Os remédios não benzodiazepínicos sao indicados para casos de insônia? Esses medicamentos podem causar

13 respostas
Os remédios não benzodiazepínicos sao indicados para casos de insônia? Esses medicamentos podem causar dependência?
Todo medicamento neurologico ou psiquiatrico pode causar dependencia. Usa-lo de forma esporádica em caso de extremo cansaço e necessidade de dormir; Não é grave. No entanto, é necessário descobrir o que está deixando você inquieto? Que barulhos internos estão impedindo você de encontrar o silencio e a tranquilidade, fundamental para dormir sossegado. De onde vem a ansiedade, e como elaborar este sentimento que atrapalha o seu sono. Para encontrar estas respostas, sugiro que busque um profissional, psicanalista, ou psicólogo,
Um abraço,
Léa

O acompanhamento médico é fundamental para qualquer medicamento que seja ministrado, ele pode esclarecer os seus benefícios e efeitos colaterais.

Além disso recomendo aliar a Psicoterapia, através dela poderá lhe permitir o autoconhecimento e entender causas psíquicas emocionais que podem causar a insônia.
Abraços
Há muitos tipos de medicações para insônia, algumas causam dependência química e outras não, mas todas podem causar dependência psicológica. Os benzodiazepínicos podem causar os dois tipos de dependência, devendo ser prescritos com orientação médica e de preferência após tentar regularizar o sono com medidas comportamentais chamadas higiene do sono, que tem uma taxa de sucesso bem elevada.
Procure por um médico neurologista para uma segunda opinião que este lhe encaminhará à forma de melhor condução para seu caso.
Abraços
Insônia é uma queixa clínica complexa e que merece uma avaliação cuidadosa e minuciosa dos possíveis fatores desencadeantes dela. Tratar apenas com a prescrição de benzodiazepinicos pode criar um novo problema que é da dependência química gerada pela prescrição continuada de tais medicamentos e que podem, a longo prazo, mascararem a real causa da insônia.
O ideal realmente é tentar identificar a causa da insônia, que pode ser hábitos ruins (como tomar muito café, energéticos, não ter rotina para dormir e acordar nos mesmos horários, etc), doenças como a sindrome das pernas inquietas, apnéia do sono ou secundário a depressão e ansiedade.
Mas respondendo a sua pergunta, existem uma variedade de opções de medicações que não são da categoria dos benzodiazepinicos e são mais seguros do ponto de vista da possiblidade de causar dependencia. Algumas opcões: donaren, alguns antipsicoticos em dose baixa (tipo, olanzapina, quetiapina), outros antidepressivos com um perfil mais sedativo como (amitriptilina, mirtazapina, paroxetina), em alguns casos pode ser usado anti-histaminicos, melatonina.
Enfim, benzodiazepinicos não são as únicas opcoes. Mas vale lembrar que quando bem indicados e por curto periodo, os benzodiazepinicos são excelentes medicações!
Concordo com os colegas acima, o melhor é procurar um psicólogo para uma avaliação após se percistir o sintoma o próprio profissional pedirá uma avaliação, psiquiatra ou neurológica.
Um abraço espero ter auxiliando.
Grata.
Ivanilda.
Olá! Os medicamentos psicotrópicos causam dependência é devem ser acompanhados até seu desmame. Procure por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!
Os benzodiazepínicos são indicados para tratamento medicamentoso de insônia, sim. E, sim, podem causar dependência; para que isso não ocorra, devem ser prescritos por psiquiatra que fará um TRATAMENTO (seguimento mensal, do início ao fim do uso), e não apenas uma consulta para prescrição de fármacos. Não peça medicação psiquiátrica para médicos que não sejam psiquiatras. Da mesma forma que você não procurará um cardiologista para consertar uma perna quebrada.
Depende de qual medicação você se refere como não benzodiazepínicos, como o zolpidem. De qualquer modo há que se pensar que a medicação ajuda na redução do tempo para inicio do sono, contudo é importante aliar psicoterapia para se entender o porquê é difícil pegar no sono. Importante se investigar se há algum outro distúrbio relacionado a essa insônia, como depressão. Alie o tratamento de um bom psicólogo com um bom psiquiatra.
A Insônia pode ter diversas causas e, como qualquer problema de saúde, deve ser investigada por um profissional médico para que se possa conduzir o tratamento de forma correta. Medicamentos estimuladores do sono podem ser boas alternativas para o tratamento, além das terapias cognitivo-comportamentais. Os benzodiazepínicos são fármacos que a longo prazo causam dependência. O mais indicado é que procure um especialista.
Não sei qual o motivo que você está questionando sobre os benzodiazepínicos, se já está usando ou se foi prescrito para você, mas o uso prolongado de altas doses destes, para tratar transtornos primários, estados ansiosos, queixas de insonia, alterações do sono por períodos acima de 4 a 6 semanas, pode sim levar à dependência como o desenvolvimento de tolerância e abstinência. Por isso deve ser usado somente por prescrição e supervisão médica. Aconselho, oportunamente, fazer o acompanhamento psicológico que se faz necessário para obter uma melhora e evitar assim a dependência.
Há uma série de fatores relacionados a insônia como: estresse, ansiedade, depressão, apneia do sono, o uso de determinadas medicações, alterações orgânicas etc.
Portanto não faça uso de benzodiazepínicos sem indicação de um especialista porque eles podem sim causar dependência e tamponar o fator desencadeante da insônia dificultando o diagnóstico.
um abraço!