados para ansiedade e síndrome de pânico podem aumentar a ansiedade nos primeiros sete dias ou até causar agitação inicialmente, mas são sintomas e efeitos colaterais passageiros. Não se preocupe, continue tomando o remédio e qualquer efeito colateral insustentável, procure seu(sua) médico(a) psiquiatra. Abraço e boa semana!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Remédio é tudo o que remedia, resolve, cura - viabiliza o processo da cura. A compreensão é o remédio: a auto-compreensão. O que você se refere, medicações, no que bem receitado e bem usado, é pra ajudar em tudo, não atrapalhar em nada, a partir do momento em que Você pega a receita, na introjeção psicológica positiva, no que numa relação Terapeuta/Cliente positiva. É prOcê saír da Sala de Contato sentindo-se melhor - a partir do que a melhoria sendo cultivada, firmada. A Cura é um processo, assim como o adoecer - nada "da noite pro dia". Boa Sorte.
A medicação leva até 15 dias para ter um efeito satisfatório no organismo, a própria ansiedade por ter começado o tratamento pode levá-lo a desencadear outros sintomas.
Não conheço esse sintoma, alias nunca foi relatado por nenhum dos meus pacientes que trataram o Transtorno de Panico.

Eles devem diminuir os sintomas, mais em alguns casos há um relato de aceleração dos batimentos cardíacos.

Att
Sayonara Machado
O remédio tem a função de melhorar o sintoma e não o contrário.
Muitos antidepressivos demora cerca de 10 dias para fazer efeito visivel, devido ao tempo que ele precisa para se intalar na corrente saguinia e fazer sua função.
Se o remédio usado está potencializando, o melhor é procurar o médico que o receitou e informa-lo do que está acontecendo!

Abraço
Os medicamentos usados para o controle dos Ataques de Pânicos, não aumentam em momento algum, seus sintomas, pelo contrário, dentro de uma semana os sintomas devem desaparecer, e após isso, não voltará mais a ter ataques.
Caso não aconteça dessa forma, deverá retornar ao seu psiquiatra e dizer que a medicação não está tendo o resultado esperado. Uma das maiores dificuldades nesse tratamento é o acerto da medicação, que varia de pessoa pra pessoa. Ex. Pressão baixa, medicação tem q ser de acordo com esse fator, ja pra quem tem pressão alta, a medicação é outra.
Se você não está bem com a medicação, volte ao seu Psiquiatra!
Abraços e que tudo dê certo pra vc ter sua vida normal novamente!
O que pode estar acontecendo é que esta medicação não está funcional ao seu organismo, seria interessante procurar o médico novamente relatando o que aconteceu.

Se as crises estão intensas procure nesses momentos controlar sua respiração. Faça um tratamento psicológico, aprendendo a se conhecer será mais fácil lidar com as crises.

Att
As medicações utilizadas no tratamento de ansiedade e pânico, podem gerar aumento desses sintomas na primeira semana de uso (assim como nos primeiros dias de aumento de dose) como efeito colateral, entretanto tendem a desaparecer no decorrer dos dias. Caso haja algum incômodo insuportável ou que dure mais de 7-10 dias, procure seu psiquiatra.
A medicação leva tempos diferentes para reagir em organismos diferentes. A tendência é que nas primeiras vezes em que você tome um remédio ela reaja mais rapidamente no organismo devido a este não estar acostumado com a medicação em si. Mas com o tempo a tendência é tomar doses maiores para que tenha um efeito adequado.

Sobre sua questão em si, pode estar relacionada a uma expectativas de que o remédio mostre efeito rapidamente, o que pode gerar ansiedade e realçar os sintomas de pânico. Claro que isso é uma mera hipótese, não estou afirmando que seja o que está acontecendo. Seria interessante você ter uma segunda opinião de um especialista (Médico ou/e psicólogo) sobre esse medicamento que lhe foi receitado para mais esclarecimentos.

Atenciosamente,
Leandro Winter.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.